Salve, Buteco! Sexta-feira corrida, Fla-Flu só no domingo (amanhã o Esquenta subirá ao raiar do sol) e talvez muita gente ainda não tenha percebido que, desde ontem, foram definidos os potes para os sorteios das Copas Libertadores da América (fase de grupos) e do Brasil (terceira fase).
Alguns rápidos pitacos.
Libertadores: no pote 2, Independiente Del Valle e Estudiantes devem ser os adversários tecnicamente mais fortes entre os "possíveis" (não podemos cair no mesmo grupo que o Internacional). O próprio Del Valle e especialmente o Bolívar trazem o fator altitude, no caso dos bolivianos, com uma viagem ainda mais desgastante.
No pote 3, a regra do mesmo país também vale e não podemos enfrentar o Fortaleza. Não tenho preferências entre os adversários.
O pote 4 é o que parece trazer mais desnível entre os posíveis adversários. Ao Bahia não se aplica a regra do mesmo país, já que vem da Pré-Libertadores, e os baianos, além do Barceona de Guayaquil, parecem ser os mais competitivos.
Copa do Brasil: no pote 2, tecnicamente o Ceará e o Novorizontino parecem ser os adversários mais fortes. Num segundo patamar, todos os da Série B, à exceção dos paulistas de Novo Horizonte - Criciúma, CRB, Vila Nova/GO, Operário Ferroviário/PR e Paysandu. Depois vem o resto.
Nesse bolo, destaco alguns perfis tradicionais, mas que estão na Série C, casos de Náutico e Botafogo/PB, e outros "enjoados", talvez até desconhecidos da maioria. Neste grupo, além do Maringá (adversário em 2023, aquele dos 0x2 no Paraná), a Aparecidense/GO (que já eliminou o Botafogo em outra edição) e o Retrô/PE (que eliminou o Atlético/GO) merecem detaque.
A CONMEBOL sorteará os grupos na próxima segunda-feira, 17/3, as 20:00h.
A CBF ainda não definiu o dia do sorteio da terceira fase, cujos jogos ocorrerão nos dias 30/4 e 21/5.
É a temporada "de verdade" se aproximando do início, estimados Amigos do Buteco.
Tenham uma sexta-feira abençoada. Até amanhã.
SRN a tod@s.