Flamengo se classificou para disputar a final da Copa do Brasil contra o São Paulo ao vencer o Grêmio ontem por 1 a 0 no Rio de Janeiro depois de um placar favorável de 2 a 0 em Porto Alegre. Estes são os dados frios que os números contam. Porém não descrevem a agonia do momento atual do Flamengo com dirigentes patéticos, elenco brigando entre si, comissão técnica sem diálogo com o grupo e jogadores, por motivos diversos, muito aquém de seu potencial. A fase atual do Flamengo é a decadência de um grupo e da, seja lá qual for, ideia de gestão do Landim. Talvez o presidente mais omisso da história do Flamengo.
Como partida mostrou um Grêmio melhor na maior parte do tempo, contando com a sempre ausente segunda linha de marcação que o Sampaoli ignora ou não sabe posicionar. Suarez perdeu gols que normalmente faria enquanto comandava o ataque do Grêmio com futebol acima da média nacional. Enquanto isto, do nosso lado, tínhamos o Falso 10 emulando um Falso 9, sendo um falso jogador em todos os aspectos. Mas por algum motivo, virou titular e capitão do grupo em crise. O que talvez explique.
Uma boa cabeçada de Bruno Henrique, nosso hoje único jogador diferenciado e só. De resto até a substituição do falso 9, basicamente o Flamengo foi dominado pelo Grêmio em sua casa, perante 67 mil torcedores. Varela, que teve o nariz fraturado na véspera por "companheiro" de equipe, fazia uma partida ok, até torcer o joelho. Realmente quando sair do Flamengo o rapaz dará até festa, tudo dá errado com ele aqui. Matheuzinho finalmente reestreou e foi bem. Representando portanto uma alternativa ao ainda limitado Wesley.
No segundo tempo, Sampaoli em um ataque repentino de bom senso e luz, tirou o Falso 9 de campo, que além de jamais se posicionar como centroavante errava todos os passes como Falso 10. Mas aí entrou Luiz Araújo. Entrou Allan, entrou Pedro. E o Flamengo melhorou muito. Fez parecer um time novamente, não um bando em guerra entre si mesmo e o mundo.
Acharam um pênalti pro Flamengo em um regra completamente idiota, na qual sempre irei discordar. O sujeito usa os braços para levantar, alguém cabeceia a menos de 1m, toca no braço e é pênalti? Desculpem. Reclamo porque acho algo bem imbecil e entendo as reclamações do Grêmio. Enfim, Arrascaeta não tem nada a ver com isto e bateu bem forte, ao invés do peteleco ridículo na bola que o Falso 9 fez em Porto Alegre atrasando pro goleiro. Elenco foi comemorar junto com Sampaoli, alguns dando fortes pancadas na cabeça dele. Bonito de ver. Flamengo 1 a 0 e a partir daí, Grêmio perdeu a linha e o Flamengo dominou a partida, podendo até ampliar.
Flamengo classificado para a final contra o São Paulo que hoje é um time muito superior com um técnico também muito superior. Enfim, futebol tudo pode ocorrer. Torcemos. Agora é acompanhar a agonia no Brasileirão passando vergonha a cada jogo.