terça-feira, 29 de abril de 2025

Desafios de Maio

Olá Buteco, bom dia!

A minicrise instalada com a derrota para o Central Córdoba já se foi. De lá pra cá, vencemos o Grêmio no Sul e aplicamos duas impiedosas goleadas no Maracanã, com um 0x0 no Clássico dos Milhões entre elas. 14 pontos após 6 rodadas na competição nacional e liderança isolada, com o ataque mais positivo e a defesa menos vazada. Agora, já podemos projetar a tabela do time até a parada do Mundial de Clubes, que para nós será na Rodada 11:

  • 01/05 – Quinta – Botafogo-PB x Flamengo – Copa do Brasil;
  • 04/05 – Domingo – Cruzeiro x Flamengo – Brasileirão;
  • 07/05 – Quarta – Central Córdoba x Flamengo – Libertadores;
  • 10/05 – Sábado – Flamengo x Bahia – Brasileirão;
  • 15/05 – Quinta – Flamengo x LDU – Libertadores;
  • 18/05 – Domingo – Flamengo x Botafogo – Brasileirão;
  • 21/05 – Quarta – Flamengo x Botafogo-PB – Copa do Brasil;
  • 25/05 – Domingo – Palmeiras x Flamengo – Brasileirão;
  • 28/05 – Quarta – Flamengo x Táchira – Libertadores;
  • 01/06 – Domingo – Flamengo x Fortaleza – Brasileirão;
Arte: espn.com.br

A partir daí vem uma Data Fifa e, ao final dela, a Rodada 12 do Brasileirão, que está agendada sem os clubes que participarão do Mundial. São 10 jogos em um mês, sendo este Central Córdoba x Flamengo o mais importante por hora, justamente pela obrigação de vitória.

O calendário traz duas “cascas de banana”: Flamengo x Bahia num sábado, logo após Central Córdoba x Flamengo, que se desenha um jogo de muito desgaste. É bom deixar as barbas de molho, Bahia acabou de vencer o Palmeiras logo após este último vir de um jogo desgastante na Bolívia. No mesmo dia de Central x Flamengo, o Bahia pega o Nacional-URU, em Salvador.

Na semana seguinte, Flamengo x Botafogo no Maracanã, com o Flamengo tendo jogado na quinta (LDU, Maraca) e o Botafogo na quarta (Estudiantes, no Engenhão). Esse dia a mais de descanso, pode pesar para eles, que também têm um time bem intenso, embora ainda irregular nesta temporada. 

Para o checkpoint do brasileirão, antes da parada do Mundial, projetamos 23 pontos. São 3 vitórias, teoricamente Cruzeiro, Bahia e Fortaleza. Em todo caso, um desafio por vez. Para essa semana, é um jogo de festa contra o Botafogo da Paraíba, provavelmente naquela combinação “reservas + garotos da base” e um jogo fundamental, que a princípio parece nos ser favorável, mesmo jogando fora de casa. O Cruzeiro, assim como o Corinthians, sempre tenta jogar contra a gente e acaba deixando generosos espaços. Focado, temos tudo para trazer mais 3 pontos e manter a liderança da competição para, aí sim, virar a chave e pensar no Córdoba.

Saudações RubroNegras!!!