Salve, Buteco! Faltam apenas 2 jogos para acabar o verdadeiro suplício que foi a temporada do Clube de Regatas do Flamengo no ano de 2023. Escolhi alguns pontos importantes para conversar com vocês.
Derrota de 4ª Feira: na minha opinião, a comissão técnica, especialmente Tite, errou na avaliação do cenário e, por via de consequência, na definição da estratégia. Duas Datas FIFA não deveriam ter dado a confiança de que o time suportaria tranquilamente um jogo pesado contra o adversário que tinha um jogo a menos (sim, o Bragantino, lembrem-se, foi um jogo [adiado] a mais). A barração do Luís Araújo, não pela parte técnica, mas pela física, e a insistência com Matheuzinho cobraram o seu preço. Essas escolhas abriram um buraco no setor direito e diminuíram a combatividade do time, que já tinha jogadores que normalmente sentem sequências mais fortes de jogos - Gérson, Arrascaeta e Pedro. A partir da escalação, empatar deixou de ser uma opção. Perder foi muito ruim, ainda mais na forma que ocorreu.
Título, G4 ou Pré-Libertadores: é claro que apenas os mais sonhadores ainda acreditam em título. As hipóteses são meramente matemáticas. Essas chances (irrisórias, matemáticas) de título irão se esvair por completo no caso de uma vitória do Palmeiras amanhã, mas um empate ou vitória do Fluminense alimentará a esperança dos incautos.
O jogo mais importante da rodada, entre os adversários diretos nessa disputa de Título x G4 x Pré-Libertadores, não é mais Palmeiras x Fluminense, mas Atlético/MG x São Paulo, hoje à noite, as 21:00h, em Belo Horizonte. Resta-nos torcer para que Dorival nos ajude.
Ouvi dizer que, para fins de definição de potes no sorteio da fase de grupos da Libertadores/2024, passaria a haver diferença entre terminar o campeonato na 3ª ou 4ª colocação. Não encontrei nada oficial na Internet. Até aqui, a Conmebol apenas divulgou o calendário da Libertadores e da Sul-Americana em 2024:
Observem a importância estratégica de terminar o Campeonato Brasileiro no G4. Eventual disputa da Pré-Libertadores simultaneamente ao Campeonato Estadual anteciparia em cerca de um mês e meio problemas de calendário que normalmente só começam em abril. E com um agravante: como se trataria de jogos eliminatórios (mata-mata), a intensidade desse tipo de confronto representaria a antecipação de um problema que normalmente o elenco só precisaria enfrentar a partir de maio, com o início da 3ª Fase da Copa do Brasil (confira aqui o Calendário da CBF para o ano de 2024).
Cuiabá e Homenagens a Filipe Luís e Rodrigo Caio: ambos merecem o reconhecimento e as homenagens do clube. Contudo, o timing me parece bastante infeliz. O time já precisará superar o baque emocional da vexaminosa derrota por 0x3 num confronto direto, no Maracanã, valendo disputa de título e G4, para o Atlético Mineiro. Terá que enfrentar novamente o desgaste contra o Cuiabá (3⁰ melhor visitante) e, como visto, há muito em jogo nesses 2 jogos restantes de 2023, que podem comprometer seriamente a temporada/2024 do time.
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.