Nesta nova edição da competição de pré-temporada chamada carioquinha, um dentre os outros tantos de campeonatos regionais ruins, que servem apenas para justificar a existência de arcaicas, péssimas e não contabilizadas Federações de Futebol, o Flamengo venceu mais um time pequeno por 2 a 0. Com seu time FlaKids mesclado de reservas da temporada passada.
Flamengo teve boa atuação de alguns de seus jogadores, que diante de um adversário inofensivo não deixa de ser obrigação. O problema é a má atuação. Como atuar mal diante de um adversário tão fraco em todos os setores? Claro que o técnico estagiário ruim do Flamengo ajuda a piorar. Não que o Ceni, que também é ruim, melhorasse muita coisa. Mas por enquanto temos o Mauricio de Souza e o futebol a la Zé Ricardo em retrocesso. Só que agora o lobby dos técnicos brasileiros péssimos, que não evoluem, venceu junto a CBF. Na hora de abandonar um time no meio do campeonato como Ceni fez com Fortaleza não se fazem de vítimas, mas agora um clube não pode ter mais de dois técnicos no campeonato brasileiro. E se um técnico abandonar o time como se faz? Clubes agora são reféns de uma regra esdrúxula jabuticaba criada pelo choro de crocodilo de técnicos desastrosos em programas de televisão. Ou seja, tal como o povo que sustenta esta cambada de gente desonesta e vagabunda nos poderes, que sempre os oprime, com os clubes se dá a mesma coisa com Federações e CBF. É a cauda balançando o cachorro.
Do mais fico sempre estupefato na constatação que jogador de futebol brasileiro deve ser o único profissional que não se vê na obrigação de evoluir em sua profissão. O jogador que não sabe finalizar, passar direito, se movimentar, cobrar falta, driblar, de temporada em temporada não melhora nada. E como sua performance física vai caindo, então vai piorando, piorando. Evidentemente que há exceções. Muito poucas. Mas que é algo intrigante é. Porque diabos o sujeito que não sabe finalizar não passa um tempo que seja se aprimorando e finalmente deixando de ser cego nas pernas? Não entendo. Michael e Vitinho não melhoraram em nada. Continuam ruins como um todo. Estão sempre congelados em sua precariedade técnica que os prende na condição de reservas. Deve ser porque ganham excepcionalmente bem pelo que fazem. Mas aí você olha no entorno, é a mesma coisa em outros clubes que nem pagam direito seus jogadores.
Enfim, vai-se de carioquinha porque ainda o temos. Amanhã chega mais um decreto autoritário qualquer e acaba com tudo. Acaba com o jogo e acaba com os empregos.