Salve, Buteco! Às vésperas do confronto entre Atlético Mineiro e Flamengo pela 13ª Rodada do Campeonato Brasileiro/2022, a ser disputado amanhã (domingo), as 16:00h, no Mineirão, em Belo Horizonte, as redes sociais anunciam a comemoração, por parte da torcida do mandante, do título da Supercopa do Brasil/2022, conquistada em Cuiabá sobre o Mais Querido do Brasil.
Diante da ousadia da torcida adversária e do momento rubro-negro, que já não é mais de crise, mas é sem dúvida de grande desconfiança, animei-me a lembrar de alguns momentos de felicidade da Nação Rubro-Negra em Belo Horizonte, seja no Mineirão, seja no Estádio Independência.
***
No retrospecto geral, em um universo de 119 jogos, o Flamengo tem 47 vitórias e sofreu 39 derrotas, tendo ainda ocorrido 33 empates. O site oGol traz um interessante histórico de jogos oficiais entre as equipes, no qual a tônica é o equilíbrio. Enquanto o Atlético venceu mais como visitante, o Flamengo venceu mais como mandante. O saldo de vitórias de ambos em jogos como mandantes é praticamente o mesmo (1 a mais para o CRF), sendo, porém, exatamente igual em confrontos pelo Campeonato Brasileiro.
Nas seis ocasiões nas quais venceu o Atlético em Belo Horizonte pelo Campeonato Brasileiro, os jogos tiveram pesos diferentes. Os mais decisivos foram os de 1987 e 2009 foram inegavelmente os mais decisivos. Em outros, como as vitórias de 1997, 2000 e 2002, o Mais Querido tinha times instáveis e que fizeram campanhas irregulares, quando não pavorosamente fracas, tanto que, nessas três, apenas em 2000 terminou à frente do adversário. Em 2002 a distância era grande, pois enquanto o Atlético foi o 6º colocado, o Mais Querido terminou em 18º lugar.
A título de curiosidade, a vitória de 1987, objeto da homenagem nas fotos que começam este post, foi a primeira do Flamengo sobre o Atlético em Belo Horizonte pelo Campeonato Brasileiro. Até então, o adversário já havia vencido no Maracanã por três oportunidades, em diferentes edições da competição.
***
1) Atlético 2x3 Flamengo - Campeonato Brasileiro/1987
***
Ousadia de lá, ousadia de cá. Esta edição do Túnel do Tempo tem o objetivo de lembrar que o Mais Querido já venceu o Atlético no Mineirão em contextos bastante desfavoráveis, com times bastante fracos ou apenas com o adversário figurando como favorito.
Nesta temporada, como visitante, o Flamengo vem deixando a desejar, com a exceção da vitória sobre a Universidad Católica em Santiago do Chile. Não há melhor momento para reverter o quadro do que o clássico de amanhã, especialmente pelo clima de festa que a torcida adversária já criou.
Bom sábado e SRN a tod@s.