Salve, Buteco! Não sou exatamente um fã dessa competição, vocês bem sabem. Apelidei-a de "Baranga Rica", em contraposição à "Princesinha" (Libertadores), a mais cobiçada, e à "Patroa" (Campeonato Brasileiro), aquela que segura o tranco o ano todo e é traída nas lúdicas aventuras endinheiradas com as duas outras. No pano de fundo da metáfora está um desvalor à "novata" entre as três competições - o dinheiro é mais importante do que sua substância.
Da mesma forma, na metáfora também está inserido o desvalor distorcido de que a esposa precisa suportar todos os "malfeitos" (risos) do marido e a "inocente" Princesinha (gringa) justifica o desprezo cafajeste pelas duas outras, principalmente pela Patroa, sempre a que deveria ser mais importante.
Nessa temporada/2024, o apelido "Baranga Rica" jamais fez tanto sentido. A Endinheirada simplesmente meteu o Palmeiras precocemente no caminho do Mais Querido e precipitou um confronto que pode ter destruído a temporada do clube, assim como o trabalho de Adenor Leonardo Bacchi.
O Flamengo não estava preparado para enfrentar a sequência Palmeiras - São Paulo - Palmeiras - Palmeiras - Bolívar - Botafogo. E, apesar dos dias de intervalo até a próxima quinta-feira, tampouco está preparado para esse segundo confronto contra o Bolívar.
Não que o Palmeiras estivesse preparado para a sequência Flamengo - Internacional - Flamengo - Flamengo - Botafogo - São Paulo e amanhã, novamente, o Botafogo. Não estava e não está. Contudo, é inegável que está "menos despreparado" do que o Flamengo.
E o Botafogo? Estava preparado para a sequência Bahia - Atlético/GO - Bahia - Juventude - Palmeiras - Flamengo - Palmeiras? Difícil responder afirmativamente. Afinal de contas, após a goleda sobre o Atlético/GO, emplacou três tropeços seguidos até os jogos que considerou prioritários - a sequência Palmeiras - Flamengo - Palmeiras.
Quem tudo quer, nada tem, diz o ditado popular. Ou fica com as sobras, diriam os mais filosóficos. No caso, com a Baranga Rica, a Endinheirada.
Um dia, seis jovens remadores, revoltados com os remadores botafoguenses, os quais conquistavam as meninas do bairro Flamengo, resolveram fundar um grupo de regatas e o resto é História.
128 anos depois, os alvinegros novamente levam vantagem nas conquistas. Vão fortes para cima da Princesinha e segurando firme os ciúmes da Patroa, enquanto os milhões de adeptos do Clube de Regatas terão que se contentar com a Baranga Endinheirada, isso se ela não resolver nos meter um pé na bunda nas próximas fases.
***
Hoje tem sorteio das quartas de finais da Baranga.
O evento ocorrerá as 15:00h e terá transmissão da CBF TV, do SporTV, do GE e do site Lance!
Possíveis adversários, por ordem alfabética: Atlético/MG, Athletico/PR, Bahia, Corinthians, Juventude, São Paulo e Vasco da Gama.
Palpites?
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.