quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Flamengo 4 x 0 Audax Rio. Pro gasto.

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Flamengo foi à Manaus enfrentar o "poderoso" Audax-Rio pro irrelevante carioquinha. Foi legal para a imensa torcida do Flamengo no Norte do Brasil que enfim pôde ver seu time por perto. Embora ainda não esteja à altura. Estádio cheio, torcida animada, e um Flamengo um pouco mais vibrante que a apatia de 2023. Com mais movimentações de ataque. Embora como marca registrada do Tite aquela distância latifundiária entre as linhas.

De bom mesmo a titularidade do Varela no lugar do tenebroso e desnecessário Wesley. Jogou bem, foi pro ataque, marcou seu gol, mostrando mais jogo que o limitado Ayrton Lucas, lateral de corredor. Aliás Flamengo precisa contratar urgente dois laterais, pq não tem reserva(ou titular)  pro Ayrton Lucas e nem pro Varela.

Cebolinha, a grande "contratação" do Tite foi muito bem. Ardiloso, procurando sempre jogadas agudas, em diagonal ou pela ponta, mostra ter uma capacidade técnica acima do BH na posição. Pedro fazendo muito bem o pivô e Arrascaeta sendo o maestro. Com Pulgar e Gerson segurando as pontas e se aproximando bem. Luiz Araujo em uma partida correta. Flamengo portanto chegou fácil no resultado.

Mas aí entrou os reservas. E apesar de alguns bons ataques, o time colapsou taticamente. Victor Hugo entrou e nem reparei em sua presença. É o jogador invisível. A dupla Pedro e Gabriel parece Lennon e McCartney pós Yoko. Não há mais trabalho em conjunto. BH tenta de todo jeito, flutuando em n posições mas falta aquele último toque.


Em termos de preparo físico Flamengo foi surpreendente melhor que o esperado. 

Audax é um sparring ruim. Não é parametro. Mas a movimentação foi OK e Gabriel enfim voltou a ter velocidade. Não perdendo mais na corrida para qualquer um. E com isto há o potencial de voltar a ser aquele jogador que marcava gol pela velocidade, posicionamento, movimentação inteligente e finalização. Em 2023 não tinha nada. Agora, com o físico que se percebe nitidamente de atleta, pelo menos em janeiro de 2024, ele pode voltar a ser "o cara". Esperamos.