Olá Buteco, bom dia!
O meme "expectativa x realidade" virou um fenômeno da internet justamente pela fácil identificação que todos temos em projetar o melhor em nossos desejos. Quando se planeja uma viagem de férias para aquele local paradisíaco, por exemplo, ninguém vai imaginar que as bagagens serão desviadas pela companhia aérea ou que o hotel reservado há mais de um ano estará lotado e acomodou outro cliente no seu quarto. É exatamente dessa oposição que se aproveitam esses tipos de memes.
No futebol do Flamengo, só vejo um paralelo com o que acontece atualmente: o Flamengo de 1995. Tínhamos acabado de contratar o melhor jogador do mundo e, obviamente, a expectativa era de que o Flamengo voltasse a ser campeão do mundo com ele. Mas a realidade foi cruel conosco e aquele time, que seria refeito várias vezes, chegando a ter em um mesmo time Zé Maria, Zé Roberto, Alex, Palhinha e Denílson, só entrou mesmo para a história como meme.
Esta época lamentável foi embora, o Flamengo viveu ainda outra década de administrações desastrosas mas, enfim, conseguiu sair do limbo no qual se encontrava e voltou às glórias. Um clube estruturado financeiramente, campeão de duas Libertadores, dois brasileiros, Copa do Brasil, Recopa, Supercopa e um time recheado de estrelas que fizeram juz ao seu lugar na História do clube. Naturalmente, as expectativas da Torcida não pode ser outra senão o Mundo de novo.
E aí, queridos butequeiros, não há como não levar um choque de realidade após mais um jogo mais ou menos apresentado pelo time. Eu comentei ao longo do jogo que nem estava sentindo o time tão horrível assim, porque o meu nível de expectativa já está baixo. Eu esperava apenas um time que tentasse sufocar o Vasco no seu campo e tentasse não tomar um gol bobo num contrataque qualquer. Ainda tivemos um pênalti para definir a partida, miseravelmente cobrado.
O que será do Flamengo 2024? Não tenho a menor ideia. Vocês já sabem que eu estou longe de ser um admirador do trabalho do Tite, muito pelo contrário: acho que vive do ótimo trabalho realizado no Corinthians campeão do mundo, mas de lá pra cá não apresentou nada de muito relevante, com o agravante de não treinar clubes há um bom tempo. Mas dizem que é um especialista em organizar defesas... E o maior problema do Flamengo é a organização defensiva.
Amanhã tem Flamengo x Botafogo. Um teste mais difícil que o último. Botafogo tem um contrataque muito mais perigoso que o do Vasco e o nosso sistema defensivo precisará estar muito ligado. Até agora, nenhuma reportagem sobre o time que vai a campo, provavelmente começarão a pipocar na tarde de hoje, após o treino. O Flamengo tem opções: dá para jogar com Allan, Pulgar, De La Cruz e Gerson ou Arrascaeta; entrar com Luís Araújo na direita e centralizar o De La Cruz ou mesmo manter o que vem tentando, com Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta. O Botafogo é um bom desafio para analisar a evolução desse meio.
De qualquer forma, estou encarando esse jogo apenas como parte do caminho na construção do Flamengo desse ano. Jogar bem e vencer seria importante para dar confiança ao time que ele quer usar. Mas se perder, será apenas mais um sinal de que esse meio-campo não consegue manter consistência defensiva. A ver.
Saudações RubroNegras!!!