quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Esquenta: Bolívar x Flamengo no Hernando Siles, em La Paz, Jogo de Volta pelas Oitavas de Final da Libertadores/2024

 

Salve, Buteco! Começo a resenha no Esquenta de hoje recomendando a Amigos que porventura vislumbrem a possibilidade de sofrer algum problema de saúde que não assistam ao jogo de logo mais, à noite. A previsão é de fortes emoções. O adversário, que já baixou a porrada no time do Flamengo no Maracanã, com a condescendência criminosa do árbitro colombiano Wilmar Roldán, provavelmente elevará bastante o nível de catimba e de pancadas pseudo intimidatórias. A pressão será exercida desde o minuto inicial, inclusive sobre a arbitragem, e o Flamengo subirá o morro com "pouco elenco", vitimado por vários desfalques e, por conta disso, com pouquíssimas alternativas para tentar mudar o jogo no segundo tempo.

O cenário é perigosíssimo. A escalação dos setoristas indica o ataque com Luiz Araújo e Carlinhos, com Bruno Henrique no banco. Ao menos na minha cabeça, isso sinaliza, na teoria, um jogo no campo do adversário, ocupando território e buscando controle, e não linhas baixas com bolas longas para os atacantes, em contra-ataques. Pergunta inevitável, dentro desse cenário, é quanto tempo o time aguentará na altitude de La Paz. Afinal de contas, o Hernando Siles fica a 3.581 msnm, conforme expliquei no post Altitude e Atitude, publicado no último 25 de março.

Contudo, se a estratégia for jogar em contra-ataques com essa escalação, ou mesmo dar chutões ("quebrar bolas") para o Carlinhos se virar lá na frente, como um pivô, só nos restará pedir a São Judas Tadeu que proveja com proteção adicional a que normalmente já é necessária nos jogos do Flamengo de Tite.

***

O esquenta de hoje está bem azedo mesmo, Pessoal. Deixo aqui o sopro de corneta em relação ao preparador físico Fábio Mahseredjian, coautor desse "fantástico" planejamento de jogar simultaneamente, com um elenco curto, esse sistema de jogo e as características individuais desses jogadores, as 3 maiores competições do calendário.

Minhas homenagens a esse expoente da dromedarice.

***

O que ainda resta no trabalho de Tite no Flamengo é a gestão de vestiário, a liderança que o Ferguson da Serra Gaúcha ainda possui sobre os seus comandados. Outros treinadores brazucas exerciam semelhante fascínio sobre o elenco, como eram os casos de Abel Braga, Renato Gaúcho e Dorival Júnior.

É nessa capacidade de persuasão, assim como nos brios do elenco, que residem as nossas chances e esperança de classificação. Acredito que o time possa surpreender durante uma boa parte do jogo, mas as poucas opções para o segundo tempo podem vir a se tornar a maior fragilidade do time hoje à noite, bem além dos notórios problemas defensivos e, não raro, do vazio no meio de campo e da falta de intensidade no ataque.

Hoje a bola estará contigo, Santo! Se vira aí, não queremos nem saber!

O Ficha Técnica subirá as 19:00h e a palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.