Salve, Buteco! Se é de boas energias para conquista do Campeonato Carioca que precisamos, vamos então às boas memórias e nada melhor do que homenagear o elenco de 1979 nesse quesito, o qual simplesmente venceu a competição por duas vezes no mesmo ano, sem perder nenhum turno sequer, marcando 135 gols e sofrendo 27; vencendo 45 vezes, empatando 7 e perdendo 4, sendo que as todas as derrotas ocorreram no campeonato "normal", já que o Especial foi conquistado de maneira invicta.
-
Data
Adversário
Competição
Estádio
4ª Feira, 31/1, 21:30h
Sampaio Corrêa (f)
Taça Guanabara – 5ª Rodada
Mangueirão (Belém)
Domingo, 4/2, 19:00h
Vasco da Gama (f)
Taça Guanabara – 6ª Rodada
Maracanã
4ª Feira, 7/2, 21:30h
Botafogo (c)
Taça Guanabara – 7ª Rodada
Maracanã
Sábado 10/2, 16:00h
Volta Redonda (f)
Taça Guanabara – 3ª Rodada (Adiado)
Maracanã
4 Feira, 14/2, 21:30h
Bangu (f)
Taça Guanabara – 8ª Rodada
Batistão (Aracaju)
Sábado, 17/2
Boavista (c)
Taça Guanabara – 9ª Rodada
Maracanã
Domingo, 25/2
Fluminense (c)
Taça Guanabara – 10ª Rodada
Indefinido
Domingo 3/3
Madureira (f)
Taça Guanabara – 11ª Rodada
Indefinido
5ª Feira, 7/3
Fechamento da 1ª Janela de Registros
Segundo o artigo 4º do REC - Regulamento Específico da Competição (Estadual/2024), eis o prazo limite para a inscrição de novos atletas no certame:
Art. 4º – Observadas as disposições do RGC, o prazo de inscrição de atletas para o campeonato termina no penúltimo dia útil que anteceder a primeira partida da semifinal do campeonato e para a Taça Rio o prazo de inscrição termina no penúltimo dia útil que anteceder a primeira partida da Taça Rio.
I – Para a primeira partida da Taça Guanabara somente poderão participar os atletas inscritos até o 5º dia útil que anteceder o início do campeonato e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida;
II – Para cada uma das demais partidas do campeonato somente poderão participar os atletas inscritos até o penúltimo dia útil que anteceder o início da respectiva rodada e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida, observado o prazo limite de inscrição indicado no caput.
Segundo o Transfer Window Calendar do sistema FIFA/TMS (FIFA Transfer Matching System), a primeira janela de registros do futebol brasileiro foi aberta no dia 11 de janeiro e será fechada no dia 7 de março de 2024.
Mas e o elenco? Será que aguenta até lá ou mesmo até o final do campeonato?
Acho que aguenta, se pensarmos bem. No Rio de Janeiro, apesar da distância já ter sido maior nos últimos anos, o elenco do Flamengo ainda é o melhor e, apesar dos dois tropeços com a formação alternativa contra Nova Iguaçu e Portuguesa, deverá, com o time titular, conseguir se classificar sem maiores problemas, até porque nossos maiores adversários (Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama) também andaram tropeçando nos pequenos.
A importância de aproveitar a primeira janela de registros, portanto, não advém do Campeonato Estadual, mas nos pouco mais de quatro meses que a separarão da abertura (prevista para 10/7) da segunda janela, periodo durante o qual o Campeonato Brasileiro terá 18 (dezoito) rodadas disputadas, as quais adentrarão a Copa América (20/6 a 14/7); a Fase de Grupos da Libertadores da América terá todas as suas seis rodadas disputadas e a Copa do Brasil terá as duas rodadas de sua Terceira Fase também jogadas.
Se o elenco tem condições de sustentar a campanha no Campeonato Carioca, o mesmo não se pode dizer em relação especialmente as 6 (seis) rodadas do Campeonato Brasileiro que serão disputadas durante a Copa América (13ª a 18ª).
Na primeira linha, o nosso jogador "mais cerebral" é o Léo Pereira, já que David Luiz, em princípio, é apenas reserva. No meio, acho que não preciso falar dos problemas de recomposição na fase defensiva, mas talvez seja oportuno lembrar que, passados 2 (dois) anos do pedido de Paulo Sousa, o tal "volante tipicamente box-to-box" ainda não foi contratado, e, "last, but not least", no ataque, os Heróis de Lima, até que provem o contrário, ainda não saíram do "modo temporada/2023" - um se transformou em vaga-lume confeiteiro, outro resolveu fazer jejum (de gols) que já dura mais de 5 meses e o terceiro parece que se esqueceu de como se joga futebol desde a vitória contra o Botafogo, no Engenhão, ainda pela campanha no Brasileiro/2023 (2/9).
No mínimo preocupante...
Mas como dizia a minha saudosa vovó Edith, "cada dia com sua agonia, Gustavo", e o melhor é dar um passo de cada vez, sendo que o de hoje precisa ser uma boa e convicente vitória sobre o brioso Sampaio Corrêa/RJ, o Galinho da Serra ou Aurianil de Saquarema, no tradicional Mangueirão, na simpática e acolhedora Belém do Pará.
Que a torcida rubro-negra da "Mangueirosa", onde o Mais Querido não joga desde 3 de abril de 2013 (vitória sobre o Remo por 1x0 pela Copa do Brasil), seja presenteada com muitos gols.
O Ficha Técnica, como de costume, subirá as 19:00h.
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.