quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Falta de Assunto

 

Salve, Buteco! Segue o frenesi tresloucado de especulações nesse início de 2025, o qual também marca o início de triênio de uma nova gestão no Clube de Regatas do Flamengo. Torcedores que reclamavam de falta de scouting no Departamento de Futebol agora escalam as paredes como lagartixas profissionais (by Nelson Rodrigues) porque o clube negocia com jogadores de mercados alternativos. Pura diversão.

Há também a comoção por conta de demissões, até mesmo de profissionais da comunicação social e do Departamento Médico (!), aquele mesmo que era tão criticado. Tem gente que não se emocionou tanto nem mesmo com a saída do Gabigol, o Herói de Lima e artilheiro do Século XXI do Mais Querido (até aqui).

A verdade é que há muito receio em relação às mudanças. Não me surpreende e é até compreensível, diante da profunda reformulação de paradigmas. Só que falta assunto. Urge que a temporada do futebol recomece até para podermos avaliar na prática se as novas diretrizes produzirão bons efeitos logo de imediato.

Hoje pelo menos teremos uma entrevista coletiva de José Boto, as 14:30h, no Ninho do Urubu, a ser transmitida pela FlaTV. Devemos ter algo para debater no período da tarde, até porque, após a entrevista, está marcada a apresentação do elenco principal.

E já que estamos falando em planejamento, vocês estão ligados que esse ano o futebol brasileiro terá três "janelas" de registro? Segundo o GE, elas estarão abertas nos seguintes períodos:

  • 1ª janela3 de janeiro de 2025 a 28 de fevereiro de 2025
  • Janela para o Mundial de Clubes: 2 de junho de 2025 a 10 de junho de 2025
  • 2ª janela: 10 de julho de 2025 a 2 de setembro de 2025

Um tema interessante a ser explorado na entrevista é como o Flamengo pretende trabalhar com negociações (vendas e aquisições) entre as três janelas. Por exemplo, o que é mais urgente até 28 de fevereiro e o que pode esperar para o Super Mundial e a segunda janela.

Os Amigos têm alguma sugestão?

***

Questionamentos são necessários, até porque esse é o papel da imprensa e longe de mim sugerir o contrário. Sou dos que entende que o Flamengo é gigante e o maior de todos justamente porque está sempre sob pressão. O clube foi forjado a ferro e fogo ao longo de seus quase 130 anos de existência.

Todavia, estou com a ligeira impressão que a nova gestão será bem mais vigiada e cobrada (por setores da imprensa) do que aquela que imediatamente lhe antecedeu. Não consigo alcançar os motivos, mas recebo essa tendência como uma boa notícia.

Afinal de contas, causa-me desgosto profundo recordar que, quando o Departamento de Futebol foi desmontado, entre 2020/2021, com um monte de demissões questionáveis e reposições duvidosas, perdendo inclusive a herança científica da gestão que terminou em 2018, o presidente da época e seu vp de futebol foram inexplicavelmente poupados.

Não venham me dizer que não faltava assunto...

É maravilhoso perceber que isso não se repetirá nos próximos 3 anos, concordam?

Sem embargo, será interessantíssimo (e talvez até divertido), aqui do nosso cantinho, analisar as causas dessa misteriosa alteração comportamental.

***

Pela Copinha, os crias do Ninho voltarão a campo no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes/SP, para enfrentar o Zumbi/AL, que venceu o São Bernardo/SP por 2x0 na primeira rodada.

A bola rolará as 21:30h e o jogo terá a transmissão do SporTV.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.