Salve, Buteco! Não existe papo mais típico de torcedor do que montagem de elenco, dispensas e reforços. Seguem então as minhas sugestões, após o final da temporada 2023 do Clube de Regatas do Flamengo, o Mais Querido do Brasil (e do Mundo).
Antes de começar, porém, é importante e explicar os meus critérios.
1) "Minha opinião" não é nada mais do que isso. Opinião de torcedor.2) "O que acontecerá" não é informação, mas mera leitura de cenário, com base em mera observação do comportamento dessa Diretoria e dos atletas ao longo das últimas temporadas.3) Fugindo do meu hábito, vou sugerir reforços ao final do post. Muito embora não seja analista de scout, mas considerando que o Departamento de Futebol do Flamengo também não trabalha com essa ferramenta, vou arriscar alguns nomes visíveis (atenção para o detalhe) para qualquer torcedor que acompanhe com um mínimo de atenção o mercado. Sei que não dá para trazer todo mundo e muitos são jogadores caros. Porém, não deixam de ser referências, sobretudo de qualidade e perfil, justamente para, em sendo o caso (sonho), o scout descobrir os desconhecidos. Ao final, vou dizer o que acho que acontecerá, pelo perfil dessa Diretoria e dos atletas do nosso elenco (realidade prática). Importante: não se trata de informação, mas mera leitura de cenário.Sem mais delongas, vamos então às minhas avaliações e sugestões.
GOLEIROS
Rossi: alterna altos e baixos. O melhor dos três no jogo com os pés. Ainda não convenceu, nem sequer nos pênaltis.
* Minha opinião: FICA, até segunda ordem.
* O que acontecerá: FICA. Contrato longo e ainda no início.
Santos: após um bom 2022, teve um início desastroso em 2023. Já foi convocado por Tite. Experiente, pode recuperar espaço no elenco.
* Minha opinião: FICA, até segunda ordem.
* O que acontecerá: FICA. Ninguém pagará o que o Flamengo lhe paga.
Matheus Cunha: aproveitou a chance da má-fase de Santos e conquistou a titularidade, porém sentiu a pressão no ponto alto da temporada. Jovem, tem bom valor e mercado e já recebeu sondagens.
* Minha opinião: SAI, gerando caixa para investir em outras posições.
* O que acontecerá: SAI, pelos mesmos motivos, critério dessa gestão.
Minha avaliação: Uma criteriosa disputa de posição entre Rossi e Santos é, dentro da realidade prática, o melhor cenário que podemos alcançar em 2024.
***
LATERAIS DIREITOS
Wesley: o mais jovem e mais forte fisicamente, porém o de técnica menos apurada. Não parece ter caído nas graças do treinador. Potencial alto de venda, porém não deveria ser a prioridade imediata.
* Minha opinião: FICA, até segunda ordem, recebendo atenção especial para evoluir.
* O que acontecerá: SAI, sendo negociado na primeira oportunidade possível.
Matheuzinho: o mais técnico do trio, porém o mais fraco defensivamente. Não transmite um mínimo de confiança.
* Minha opinião: SAI, imediatamente.
* O que acontecerá: FICA, pois não receberá propostas.
Varela: limitadíssimo no apoio e apenas razoável defensivamente. Não parece ter margem para evolução.
* Minha opinião: SAI.
* O que acontecerá: FICA. Ninguém pagará o que o Flamengo lhe paga.
Minha avaliação: Teremos problemas na lateral direita. Vai piorar, obrigando a Diretoria a se mexer (perdendo dinheiro com Varela ou Matheuzinho) na segunda janela.
***
ZAGUEIROS
Fabrício Bruno: forte fisicamente e muito veloz, porém de técnica menos apurada, sendo limitado na construção. Raçudo.
* Minha opinião: FICA. Muito importante para o elenco.
* O que acontecerá: FICA, mas reclamará da reserva e talvez tente forçar a saída.
Léo Pereira: hoje, o melhor zagueiro do elenco. Mais técnico do que Fabrício Bruno, é bom em todos os fundamentos. Jogador valorizado.
* Minha opinião: FICA.
* O que acontecerá: FICA. Não descarto extensão do contrato e valorização.
