quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Armadilhas do Calendário (Reta Final)


Salve, Buteco! Às vésperas do jogo de ida pelas quartas de final da Libertadores da América, e já tendo disputado as quartas da Copa do Brasil, podemos afirmar que a reta final da temporada chegou com tudo. É bom o torcedor enxergar o que virá pela frente, caso o Mais Querido do Brasil (e do Mundo) avance para as finais de ambas as copas.

Partindo dessa projeção (disputa das finais das copas), vejamos o que o Flamengo enfrentará até final da temporada:


Data

Adversário

Competição

Estádio


5ª Feira, 19/9

19:00h

Peñarol

Libertadores da América

Quartas de Final (Ida)


Maracanã

Domingo, 22/9, 18:320h


Grêmio (f)

Brasileiro – 27ª Rodada

Arena do Grêmio

5ª Feira, 26/9, 19:00h


Peñarol

Libertadores da América

Quartas de Final (Volta)


Campeón del Siglo

Domingo, 29/6, 20:00h


Athletico/PR (c)

Brasileiro – 28ª Rodada

Maracanã

MDS 2/10

Corinthians

Copa do Brasil

Semifinal (Ida)


Indefinido

Sábado, 5/10, 19:00h


Bahia (f)

Brasileiro – 29ª Rodada

Fonte Nova

DATA FIFA – 7 a 15/10


MDS 17/10

Corinthians

Copa do Brasil

Semifinal (Volta)


Indefinido

FDS 20/10


Fluminense (c)

Brasileiro – 30ª Rodada

Maracanã

MDS 23/10

Libertadores da América

Semifinal (Ida)


Sábado 26/10

(Eleições 2º Turno no Domingo)


Juventude (c)

Brasileiro – 31ª Rodada

Maracanã

MDS 30/10

Libertadores da América

Semifinal (Volta)


Domingo, 3/11

Copa do Brasil

Final (Ida)


MDS 6/11


Cruzeiro (f)

Brasileiro – 32ª Rodada

Mineirão

Domingo, 10/11

Copa do Brasil

Final (Volta)


DATA FIFA – 11 a 19/11


MDS 20-21/11


Atlético/MG (c)

Brasileiro – 33ª Rodada

Maracanã

Sábado, 23/11

Copa Sul-Americana

Final (Jogo Único)


FDS 23/11


Cuiabá (f)

Brasileiro – 34ª Rodada

Arena Pantanal

MDS 27/11


Fortaleza (f)

Brasileiro – 35ª Rodada

Castelão

Sábado, 30/7

Libertadores da América

Final (Jogo Único)


FDS 1/12


Internacional (c)

Brasileiro – 36ª Rodada

Maracanã

MDS 4/12


Criciúma (f)

Brasileiro – 37ª Rodada

Heriberto Hülse

FDS 8/12

Vitória (c)

Brasileiro – 38ª Rodada

Maracanã


Destacarei a seguir alguns possíveis gargalos que identifiquei e podem complicar bastante esse final de temporada:

1) Fla-Flu (Brasileiro, 30ª Rodada, FDS 20/10) entre as semifinais da Copa do Brasil (jogo de volta) e Libertadores (jogo de ida) - MDS 17/10 e MDS 23/10. O desgaste rubro-negro será maior pelos dois jogos contra o Corinthians (CdBr), mas se o Fluminense cair para o Atlético nas quartas da Libertadores e estiver pensando apenas na partida, o prognóstico não será nada bom, num clássico no qual a derrota invariavelmente esquenta o clima nos bastidores.

2)  Meio de semana 30/10 até domingo, 10/11. Nesta temporada, a CBF marcou as finais da Copa do Brasil para os domingos de 3 e 10/11. Ocorre que o jogo de volta das semifinais da Libertadores será disputado no meio de semana anterior, muito provavelmente na quarta-feira, 30/10, o que provocará, em tese, uma sequência com Botafogo ou São Paulo (volta Libertadores) e dois jogos contra Atlético ou Vasco da Gama, e entre eles o Cruzeiro, no Mineirão, no meio de semana de 6/11 (Brasileiro, 32ª Rodada). Prognóstico bastante negativo para o jogo do Brasileirão, neste cenário.

3) Jogo atrasado contra o Internacional (Brasileiro, 17ª Rodada). Dentro da premissa de avanço para disputa das finais de ambas as copas, sobrariam apenas as Datas FIFA de 7 a 15/10, entre os jogos contra Bahia (5/10 - 29ª Rodada do Brasileiro) e Corinthians (17/10 - volta pelas semifinais da CdBr), e 11 a 19/11, entre o segundo jogo da final da Copa do Brasil (10/11 - Atlético ou Vasco) e o jogo contra o Atlético (33ª Rodada do Brasileiro). No caso deste jogo atrasado, considerando a sequência descrita no item anterior, talvez seja mais prudente solicitar à CBF que deixe para remarcar o jogo para a última Data FIFA.

Amigos, sigo com a preocupação quanto à administração das 3 competições. A solução pragmatista, de que o clube "abandone" (deixe como última prioridade) o Campeonato Brasileiro, talvez seja mesmo a mais racional, muito embora nada garanta que o Flamengo venha a ter sucesso nas Copas, pelos motivos explicados no post de segunda-feira.

Vejo uma extrema dificuldade para que o Flamengo consiga até mesmo rodar o elenco que montou, já que, basicamente, a cada rodada perdemos de um a dois jogadores importantes, que poderiam ser titulares ou "reservas" que jogam frequentemente na rodagem. Logo, a rodagem acaba não acontecendo, já que o Departamento Médico fica mais cheio a cada rodada e o elenco, na prática, acaba "não crescendo".

É de se desconfiar se a comissão técnica e o Departamento Médico estão falando o mesmo idioma. A continuar nesse ritmo, é difícil imaginar o Flamengo avançando em ambas as copas e, se isso por um milagre acontecer, que consiga chegar com elenco suficiente para encarar a sequência Corinthians - Atlético ou Vasco - Cruzeiro - Atlético ou Vasco, entre os dias 30/10 e 10/11.

Sob esse prisma, portanto, a premissa do post (avanço para as finais de ambas as copas) talvez não seja minimamente realista...

Estamos em um mato sem cachorro, podemos assim dizer.

Na coletiva pós-jogo da quinta-feira passada (Bahia), Tite afirmou que "o Flamengo não se planejou para estar sem o Pedro na temporada", declaração que pode ser interpretada de vários ângulos diferentes, desde um mea culpa até uma alfinetada na Diretoria, mas que, na realidade, acaba sendo um triste retrato do nosso Departamento de Futebol, como um todo, eis que ninguém é inocente nesse verdadeiro desastre que foi o planejamento da temporada/2024

Como assim não se planejou? Imaginaram, Diretoria e Comissão Técnica, que Pedro jogaria 70 a 80 jogos na temporada sem se contundir? Difícil de acreditar. Na verdade, a posição de reserva imediato do centroavante é um tema espinhoso, que envolve o complicadíssimo relacionamento do hoje camisa 99 com a comissão técnica e a própria Diretoria, além da maneira confusa pela qual gerencia sua carreira.

Zerar novamente o ano seria um triste e decadente final de mandato, porém previsível para uma gestão que se reelegeu sob a confiança da maior parte da Nação Rubro-Negra, mas que jamais se preocupou em não decepcioná-la.

Amanhã conversaremos sobre o jogo contra o Peñarol, no Esquenta do Buteco, e prometo que em outro clima - mais otimista, de esperança, sentimento que existe em todo coração de torcedor, e que, por isso mesmo, precisa se renovar jogo a jogo.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.