O Flamengo pessimamente gerido esportivamente continuará assim em 2024. E possivelmente para os próximos anos se esta turma que ama o poder conseguir estabelecer a tal SAF. Porém talvez nem precise disso, as chances de elegerem mais um deste grupo são enormes. Campanhas eleitorais ricas que encantam os associados dito piscineiros que muitos sequer torcem pelo Flamengo mas que abundam o clube e escolhem qualquer um que aumente seus privilégios às custas do futebol. Então é patota do tênis, sauna, piscina, basquete, carteado, cada feudo escolhe aquele que aumente suas vantagens em detrimento do melhor para instituição. Enquanto não separar o futebol deste inception vergonhoso de clube social tacanho, o Flamengo nunca poderá se desenvolver a longo prazo. Porque a uma gestão que recupere estruturalmente e administrativamente o clube, haverá uma meia dúzia de piscineiros convictos e boquirrotos que jogará tudo pro ralo.
Flamengo de um péssimo 2023 em que a gestão esportiva mequetrefe ainda que com orçamento bilionário cobrou todo seu preço com juros e correção, continuará na mesma toada em 2024 agora com Tite. Um técnico de perfil reativo que ironicamente busca se "reinventar" tal o fiasco que foi na seleção brasileira. Mas que analisando é mais do mesmo. Linhas distantes, marcação pífia, ataque previsível, excessivamente dependente de medalhões, auxiliares técnicos questionáveis, porque ninguém pode chegar perto do ego do figurão.
Enfim, o Flamengo tá lascado. Porém é o último ano do Landim/Marcos Brás. Esta dupla dos horrores. Se à partir de 2025 vai ser sei lá quem + Brás é outra história mas acho que dificilmente a torcida do Flamengo, ao menos boa parte, não reelegerá Marcos Brás. E precisa de uma vez por todas parar de eleger dirigentes a cargos políticos pois isto só favorece que futuros aproveitadores se utilizem do Flamengo para este fim.
Agora subitamente Brás sai contratando reforços o que se negou a fazer ao longo dos anos. Precisam ganhar este ano para não prejudicar o poder. Mas como fazem tudo errado, nem o orçamento bilionário deve salvar pois os demais clubes se organizaram também, e apenas tendo um staff muito melhor e mais profissional fazer muito mais com os orçamentos que tem. Vide Fluminense, Palmeiras, Grêmio, etc.
E porque diabos o staff do Flamengo não é de primeira linha se afinal tem o maior orçamento? Porque um staff de primeira linha bateria de frente com o vereador dublê de dirigente de futebol em várias de suas decisões patéticas e com o presidente que adora brincar de gestor de futebol. E também provavelmente questionaria diversas contratações com certos empresários. Fora que o grupo não gostaria de ser mais exigido, cobrado e testado. Enfim, o Flamengo é uma bagunça bilionária por vontade do Landim. Que sei lá porque resolveu fazer disso seu legado no Flamengo. O tal dito empresário de sucesso fora do Flamengo que dentro é um horror amador.
Enfim, veremos o que ocorrerá. Mas minhas perspectivas são abaixo de zero. Só contando o tempo deste sujeito ir embora.