terça-feira, 23 de julho de 2024

Os adversários da semana


Olá Buteco, bom dia!

Continuando as discussões sobre os adversários da semana, fiz uma pesquisa sobre os últimos confrontos entre Flamengo x Vitória, no Barradão e Flamengo x Atlético Goianiense, no Maracanã. Vamos aos números!

O Vitória ficou por muito tempo nas divisões inferiores do Brasileirão. A última aparição na Série A data de 2018. Nesse período, o rubronegro baiano chegou a cair para Série C, tendo disputado esta competição em 2022. Do fundo do poço conseguiu reerguer-se e, após dois acessos seguidos (inclusive como campeão da B ano passado), voltou à elite do futebol nacional.

Nosso último confronto vem, portanto, de 2018. O Flamengo estreou na competição justamente contra o Vitória. A escalação: Diego Alves, Rodinei, Juan, Rever e Renê; Cuellar, Everton Ribeiro, Diego e Lucas Paquetá; Vinicius Jr. e Henrique Dourado. O placar: 2x2. Vocês devem lembrar desse jogo, foi no qual o Everton Ribeiro tirou uma bola com a cabeça e o juiz deu pênalti e expulsou o jogador, porque achou que foi com a mão.

Em 2017, ganhamos lá. 2x1 apertado, com gol nos acréscimos. Foi a última rodada da competição e acredito que vocês também vão lembrar, porque esta vitória valeu o 6º lugar, comemorado euforicamente pela diretoria, pela vaga à Libertadores. No turno, o Flamengo perdeu para o Vitória, jogando na Ilha do Governador...

Em 2016, também 2x1 para nós, de virada. Era a 24ª rodada e o Flamengo de Zé Ricardo terminava a rodada a apenas 1 ponto do líder. 

No geral, Vitória x Flamengo com mando deles, pelo Campeonato Brasileiro, foram 19 jogos, dos quais vencemos apenas 8, menos da metade. Foram outros 6 empates e 5 derrotas. Amanhã, para nós, empate é derrota. Mas não espero um jogo fácil, muito pelo contrário. Flamengo voltou a jogar mal, dar muito espaço para os adversários e, sofrendo gols todo jogo, o adversário turbina aquela cera irritante, diminuindo ainda mais o tempo que você tem para tentar buscar o gol da vitória. Contra o Criciúma quase não deu. Foi na última tacada!

Flamengo x Atlético Goianiense, com mando nosso pelo Brasileirão, tem estatísticas mais favoráveis: 8 jogos, 6 vitórias, 1 empate (2020), 1 derrota (no longínquo 2011). O Atlético é o lanterna da competição, mas fez jogo duro esse ano, no turno. Sofremos o gol de empate quando tínhamos um homem a mais em campo e  só conseguimos garantir a vitória nos acréscimos, uma vitória que valeu ouro!

Precisamos melhorar como equipe. O campeonato está entrando naquele momento no qual vão ser definidos os times que, efetivamente, vão brigar pelo título, dos que ficarão só no "prêmio de consolação", a supervalorizada briga pela vaga à Libertadores. Se o Flamengo começar a ficar muito atrás dos líderes, fatalmente virá aquela pressão para priorizar as copas, frustrando mais uma vez nossa pretensão de chegar ao Eneacampeonato nacional.

Por outro lado, duas boas vitórias nos levam a 40 pontos na virada do turno e nos enchem de moral para o primeiro jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Ainda que pesem as corretas reclamações sobre a falta de contratações nessa janela de meio de ano, o Flamengo sempre vai entrar em campo para vencer o que disputar e não será diferente agora: vamos para dentro deles, em um confronto que também pode ser nortador para os outros desafios da temporada. 

Em todo caso, uma coisa de cada vez. Por enquanto, nossos desafios são garantir as duas vitórias na semana. Se possível, sem sofrer gol. É pedir muito?

Saudações RubroNegras!!!