Salve, Buteco! Cá estamos novamente, nas profundezas de mais uma Data FIFA, a primeira da temporada/2025. Na superfície, o mar está calmo. O jogos dos selecionados sul-americanos ainda não começaram e sequer nos angustiamos para ninguém se contundir. Além disso, e o mais importante, o time vem da conquista do bicampeonato carioca, que, por sua vez, sucedeu a conquista da Supercopa do Brasil/2025, a qual, de sua parte, sucedeu o título da Copa do Brasil/2024.
É o Flamengo de SuperFili, que destrói qualquer forma de baixo astral. 19 vitórias, 8 empates e 1 derrota. 48 gols pró e 14 contra. 3 títulos entre 3 disputados, com 100% de aproveitamento. Números que sugerem um Filhote de Mister ou, a depender da longevidade no cargo, algo até maior. Longevidade esta que dependerá, ao que tudo indica, da vontade do próprio Fili. Não que eu ache que esteja em seus planos sair tão cedo, mas minha previsão é que será questão de tempo para a Diretoria valorizá-lo para não perdê-lo. Aliás, não é a primeira vez que digo isso a vocês.
É claro que logo adiante, no final de semana da semana que vem, começará a temporada de maneira verdadeira e concreta. Contudo, olhando para os lados, alguém tem coragem de afirmar que existe algum clube melhor preparado para a maratona que virá? Olhando para os concorrentes, e por mais que se possa projetar uma melhora por parte de Botafogo e Palmeiras, ou mesmo reconhecer a força do Internacional, não vejo como apontar um rival mais forte do que o Flamengo. E nem de longe!
A impressão é que o maior desafio não estará bem nos adversários e sim na manutenção da alta permormance com uma eficiente metodologia de prevenção de lesões, mediante controle de carga e de minutagem. E para além disso, um bom trabalho de regeneração e recuperação dos atletas, neste último caso, quando ocorrerem as inevitáveis lesões.
Mais para a frente, Pedro voltará e já se fala em um bom reajuste no orçamento para reforçar o elenco. Elenco esse que é longo comparado com os dos adversários, mas curto para as ambições do clube e as expectativas da torcida. Já imaginaram? Se os reforços vierem mesmo (nas próximas janelas), o céu será o limite e o bordão "o melhor está por vir" acabará se tornando realidade.
Então é isso. O Nas Profundezas da Data FIFA de hoje traz um mensagem de tranquilidade e otimismo, diante do cenário positivo. Agora nos resta torcer para que tudo corra bem com os nossos atletas convocados.
Tenham um resto de semana abençoado.
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.