Salve, Buteco! Já convoquei o sumido, calado, amuado piloto da Máquina do Tempo do Buteco para mais uma viagem. É muito interessante navegar pelos confrontos entre o Mais Querido e o América Mineiro ao longo da História. Para que vocês tenham uma ideia, o primeiro jogo aconteceu em 1917, em Belo Horizonte, num campo chamado Padro Mineiro, tendo o Mais Querido vencido por 2x1. Em 1924, o segundo confronto da História marcou o primeiro no Estádio Independência, que terminou com o elástico placar de 8x1 para o Mais Querido.
A partir de então, vários jogos ocorreram ao longo das décadas de 30, 40, 50 e 60, sempre amistosos simples ou torneios amistosos. O confronto só se tornou oficial no Campeonato Brasileiro de 1971, com um empate no Mineirão por 1x1. Não existem imagens disponíveis em fontes abertas documentando o jogo, padrão que se repetiu nos jogos das duas edições seguintes - América 2x0 no Mineirão (1972) e 1x1 no Maracanã (1973).
Os clubes, então, deixaram de se enfrentar por longos 25 anos até o Campeonato Brasileiro de 1998 - Flamengo 2x0 no Maracanã. O confronto aconteceu mais duas vezes pelas edições de 2000 e 2001 do maior certame nacional, ambas no Maracanã - América 2x1 (2000) e 1x1 (2001).
Passou-se então mais uma década sem que ambas as equipes se encontrassem, até um amistoso em Londrina, no Estádio do Café, em 2011. Naquele mesmo ano, ocorreram mais dois jogos pelo Brasileirão e, a partir de então, senão em todas as edições, a presença frequente do América na elite nacional fez com que o confronto voltasse a se repetir mais vezes, como no início da História, nas primeiras décadas do Século XX.
Vamos agora rememorar os jogos disputados em Belo Horizonte e também em outras cidades, sem mando do Flamengo (mando americano ou campo neutro). Apertem os cintos.
1) América 1x2 Flamengo - 16/1/2011 - Amistoso - Estádio do Café - Londrina/PR
2) América 2x3 Flamengo - 29/6/2011 - Campeonato Brasileiro - Arena do Jacaré - Sete Lagoas/MG
5) América 0x1 Flamengo - 16/2/2017 - Primeira Liga - Bezerrão - Gama/DF
6) América 2x2 Flamengo - 26/8/2018 - Campeonato Brasileiro - Independência - Belo Horizonte/MG
Então é o seguinte, Amigos do Buteco. Tenho recado para todas as "alas". Primeiramente, aos senhores "Seca-Pimenteira" (By Rocco Fermo), os Arautos do Apocalipse, observem que o América não ganha do Flamengo desde 2000 e, em Minas Gerais, desde... 1972. E mais: o Flamengo venceu todos os jogos em campo neutro (Café, Arena do Jacaré, Kleber Andrade e Bezerrão). Tentem ao menos ter um mínimo de otimismo. Será que é possível?
Agora vamos ao outro extremo e avisar aos senhores do "Oba-Oba", os fãs incondicionais de jogadores e dirigentes, que é bom nem começarem, pois o retrospecto mostra que o adversário, apesar de raramente derrotar o Mais Querido, volta e meia arranca um empate, como ocorreu no jogo do primeiro turno. Então, até pelo que vem sendo o ano de 2023, convém ter um pouquinho de prudência. Um pouquinho só. Percebam que não peço muito.
O piloto continua mudo. Então, eu mesmo anuncio a hora de desembarcar. Acho que o Mengão vai somar 3 pontos e, quem sabe, não teremos algumas surpresas agradáveis nos outros jogos da rodada?
A palavra está com vocês.
Bom FDS e SRN a tod@s.