Olá Buteco, bom dia!
A contratação de Nicolás De La Cruz é daquelas com potencial de levar o time para outro patamar. O polivalente jogador uruguaio dá tantas alternativas táticas, que permite ao treinador mexer com a estratégia da equipe, sem mesmo trocar de jogadores. Além disso, com o elenco do Flamengo inteiro fisicamente (será), o onze inicial pode ser ajustado para uma equipe mais forte fisicamente ou mais leve.
Do time que vem sendo testado nesse início de pré-temporada já temos uma noção de que vamos com laterais mais postados (e, confirmando a contratação de Viña, teremos esse perfil na esquerda) e dois pontas dando amplitude. De La Cruz pode entrar na direita, no lugar de Luiz Araújo, mais centralizado no lugar do Gerson, mandando este para a direita (ou para o banco), ou até mesmo no lugar do Arrascaeta, quando este não estiver disponível.
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Viña; Pulgar, Gerson e Arrascaeta; De La Cruz, Pedro e Cebolinha. No papel, não dá pra falar que esse time é menos do que um timaço de respeito. Em jogos mais pesados, podemos ter um meio/frente com Allan, Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Bruno Henrique e Cebolinha, tirando o centroavante fixo. Temos opções!
Naturalmente, futebol não se ganha no papel e sim dentro das 4 linhas. É preciso tornar esta escalação em uma equipe realmente vencedora. Há muitas perguntas a serem respondidas e imagino que todos estamos com algumas delas na ponta da língua:
- O time terá tanta vontade de jogar sem a bola como gostam de jogar com ela?
- O treinador conseguirá barrar quem não estiver comprometido com a marcação, sem perder o controle do grupo?
- Everton Cebolinha vem jogando muito bem, mas estará pronto para assumir a responsabilidade de decidir os campeonatos?
- Bruno Henrique e Gabigol conseguirão jogar em alto nível, quando forem acionados, brigando efetivamente pela titularidade?
Enfim, as perspectivas para a temporada me parecem muito boas. E, por incrível que pareça, o bizarro calendário que nos faz aturar 3 meses de Campeonato Carioca, nesse cenário específico nos será benéfico, porque precisamos de tempo para fazer esse time rodar e encorpar. Libertadores, para nós, só começa em Abril. Objetivo é construir o time até lá.
Saudações RubroNegras!!!