Pablo: limitado tecnicamente, não é uma boa opção na construção, mas tem sido claramente subutilizado.
* Minha opinião: SAI. A meta deveria ser uma melhor relação custo x benefício.
* O que acontecerá: FICA. Dificilmente receberá propostas.
David Luiz: já deu a sua contribuição em 2022. 2023 fraco. Idade pesa e não é técnico a ponto de justificar a fama.
* Minha opinião: SAI, se houver espaço para rescisão amigável.
* O que acontecerá: FICA. Não rescindirá amigavelmente antes da 2ª janela.
Minha avaliação: acho que, já na primeira janela de 2024, virá um zagueiro do perfil de Léo Ortiz, do Bragantino, o qual vem sendo especulado. Contudo, não acredito em mudanças mais profundas antes do meio do ano, a depender da possibilidade de David Luiz se reposicionar bem no mercado. A permanência do veterano cabeludo, inclusive, parece ter sepultado qualquer chance de continuidade do Rodrigo Caio no clube, que acabou fazendo a pior escolha, no caso.
***
LATERAIS ESQUERDOS
Ayrton Lucas: conquistou a titularidade em 2022 e jamais a perdeu, em que pese a queda de rendimento em 2023, após um bom início. Hoje é o único lateral esquerdo do elenco, após a aposentadoria de Filipe Luís. Há espaço para recuperação. São simplesmente ridículas as especulações sobre a sua saída
* Minha opinião: FICA.
* O que acontecerá: FICA. Posição carente.
Minha avaliação: o Flamengo deveria abandonar a fórmula de 2019 e não trazer laterais veteranos, eis que não há mais opções com a inteligência e a qualidade técnica de Rafinha e Filipe Luís. A maior probabilidade seria repetir o que ocorreu com Isla, que não foi um desastre, mas deixou a desejar.
***
VOLANTES
Erick Pulgar: alto, forte, bom no jogo aéreo, muito técnico e versátil. Melhor jogador do Flamengo na temporada 2023, a ponto de se tornar imprescindível, eis que o rendimento do time despenca quando não joga. Raçudo.
* Minha opinião: FICA, com valorização e extensão contratual.
* O que acontecerá: FICA, com valorização e extensão contratual.
Allan: contratado após longo período de inatividade, por altos valores, não conseguiu ganhar ritmo e se contundiu novamente. Tem qualidade e é veloz. Há potencial para recuperação, mas a relação custo x benefício não é das melhores, pelos valores.
* Minha opinião: FICA, até segunda ordem.
* O que acontecerá: FICA. Contrato longo e no início.
Thiago Maia: 2023 fraco e decepcionante, com queda brutal de desempenho.
* Minha opinião: SAI (VAZA), se chegar proposta.
* O que acontecerá: FICA. Não chegará proposta alguma, seus trouxas.
Ígor Jesus: subutilizado. Não parece ser dos mais técnicos, mas, ainda assim, tem pouca rodagem, já que poderia jogar mais vezes. Tem convocações para as seleções de base. Pode gerar uma boa venda.
* Minha opinião: SAI.
* O que acontecerá: SAI. Será vendido quando chegar a primeira proposta factível.
Minha avaliação: a realidade prática aponta para um iminente conflito entre as expectativas da torcida, alimentada pelos setoristas, e o que realmente mudará no setor.
***
MEIAS
De Arrascaeta: o craque do time, porém deixou a desejar em 2023. Precisa mudar a atitude. Só voltou a jogar por 90 minutos no final da temporada.
* Minha opinião: FICA, por ser um jogador raro, mas sofrendo forte cobrança.
* Minha opinião: FICA, sendo bajulado e ganhando muito carinho.
Everton Ribeiro: o Mago da Camisa 7 deve ser reconhecido como um ídolo do clube, marcado na História, mas não deveria permanecer. O tempo passa, a idade pesa. Obrigado por tudo.
* Minha opinião: SAI, com honras de Estado.
* O que acontecerá: FICA, com honras de Estado.
Gérson: boas apresentações como meia. As lacunas do elenco o levam a ser utilizado como volante, onde tem desempenho oscilante. Outro que precisa mudar a atitude (indolente).
