Olá Buteco, bom dia!
Média histórica dos rebaixados: 44 pontos.
Pontuação segura para escapar: 47 pontos.
Grêmio foi campeão da Libertadores com a melhor dupla de zaga do país, naquela época: Kannemann e Geromel. 5 anos depois, continuam a formar juntos, só que agora na Série B. Além deles, o Grêmio ainda tem Edilson, Thiago Santos e Diego Souza aparecendo frequentemente entre os titulares. Alguma semelhança com o Flamengo de Diego Alves, Isla, David Luiz, Felipe Luís, Arão, Everton Ribeiro e Bruno Henrique???
Ninguém imaginava um Grêmio rebaixado, até porque não existia problemas financeiros lá. Mas, como cá, eles tiveram um ciclo vitorioso com o departamento de futebol comandado por um treinador histórico (para eles). Quando o treinador saiu, o modelo desandou. Soa familiar para vocês???
E quanto às trocas de treinadores? Renato saiu do Grêmio em Abril de 2021, há pouco mais de 1 ano, portanto. De lá para cá, eles tiveram Tiago Nunes, Felipão, Vagner Mancini e agora Roger (que já balança no cargo), fora os interinos. Flamengo, após JJ, teve Domenec, Ceni, Renato, Paulo Sousa e agora Dorival Jr, que já chegou balançando.
Enfim, a cartilha do rebaixamento está sendo seguida direitinho pelo Flamengo. No mais, depois de relativizarmos os vice-campeonatos, só falta mesmo é ouvir que “muitos outros times grandes já caíram e não sumiram por isso”. Desculpem-me, amigos, mas eu sou da época do “Deixou chegar, fudeu!” e do “Time grande não cai!”. A primeira expressão já foi pro saco, a segunda está indo.
O Flamengo é incaível. Até deixar de ser.
Saudações RubroNegras