sábado, 5 de abril de 2025

Esquenta: Vitória x Flamengo, pela 2ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2025

 

Salve, Buteco! Joguinho feio aquele na Venezuela, hein? Valha-me Deus! Tenho pensado, cá com os meus botões, se o Flamengo não anda dosando energia em alguns jogos. Não foi o caso da estreia no Campeonato Brasileiro contra o Internacional, que fique claro, mas em outros jogos, como o de anteontem, eu me pergunto se não aconteceu. Longas viagens, intervalo curto entre os jogos, contusões no elenco... 

Recordar é viver:

- Temos uma final muito importante no domingo. Temos que tentar ganhar. E na Libertadores temos um grupo onde podemos passar. Vamos jogar contra esse mesmo time em casa, vai ser outro jogo, a gente sabe disso. A temporada é muito longa. A Libertadores principalmente é um campeonato de segundo semestre. Você tem que se encontrar bem, o time tem que encontrar a forma de jogar e a confiança. Aí com certeza vamos ter a nossa chance de ganhar - afirmou Filipe. (GE, 6/4/2023)

"Estamos tentando controlar a carga para não fazerem dois jogos seguidos. Queremos que eles cheguem bem no Brasileirão. Não vou matar ninguém no Carioca. Se isso custar meu trabalho, azar. Quero ganhar o Carioca, não é desculpa. Os jogadores que jogarem é mais que o suficiente para ganhar." (O Globo, 8/2/2025)

Dosagem de intensidade e aumento de minutagem podem caminhar juntos. Vejam as declarações do nosso diretor técnico José Boto à FlamengoTV (MengoCast):

— A lesão faz parte do futebol. Há vários tipos de lesões, mas as lesões que temos tido até agora não são uma coisa que me preocupa tanto. Porque na Europa, quando se faz uma pré-temporada, há sempre muitas lesões. O jogador vem, tem que se condicionar... Eu tenho uma teoria diferente, vamos ver se tenho razão ou não: eu acho que agora, com a quantidade de jogos, os jogadores vão ficar mais preparados para terem menos lesões. (GE, 4/4/2025)

Na entrevista há mais detalhes, que envolvem a "Periodização Tática" e a crença, compartilhada por Mister Jorge Jesus, segundo a qual o jogador que permanece em campo por mais tempo fica melhor condicionado. Espero que seja verdade. Tiraremos a prova em breve.

Amanhã tem Campeonato Brasileiro, a prioridade da temporada, segundo amplamente divulgado pela Diretoria. Jogo fora de casa, mas com retorno de vários titulares, dentre eles Gérson e Arrascaeta. Meio mais povoado, para alívio da maioria no Buteco.

O GE aposta na seguinte escalação:

Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Gerson, Arrascaeta; Luiz Araújo (De la Cruz), Plata e Bruno Henrique.

Pigmeu Charrua ou Luiz "Máscaraújo"? Por quem vocês optariam?

Do lado de lá, em contraste com o nome, o Vitória não sabe o que é vencer desde o 1x0 sobre a Cachorra de Peruca pela Copa do Nordeste, aos 19 de março. Quem conhece o clube afirma que o treinador Thiago Carpini está patinando sobre o gelo fino. A paciência dos dirigentes não costuma durar muito nesse tipo de situação, assim como o gelo debaixo do escaldante sol baiano.

Os próximos adversários do nosso próximo adversário serão Defensa y Justicia (f), Atlético/MG (f), Fortaleza (c) e Fluminense (c). Não terá vida mansa o rubro-negro baiano. Precisam de 3 pontos para ontem e deverão correr que nem coelhinho de desenho animado consegui-los. É hora de colocar em prática a teoria de José Boto.

O Flamengo não perde no Barradão desde 2013. De lá para cá, 3 vitórias e 1 empate no estádio. Que venha a quarta.

O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra, como sempre, está com vocês.

Bom FDS e SRN a tod@s.