* Minha opinião: FICA, como meia e com muita cobrança (porra, Tite!).
* O que acontecerá: FICA, e sem maiores cobranças.
Victor Hugo: subutilizado. O grande erro de Tite até aqui. Pode ajudar muito, na posição de origem.
* Minha opinião: FICA, recebendo atenção para se desenvolver.
* O que acontecerá: SAI. Será vendido mais rápido do que um piscar de olhos.
Matheus Gonçalves: importante repatriação, que qualificará muito o elenco.
* Minha opinião: VEM E FICA. Moleque deve estar seco para vestir o Manto.
* O que acontecerá: SAI. Será negociado, mais rápido do que a velocidade da luz.
Minha avaliação: 2024 passará muito pela função tática na qual Gérson será atualizado. Como Victor Hugo provavelmente será negociado, a polêmica do “reserva do Arrascaeta” persistirá até, pelo menos, a segunda janela da temporada.
***
ATACANTES
Gabriel Barbosa: o ídolo da torcida, foi absolutamente irresponsável na temporada 2023. Apesar de haver ganhado a faixa de capitão e a camisa 10, jamais assumiu a responsabilidade. Avoado, desconcentrado, focado em outros interesses que não a profissão de atleta de futebol, é o símbolo do que precisa mudar no Flamengo.
* Minha opinião: SAI. Jamais voltará a ser o jogador de 2019.
* O que acontecerá: FICA. No 1º lampejo de boa fase, o contrato será renovado.
Bruno Henrique: o BH27 é ídolo, mas volta de grave contusão e a oscilação do seu rendimento gera dúvidas e insegurança na torcida quanto a sua capacidade de voltar a ser o jogador que era. Também precisa mudar a atitude, especialmente dentro de campo, sendo mais solidário na recomposição defensiva.
* Minha opinião: SAI. Com honras de Estado.
* O que acontecerá: FICA, até porque o contrato já foi renovado.
Pedro: após cair de rendimento, aos poucos vai recuperando seu melhor futebol. Precisa mudar a atitude, pois se abate fácil e é propenso a se desligar do jogo e não colaborar defensivamente. A melhora de sua produção com Tite é visível.
* Minha opinião: FICA, levando esporro.
* O que acontecerá: FICA, ganhando cafuné.
Cebolinha: dificilmente justificará o investimento, mas, apesar da relação custo x benefício duvidosa, evolui a olhos vistos com Tite, conquistando merecidamente a posição de titular.
* Minha Opinião: FICA, até segunda ordem.
* O que acontecerá: FICA, cumprindo contrato.
Luiz Araújo: chegou há pouco tempo e disputa ferrenhamente a posição de titular. Desempenho de altos e baixos, mas já com importantes contribuições. Jogador muito aplicado taticamente. Raçudo. Tem espaço para evoluir, mas está longe de encher os olhos. No máximo, será um pouco mais regular.
* Minha opinião: SAI, visando uma melhor relação de custo x benefício.
* O que acontecerá: FICA, cumprindo contrato, longo e ainda no início.
Minha avaliação: continuaremos com problemas ofensivos, pois o aumento de rendimento dependerá da melhora de Arrascaeta (meia ofensivo ou atacante) e Pedro. Sou cético quanto a um melhor rendimento por parte dos demais.
***
REFORÇOS
* Minha opinião: Bento (24 anos), Gonzalo Montiel (26 anos), Léo Ortiz (27 anos), Renan Lodi (25 anos), Nicolas De La Cruz (26 anos), Benajamin Rollheiser (23 anos), Marcos Leonardo (20 anos)...* O que acontecerá: Danilo (32 anos), Alex Sandro (32 anos), Renato Augusto (35 anos), Oscar (32 anos)... Uma ou duas contratações de jogadores mais jovens, como Léo Ortiz e De La Cruz. E só.***
CONCLUSÃO
Pode melhorar, é possível até que venha a melhorar, talvez com um título grande no segundo semestre, mas nada além disso, podendo inclusive piorar um pouco. Acredito que o Sistema sempre trabalhará para si próprio, antes de pensar no clube, inclusive para se perpetuar.
E o Sistema é foda, Parceiro...
***
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.