Salve, Buteco! Falei para vocês no sábado que essa sequência, até o Central Córdoba, tem tudo para ser uma das mais favoráveis da temporada, certo? Pois bem, quero começar esse post com uma marcante declaração do nosso treinador na coletiva pós-jogo de ontem:
Opa! Jogo associativo? Como assim?
"Filipe Luís é posicional", "Filipe Luís não abre mão de suas convicções", "Filipe Luís bateu no teto", "Filipe Luís e seus protegidos", "o Palmeiras ganhou na Bolívia", "o mundo vai acabar". Meu amigo Marquinhos diz que a torcida do Flamengo (analistas/youtubers incluídos) não é bi, mas tetrapolar.
Começo a concordar com ele.
Bora dar uma olhadinha na tabela de classificação?
![]() |
Números de antes da partida entre Santos x Bragantino |
É claro que foi apenas a sexta rodada que acabou ontem e muita água ainda correrá debaixo da ponte. Contudo, a semana que se passou, de jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Libertadores, pode ter indicado uma sensível diferença de estratégias entre Flamengo e Palmeiras para esse primeiro semestre.
Enquanto o Flamengo optou um jogo sem correr riscos em Quito, o Palmeiras, definitivamente, viajou para ganhar em La Paz. Em contrapartida, no final de semana, o Flamengo fez um jogo muito intenso contra o Corinthians e o Palmeiras foi neutralizado e envolvido pelo Bahia até Rogério Ceni fazer três substituições no segundo tempo.
Até então, a intensidade do jogo de posição baiano controlou quase totalmente o jogo. Depois das substituições, o Palmeiras, que até aquele momento pode ter sentido o desgaste dos 90 minutos em La Paz, finalmente passou a pressionar, tendo criado e desperdiçado algumas oportunidades. Nos minutos finais da partida, e mais substituições (de ambos os lados), o Bahia passou a encaixar contra-ataques até que o gol saiu.
Seriam as prioridades de Flamengo e Palmeiras diferentes? SuperFili parece não se importar tanto com a classificação geral da Fase de Grupos da Libertadores, enquanto Abel Ferreira dá sinais de que a considera estrategicamente prioritária, até mesmo em relação à disputa do Campeonato Brasileiro, prioridade máxima, anunciada aos quatro ventos, pela Diretoria do Flamengo.
É necessário cobrar e apontar erros, até porque existem mesmo pontos que precisam de ajustes, mas as cobranças não precisam vir acompanhadas de conclusões precipitadas. Controlemos então a nossa tetrapolaridade. É sempre bom analisar contexto.
A goleada de ontem mostrou o potencial do time quando escalado com jogadores mais técnicos. Voou baixo e "com elementos associativos". Quem diria, hein?
Sigo com a sensação de que teremos uma temporada maravilhosa, no mínimo com um inesquecível título brasileiro.
Falem sobre goleada e a grande atuação do Mais Querido do Brasil (e do Mundo).
A palavra está com vocês.
Uma semana abençoada pra gente.
Bom dia e SRN a tod@s.