Salve, Buteco! Nas resenhas das quais participei "Data FIFA a dentro" manifestei a amigos rubro-negros minha confiança na classificação e o principal motivo foi a volta dos uruguaios Nico De la Cruz e Giorgian De Arrascaeta, que dariam o toque de qualidade suficiente para o Mais Querido não correr maiores riscos de ser superado pelo Bahia no Maracanã, que provavelmente estará lotado para prestigiar o confronto de hoje à noite.
Contudo, infelizmente veio a péssima notícia de que o nosso Pigmeu Charrua ainda não está plenamente recuperado e que, em razão disso, não será relacionado para a partida. Coloco, então, minhas barbas de molho. A presença de um Nico descansado e revitalizado seria o grande diferencial. Sem ele o jogo tende a se complicar.
Explico: Gérson jogou os minutos finais da partida do Brasil contra o Paraguai e sofre o desgaste da viagem; Pulgar não estará em campo por ter jogado 90 minutos (Chile x Bolívia), obrigando a escalação de Allan; Arrascaeta, nas últimas temporadas, não tem se caracerizado por uma relevante contribuição na marcação, e Bruno Henrique tampouco tem essa valência.
Precisamos, então, de uma partida primorosa de Arrascaeta e Léo Ortiz, os "cérebros descansados" do time. E mesmo que isso ocorra, a tendência é o time do Bahia, que valoriza a posse de bola, ter muito volume de jogo. Tudo isso forma um cenário que não autoriza ninguém a ficar surpreso se o jogo vier a ter contornos dramáticos.
O meio campo do Bahia é muito técnico, mas não se pode dizer o mesmo da dupla de ataque. E o time não tem por característica explorar o jogo pelo alto, apesar da boa estatura desses dois atacantes. Essa talvez seja a nossa sorte, dentro do contexto atual - defesa desconjuntada na bola aérea, reforços ainda não inscritos, desgaste de jogadores que atuaram na Data FIFA e desfalques por contusão, sendo o de Pedro, além de Nico, o mais importante.
A ausência de Pedro, contudo, infelizmente será a nossa realidade doravante (ao contrário de Nico). Bruno Henrique terá que se acostumar a ser o atacante de referência. Passou o tempo e o trio com Arrascaeta e Gabigol deixou de fazer sentido, sendo improvável que o cenário seja revertido.
Mais do que nunca, o apoio das arquibancadas será decisivo. O Flamengo com menos poder de fogo precisa da ajuda do seu povo.
O Ficha Técnica está programado para as 19:00h e a palavra, como sempre, está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.