Salve, Buteco! Infelizmente, o Aedes aegypti me pegou e eu contraí a dengue. Combalido por conta dos severos sintomas da doença, estava prestes a desistir do post de hoje, até que me dei conta que "Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus", segundo informa o Ministério da Saúde.
Flavivirus... Vejam se pode... Sinais? (risos)
Encafifado com o que escreveria, lembrei-me de que, em algum momento nesses mais de 15 anos postando no Buteco do Flamengo, meti um post com o título "Hat-Trick de Carnaval". E não é que eu achei o raio do post?
Extraio do texto escrito há quase 7 (sete) anos o primeiro tema do hat-trick (de Carnaval) de hoje:
Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Miguel Trauco; Rômulo, Willian Arão, Diego e Everton; Guerrero. Falta um jogador nessa escalação, certo? Pois essa é exatamente a minha segunda pergunta: quem seria esse jogador, na opinião de vocês? Mancuello, Gabriel, Berrío, Felipe Vizeu?Sobre o tema, algumas ponderações: o Berrío tem me agradado muito e me parece que ele e o Felipe Vizeu são os jogadores, dentre os que compuseram o banco de reservas nas últimas partidas, que têm melhores condições de dar mair poder ofensivo ao time. O colombiano têm entrado muito bem e sempre participa das situações de gol, convertidas ou não. Então o que seria melhor: já lançá-lo como titular ou contar com ele para modificar o panorama de um jogo difícil?
Como o nosso elenco melhorou de lá para cá, né? O curioso é que a sensação de que a Diretoria gasta mal o dinheiro continua...
Dissertem.
***
Posso eventualmente desenvolver melhor o tema futuramente, mas comparando o desempenho do Flamengo com os outros grandes do futebol brasileiro, há exagero na cobrança, como aponta o jornalista Mauro Cézar Pereira (@maurocezar); faz parte da cultura flamenga ou o trabalho deixa a desejar?
Tenho dificuldade para afastar o aspecto contextual da decadência do futebol do elenco desde logo após o título da Libertadores/2022. Na minha opinião, Diretoria e elenco vêm bem antes das comissões técnicas na divisão de responsabilidade.
No plano concreto, vejo apenas Fluminense e Palmeiras acima do Flamengo, no critério desempenho e nessa curta amostragem comparativa (poucos jogos em 2024).
O que acham?
***
O último tema do post de 2017 foi o Maracanã e sua indicação como estádio da Libertadores/2017 para os jogos de mando do Mais Querido. Obviamente, a pergunta sobre a alternativa Ilha do Urubu foi meramente retórica, apenas para "encontrar assunto".
Porém, é impossível negar que, sete anos depois, o tradicional estádio continua a ser um problema, dada a desonestidade dos políticos que têm poder direto ou influenciam as decisões relacionadas com as concessões para a gestão do Maracanã.
Ainda assim, vocês acham minimamente justificável, digo remotamente mesmo, o estado em que o gramado se encontra no início da temporada/2024?
Vocês enxergam algum espaço no calendário para o problema ser solucionado?
E "last, but not least", deixe aqui o seu recado para os dirigentes do Flamengo, no frigir dos ovos, os responsáveis pela gestão do Maracanã.
***
O Hat-Trick do Carnaval se despede por aqui. Algum dia quem sabe ele volta, só não sei quando...
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.