sábado, 13 de julho de 2024

Twilight Zone Rubro-Negra: Janela Aberta (Você, Gestor)

 

Salve, Buteco! Abriu-se, na última  quarta-feira, 10 de julho, a famosa "janela do meio do ano", a segunda do Calendário CBF do Futebol Brasileiro, outrora chamada de janela de transferências e hoje chamada oficialmente de janela de registros, a qual estará aberta até 2 de setembro, graças ao (tardio) remanejamento feito pela (nefasta) entidade que "dirige" o futebol brasileiro. 

Já não era sem tempo, pois, afinal de contas, um prazo maior na nossa segunda janela, que coincide com a primeira do primeiro mundo do futebol (Europa), dá aos clubes brasileiros mais tempo para reestruturarem, no meio da temporada, seus times e elencos, quando as transferências são inevitáveis, seja para o Velho Continente, seja para outros fortes mercados emergentes, como o Mundo Árabe, em especial o Futebol Saudita.

Já não era sem tempo, mas tampouco deve gerar surpresa a demora. Estamos falando de uma entidade cuja preocupação jamais foi proteger ou desenvolver o futebol brasileiro. Enquanto o nosso calendário não for sincronizado com o europeu, o problema persistirá e, no máximo, poderá ser um pouco mais remediado - como, por exemplo, com o aumento do prazo da segunda janela.

***

E eis que, do nada, ela surge novamente. É a Twilight Zona Rubro-Negra, a Zona do Crepúsculo do Buteco do Flamengo - TZRN-BF. Você acordou gestor do Departamento de Futebol do Clube. Não se parece com um hipopótamo nem é faminto por virilhas masculinas, porém precisa contratar reforços para manter as chances de grandes títulos no final da temporada. E sem enigmas ou gelo no sangue.

Marcos Antônio tem qualidade, mas é baixinho e franzino. Teria ele a desenvoltura do charrua Nicolás De la Cruz? É bem vinda a contratação de um reserva para a posição, mas será que a escolha está sendo bem feita?

O Flamengo tem primeiro volante de qualidade? Podem reparar, vestindo o Manto Sagrado, Pulgar só jogou realmente bem, de maneira consistente, sob o comando de Jorge Sampaoli; Allan talvez nem possa ser chamado de primeiro volante, sendo um segundo volante bem meia-boca, e Ígor Jesus é raçudo, dedicado, mas claramente limitado, assim como o simpático Evertton, aquele com dois tês.

E a lateral direita? Wesley subiu no conceito dos senhores? No meu sim, mas o Cria claramente está sendo preparado para uma negociação, bem ao estilo do modelo de negócios dessa Diretoria, enquanto o Varela é bom rapaz, raçuco, no meu time da Faculdade sobraria, mas para jogar futebol no Flamengo... Digamos que tem um teto, em homenagem à dedicação do jogador.

E ponta? Precisa de ponta? Matheus Gonçalves com mais minutagem supriria o problema? Só não venham me falar de zagueiros. Tremendo papelão do Fabrício Bruno, por sinal. Seu contrato claramente foi renovado sob a perspectiva da negociação, mas agora... Ele e a "panelagem de elenco" ou "hierarquia da panela" do treinador dão pouca minutagem a Léo Ortiz e Léo Pereira.

Bem, de qualquer modo, não sou eu o gestor, e sim você, a quem passo a palavra para se virar aí ou, do contrário, se resolver vacilar, na Zona do Crepúsculo do Buteco do Flamengo você pode se transformar num hipopótamo faminto por virilhas masculinas...

E aí?

BoFDSRN a tod@s.


Twilight Zone Rubro-Negra no Buteco do Flamengo:

1ª Edição

2ª Edição

3ª Edição

4ª Edição