Salve, Buteco! Com a classificação do Mais Querido para a final do Campeonato Estadual, tenho para mim que se encerrou a "fase tranquila" do calendário da temporada/2021. Por mais que se considere o Estadual menos importante do que as outras competições, a partir de agora os confrontos tenderão a ser predominantemente mais intensos e contra adversários mais fortes, os quais disputam as Séries A do Campeonato Brasileiro e dos campeonatos nacionais de outros países, com a exceção do Coritiba. Portanto, acabou a "mamata" de enfrentar principalmente adversários das Séries C e D do futebol brasileiro (alguns nem isso).
-
Data
Adversário
Competição
Estádio
11/5 – 3ª Feira
Unión La Calera
Libertadores
Nicolás C Nazar
15/5 – Sábado
Fluminense
Estadual
Maracanã
19/5 – 4ª Feira
LDU
Libertadores
Maracanã
22/5 – Sábado
Fluminense
Estadual
Maracanã
27/5 – 5ª Feira
Vélez Sarsfield
Libertadores
Maracanã
30/5 – Domingo
Palmeiras
Brasileiro
Maracanã
2/6 4ª Feira – Sorteio Conmebol – Libertadores – Oitavas de Final
2/6 – 4ª Feira
Coritiba
Copa do Brasil
Couto Pereira
ELIMINATÓRIAS 4 e 8/6
11/6 – INÍCIO DA COPA AMÉRICA
6/6 – Domingo
Grêmio
Brasileiro
Arena do Grêmio
9/6 – 4ª Feira
Coritiba
Copa do Brasil
Maracanã
FDS 30/6
América/MG
Brasileiro
Maracanã
MS 16/6
Athletico/PR
Brasileiro
Arena da Baixada
FDS 20/6
Bragantino
Brasileiro
Maracanã
MS 23/6
Fortaleza
Brasileiro
Maracanã
FDS 27/6
Juventude
Brasileiro
Alfredo Jaconi
MDS 30/6
Cuiabá
Brasileiro
Arena Cuiabá
FDS 4/7
Fluminense
Brasileiro
Maracanã
MDS 7/7
Atlético/MG
Brasileiro
Mineirão
FDS 11/7
Chapecoense
Brasileiro
Maracanã
11/7 – FINAL DA COPA AMÉRICA
MDS 14/7
Libertadores – Oitavas de Final – Ida
FDS 18/7
Bahia
Brasileiro
Fonte Nova
MDS 21/7
Libertadores – Oitavas de Final – Volta
FDS 25/7
São Paulo
Brasileiro
Maracanã
MDS 28/7
Copa do Brasil – Oitavas de Final – Ida
FDS 1/8
Corinthians
Brasileiro
Itaquerão
MDS 4/8
Copa do Brasil – Oitavas de Final – Volta
FDS 8/8
Internacional
Brasileiro
Maracanã
MDS 11/8
Libertadores – Quartas de Final – Ida
FDS 15/8
Sport Recife
Brasileiro
Maracanã
MDS 18/8
Libertadores – Quartas de Final – Volta
FDS 22/8
Ceará
Brasileiro
Castelão
O calendário até o final de agosto tem alguns pontos curiosos. Depois de "apertar" na sequência que envolverá as duas últimas rodadas da Fase de Grupos da Libertadores e os dois Fla-Flus pela final do Estadual, a sequência de jogos durante as Eliminatórias e a Copa América poderia ser bem pior, convenhamos. Como o time, até aqui, conseguiu bons resultados rodando o elenco entre formação titular e a alternativa, não se pode falar em desgaste, o que, em tese, dá uma boa perspectiva até a estreia pelo Campeonato Brasileiro.
Contudo, acaso alcance a classificação amanhã, contra o Unión La Calera, o Mais Querido do Brasil não deve se esquecer do item 2.2.3.3 do Regulamento da Copa Libertadores da América/2021, segundo o qual, a partir das quartas de final, as equipes com melhor performance decidirão em casa. Como o Flamengo de Rogério Ceni, até aqui, vem jogando bem como visitante, fazer o resultado fora de casa e decidir com vantagem no Maracanã parece ser excelente ideia.
Voltando ao calendário, chama a atenção a sequência significativamente mais pesada entre os jogos imediatamente posterior ao término das oitavas de final e o imediatamente anterior ao início quartas de final da Libertadores. Essa sequência coincidirá com as oitavas de final da Copa do Brasil e indica, em tese, jogos menos intensos pelo Campeonato Brasileiro, intermediando os confrontos pela competição internacional, do que aqueles que intermediarão os jogos pela competição eliminatória nacional.
As convocações para as Eliminatórias e Copa América poderão ser o fiel da balança para os principais aspirantes aos grandes títulos - Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América.
Minha maior preocupação, no momento, está na posição de goleiro. Diego Alves não figura entre os relacionados para a viagem ao Chile e a escalação de sábado indica que o jovem Gabriel Batista será o nosso goleiro em La Calera.
***
Se pensar em reforçar, a Diretoria deve ter em mente que a primeira janela de transferências internacionais está aberta até o dia 23 de maio, enquanto a segunda abrirá no dia 1º de agosto e fechará no dia 31 do mesmo mês. De acordo com os itens 3.7.5.8 a 3.7.5.12 do Regulamento da Copa Libertadores da América/2021, até 72h antes do início das oitavas e quartas de final será possível substituir 5 (cinco) jogadores na lista de inscritos, número reduzido para 3 (três) nas semifinais. Só é possível substituir goleiro lesionado antes da final.
***
A palavra está com vocês.
Bom dia e SRN a tod@s.