terça-feira, 15 de outubro de 2024

Checkpoint Brasileirão - A reconquista da patroa!


Olá Buteco, bom dia!

O maior desafio da semana é, naturalmente, a busca pela vaga à final da Copa do Brasil, contra o Corinthians. No entanto, vocês sabem bem como o Torcedor RubroNegro é um esperançoso, por natureza... Bastaram duas boas apresentações do time com o ídolo Filipe Luís no comando e, pronto, não há como deixar de pensar em outra arrancada fantástica que nos traria o Eneacampeonato Brasileiro.  Por conta disso, deixemos a baranga de lado, por hora, e vamos nos concentrar na reconciliação com a patroa!

O Flamengo tem 51 pontos e 10 jogos a disputar, pela ordem: Fluminense (c), Juventude (c), Internacional (f), Cruzeiro (f), Atlético-MG (c), Cuiabá (f), Fortaleza (f), Internacional (c), Criciúma (f) e Vitória (c). Se vencermos os 10, vamos a 81 pontos, que ainda é uma pontuação para título. Botafogo tem 9 jogos a fazer, e ainda pode chegar a 87. Então, precisamos de duas derrotas, ou três empates deles. Tem jogo: Botafogo ainda pega, fora de casa, Bragantino, Atlético-MG,  Palmeiras e Inter, além de ter um clássico contra o Vasco, no início de Novembro.

Palmeiras também tem 9 pontos a fazer e pode chegar a 84. Precisamos de uma derrota, ou dois empates deles. Tabela deles está muito mais acessível que a do Botafogo. Jogos mais complicados para eles, fora de casa: Corinthians, Bahia e Cruzeiro. Em casa, Rodada 36 tem o confronto contra o Botafogo, provavelmente o jogo que vai definir as chances de cada time no Brasileirão, inclusive as nossas, se ainda estivermos vivos até lá.

O Fortaleza também está na briga mas vem oscilando, justamente na hora H. Os próximos dois jogos deles, dificílimos confrontos contra Atlético-MG (em casa) e Palmeiras (em São Paulo) vão mostrar se realmente entrarão na briga pelo título ou se estarão satisfeitos com a briga pela vaga direta à Libertadores.  A equipe cearense tem todos os méritos e seu treinador certamente será especulado até mesmo aqui no Flamengo, por conta dessa campanha. Mas a forma como perdeu para o Botafogo, todo recuado e sem incomodar o time carioca e para o Grêmio, na última rodada, indicam que a equipe chegou ao teto. Se vencerem o Atlético-MG e o Palmeiras, aí sim poderemos recolocá-los na disputa.

Voltando ao Flamengo, notem que estamos falando de 10 vitórias em sequência e tropeços dos dois principais concorrentes. Assim, para cada empate ou derrota nossa, precisaremos de um resultado igual, extra, tanto de Botafogo quanto de Palmeiras. Está difícil? Óbvio! O campeonato já estava perdido com a antiga comissão técnica. Mas é aquilo... Enquanto há possibilidades matemáticas, a Nação vai acreditar! O mantra é esse mesmo que o Fili já apresentou: ganhar, ganhar e ganhar.

Para quinta há um problema a mais: o time estará concentrado para a partida de domingo, valendo a vaga na final da Copa do Brasil. Minha opinião é a de que devemos concentrar força máxima para esta partida, colocando um time mesclado no Fla x Flu, porque o Corinthians, que está na zona de rebaixamento, terá que ir com força máxima no jogo de quinta (Athletico-PR, em Itaquera), contra um adversário direto. Se o Flamengo jogar com um time misto no Fla x Flu, teremos alguma vantagem física no domingo. Então, o desafio é vencer o clássico com este time misto. Pesado? Sem dúvidas! Mas isso aqui é Flamengo!

Esboço de time para o Fla x Flu, sem os jogadores que retornam de suas seleções: Rossi, Wesley, Leo Ortiz, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Alcaraz; Michael, Bruno Henrique e Gabigol.  Provavelmente o Fili não vai deixar todos os selecionáveis no banco. Que alterações você faria neste time? Vale a pena colocar o Gerson, que vem de uma grande sequência de jogos e provavelmente será titular hoje, contra o Peru? Arrascaeta e De La Cruz? Postem aí no sistema de comentários!

Enfim, missão complicada para o Mengão. Mas este ano, Flamengo fez de tudo para perder a patroa. Para reconquistá-la, vai ter que ser como aquele Mengão que ela conheceu na primeira vez em que se beijaram: Flamengo na sua mais pura essência, vencer, vencer e vencer!

Forte abraço, boa semana a todos e Saudações RubroNegras!!!