terça-feira, 30 de abril de 2024

Involução do Elenco

Olá Buteco, bom dia!

Chegou o primeiro momento de instabilidade da era Tite. Duas derrotas na semana - Bolívar e Botafogo - e caos generalizado no mundo mágico dos setoristas esportivos. Como é que o melhor elenco do país não rende na mão de ninguém???? Eis a pergunta do milhão...

É uma implicação lógica que, após o insucesso de tantos treinadores em sequência, avalie-se o trabalho da diretoria e a qualidade do elenco e o post de hoje tentará contribuir com esse debate, trazendo uma comparação entre os elencos campeões em 19 e 22 e o atual.

A metodologia será a seguinte: vamos listar os titulares e os principais reservas de cada elenco e classificá-los sob dois aspectos, Qualidade Técnica (Compõe Elenco, Promessa da Base, Bom Jogador,  Extraclasse) e Estado Físico (Em maturação, Auge, Problemas Físicos, Veterano).


Esse time do Flamengo era sacanagem. São 9 jogadores extraclasse no time titular, com 6 deles no auge de suas formas físicas. Não foi à toa que ganhamos a Libertadores martelando o River até que eles abrissem o bico. 


O que se nota do time campeão em 2022 é a nítida redução dos jogadores extraclasse, no auge de suas formas físicas. Eu classifiquei David Luiz e Vidal como extraclasses, em respeito às suas carreiras no futebol europeu. Mas é nítido que, aqui no Flamengo, não conseguiram apresentar nem 10% do que Rafinha e Filipe Luís apresentaram. 


Ao olhar essa descrição do elenco atual, percebe-se nítida redução dos extraclasses, especialmente porque Bruno Henrique, Gabigol e Gerson não conseguem se manter em alto nível físico. Olhem o nosso banco de reservas: dos 7 jogadores selecionados como os reservas mais importantes, 4 estão às voltas com problemas físicos. O resultado é que temos que escalar como titular um jogador que apenas “Compõe Elenco” (Luiz Araújo) e, sempre que perdemos um dos titulares, ficamos com problemas na reposição. Um nítido exemplo é perceber como o Everton Cebolinha fez falta no último domingo. 

A involução do elenco, de 2019 para cá, é absurda, tamanho desnível. O Flamengo perdeu os seus extraclasses e os repôs com jogadores que são bons, mas que talvez não tenham caixa para suportar a necessidade de títulos do clube. Aqui, não basta fazer boas campanhas, se não for campeão, não serve. Por vezes, até sendo campeão não serve! Flamengo é assim, não adianta reclamar. Se não aguenta, pra que veio?

Tem jogadores extraclasses por aí? Certamente tem... Quem são? Essa eu vou pular, deixo para vocês responderem no nosso sistema de comentários. Mas, se não colocar pelo menos mais um cara de peso para carregar o time com o De La Cruz, a maionese tem tudo para desandar. As críticas pesadas ao treinador da vez já começaram. Próximo passo é começar as especulações para o substituto... 

Só espero que os jogos da semana - Amazonas e Bragantino - sirvam para recolocar o time no bom caminho, porque se as vitórias não voltarem rapidamente, a corda vai arrebentar no lado mais fraco.

Como sempre.

Saudações RubroNegras!!!