Foi uma noite impressionante. Flamengo de 2023 é uma equipe perdedora. Muito mal gerido, profissionalismo inexistente à partir do presidente omisso, dirigente de futebol horroroso e arcaico. Flamengo derreteu este ano a ponto de jogadores antes vistos como vitoriosos sejam encarados como barangas cujos contratos não deveriam ser renovados. Ninguém espera mais nada deste time. Só querem que o ano acabe logo e as barangas vão embora.
Mas veio o Palmeiras que não ganha o Flamengo no Brasileiro desde 2017. Em momento muito superior, com direito a uma virada espetacular contra o Botafogo na partida passada, era o franco favorito para o jogo de 08 de novembro de 2023. Flamengo, frágil, sem vontade, desorganizado, pavoroso, sem gana, não mete medo em ninguém.
Nos primeiros 15 minutos, Palmeiras assumiu o controle do jogo, e se aproximava bem ao ataque. Gol parecia eminente. Até que Pulgar achou Pedro, que livre da maldição tática do ainda mais terrível Sampaoli, fez seu gol de novo com a bola em movimento. E então, a partir disso, Palmeiras desmoronou.
Talvez pensando que seria mais fácil, talvez menosprezando o Flamengo de merda de 2023 (quem não?), o fato é que a confiança do Palmeiras foi pro chão. E após excelente jogada do Cebolinha, Arrascaeta fez o segundo gol de cabeçada.
Tenho que destacar que o time com:
Rossi
Matheuzinho - Fabricio Bruno - Leo Pereira - Ayrton Lucas
Pulgar - Arrascaeta - Gerson(capitão)
Luiz Araujo - Pedro - Cebolinha
foi muito equilibrado. Soube se defender e atacar. Futebol sendo momento, esta formação tem que ser a titular. Bruno Henrique é todo confuso na ponta, Thiago Maia oscila demais, Wesley é horroroso, Everton Ribeiro é ex-jogador, Gabriel está péssimo e indolente, enfim, com esta formação, os pontas marcam a subida dos laterais adversários e saem da segunda linha para um ataque rápido. Os laterais ficam mais presos em seu campo. E Cebolinha, um ponta, não fica perdido taticamente como Bruno Henrique mostrou com Tite. Quanto a zaga não há como alguém questionar a titularidade da dupla titular absoluta.
Enfim, Tite achou o time titular e espero que sua fome por panelagem não o atrapalhe e escale as velhas divas novamente por pressão de vestiário.
Depois veio o segundo tempo. Flamengo conseguindo absorver bem o ataque do Palmeiras. Não ter o Wesley Avenida 6 pistas, já faz um bem enorme. Rossi no lugar do Matheus Delay tornam também as coisas mais equilibradas. E, em uma jogada em que participou Pulgar, Arrascaeta, Cebolinha, Gerson em bonita troca de passes, o artilheiro Pedro marcou o segundo gol. É o titular absoluto também.
Gomez do Palmeiras fez uma falta aviltante no Arrascaeta, mas o Palmeiras é tão poderoso junto a CBF que ainda assim, o VAR ficou deliberando como poderia anular a expulsão. Então desistiu. Deve ter recebido um telefonema para não exagerar na submissão que pegava mal.
Flamengo ganhou. E agora, pasmem, está a 3 pontos do Botafogo. Ele e um bando de outros times. A reta final do Brasileiro será bacana de assistir. Mas na minha opinião o Flamengo luta por G4. Ainda não tem cancha para algo melhor que isto.