quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Super Mundial: o Sorteio

 

Salve, Buteco! Sou um fã desse tipo de competição, confesso. Muito mais do que disputas entre seleções. Interesso-me muito mais pela História da Copa Intercontinental do que pelas Copas do Mundo, por exemplo. Todavia, como torcedor do Flamengo, e considerando a alta expectativa para que haja, efetivamente, uma mudança de gestão no Departamento de Futebol do clube a partir da próxima temporada, acho que a competição, no calendário de 2025, pode atrapalhar mais do que ajudar.

Convenhamos, quais são as chances de título? Se tivéssemos que calculá-las percentualmente, será que elas chegariam a 10%? O problema, evidentemente, não é exclusivo do Flamengo, mas também é dos demais brasileiros, dos argentinos e também dos mexicanos (aqui, já forçando um pouco os argumentos). Não vou nem falar dos outros clubes não europeus, evidentemente, todos meros figurantes.

O título, muito provavelmente, será disputado entre equipes como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Chelsea. Com uma boa dose de condescendência, o Paris Saint-Germain talvez possa ser incluído como favorito. Logo, até mesmo clubes tradicionalíssimos como Juventus, Internazionale, Atlético de Madrid e Borússia Dortmund já podem ser consideradas forças de segunda prateleira na competição.

Porto e Benfica, evidentemente, assim como o Red Bull Salzburg, já são forças que se equivalerão, em uma terceira prateleira, aos mais cotados da América do Sul e do Norte - Flamengo, Palmeiras, Botafogo (se mantiver o elenco e o treinador) e, quem sabe, algum mexicano que chegue bem preparado para a competição.

Entro aqui no tema do meu comentário ao post de terça-feira, do nosso amigo Leandro Machado: as expectativas e as cobranças da Nação Rubro-Negra. Nossas prioridades precisam ser as principais competições da temporada/2025, quais sejam, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América. E, se tudo der certo, tentar a sorte em um jogo único na final da Copa Intercontinental.

Depositar esperanças no Super Mundial é sandice; contudo, é impossível desprezar a importância da competição, especialmente porque talvez a posição mais palpável que o Mais Querido possa almejar seja a de clube "não europeu" melhor classificado. 

Como ia dizendo na terça-feira, se perder para algum clube de fora da Europa e especialmente para um brasileiro, e terminar em posição inferior, a crise será tão certa quanto o revezamento entre o dia e a noite. Mesmo se perder para um europeu de segunda prateleira, a chapá esquentará. Conhecemos muito bem a Nação, até porque dela fazemos parte.

Enfim, ficam aqui os votos para um "bom sorteio", ou seja, um grupo que não impeça de plano o Flamengo de avançar dignamente na competição, evitando-se, assim, o pior, ou seja, ela, a Crise... (risos).

Para quem ficou com dúvida sobre qual escudo pertence a qual clube classificado, eis uma arte com os nomes de todos. Os potes estão na arte do início do post.


Façam suas simulações do grupo do Flamengo. Na linha do otimismo realista, aposto em Flamengo, Benfica (velho freguês), León (vingança) e Urawa Red Diamonds (correria coreana).

O sorteio ocorrerá as 15:00h de hoje e terá transmissão ao vivo da FlaTV.

A palavra está com vocês.

BodiSRN a tod@s.