Salve, Buteco! Bora virar a chave para o Campeonato Brasileiro? A Patroa está chamando o Mais Querido para a responsabilidade. Não pode vacilar! Aliás, já bastam os dois vacilos no Maracanã, contra o Internacional e o Vasco da Gama (ainda que como visitante), certo? Pois então vamos direito ao assunto e começo com o seguinte trecho do Dicas do GE, a respeito do confronto de amanhã:
O sintoma mais aparente dos momentos de cada um é que o Corinthians vai reiniciar o trabalho com um novo treinador e para esta partida ainda terá um técnico interino, Orlando Ribeiro, do sub-20, enquanto Filipe Luís organiza o Flamengo desde o Brasileirão passado. O Flamengo está mais organizado, sendo o segundo time com menos jogadores punidos com cartão amarelo (seis), enquanto o Corinthians é o quarto mais punido (16, quase o triplo).
A equipe carioca é a quarta que mais finalizou, com 70 conclusões e média de 14,0 por partida, e ainda tem a quarta maior eficiência, um gol a cada 6,4 tentativas. Enquanto isso, o Corinthians é o terceiro time que menos concluiu, com 48 arremates e média 9,6, com a décima eficiência, um gol a cada 9,6 tentativas. O Flamengo tem 11 gols, e o Corinthians, seis, mas um deles foi contra e não entra no cálculo da eficiência por não ter sido conquistado com uma finalização.
Tamanha produtividade ofensiva aliada à organização defensiva mantém o adversário longe de seu gol. O Flamengo é o time que menos sofreu finalizações de dentro da área, apenas dez em cinco jogos. Foram 29 de fora da área, de onde é mais difícil marcar.
O Flamengo é o time que menos permitiu finalizações de adversários no Brasileirão (29 com média 5,8), com a sexta maior resistência defensiva, um gol sofrido a cada 14,5 conclusões contrárias.
O Flamengo tem o dobro de gols marcados em comparação com o Corinthians, que sofreu o triplo de gols.
Mesmo com a quinta defesa que menos permitiu finalizações de adversários (53 com média 10,6), o Corinthians está com a 13ª resistência defensiva, um gol sofrido a cada 8,8 conclusões contrárias.
O Corinthians tem sido mais perigoso a partir do jogo aéreo: foi assim que venceu o Racing-URU, no meio de semana, em casa, e marcou dessa forma sete dos últimos dez gols. O Flamengo sofreu dessa forma cinco dos nove gols em jogadas.
O Flamengo fez sete dos últimos dez gols trocando passes rasteiros. O Corinthians sofreu 12 dos últimos 13 gols a partir de jogadas aéreas.
No Flamengo, 13 jogadores diferentes fizeram assistências na temporada. No Corinthians foram 15 atletas.
O Campeonato Brasileiro pede um combo de regularidade e eficiência. A Patroa não quer aventuras, mas comprometimento! Os tropeços sem dúvida preocupam e devem ser objeto de cobranças, porém não existe nenhuma razão para achar que a situação não possa melhorar.
Aliás, os dois próximos jogos (Corinthians e Cruzeiro) ocorrerão contra adversários que andam derrapando neste trecho pós-estaduais da temporada. O Flamengo tem tudo para somar seis pontos.
Entre eles, o Botafogo/PB, em São Luís/MA, pela Terceira Fase da Copa do Brasil. Talvez venha a se confirmar como uma das sequências mais favoráveis do calendário. Nada mal para pegar embalo e dar o troco no abusado Central Córdoba, na Argentina.
Que assim seja.
O GE fala na seguinte formação para amanhã:
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Gerson, Michael (Pedro) e Bruno Henrique.
Mais do que suficiente para vencer. Estão otimistas?
O Ficha Técnica subirá amanhã, ao raiar do sol, e a palavra, como sempre, está com vocês.
Bom FDS e SRN a tod@s.