Olá Buteco, bem-vindos!
Flamengo e Fluminense se encontram mais uma vez, amanhã, pelo Campeonato Brasileiro. Será o sexto Fla x Flu da temporada e o post de hoje pretende recordar essas partidas, uma vez que o tradicional rival foi o último adversário de JJ como ex-treinador do Mengão, em uma série de três partidas válidas pela reta final do Carioca. Agora, já com Domenec, é mais razoável a comparação do futebol apresentado com esse time da decisão do estadual.
É interessante refletir sobre o contexto do duelo, nos últimos anos: com o Fluminense imerso em sucessivas dificuldades financeiras desde a saída do grupo Unimed e o Flamengo trilhando caminho diametralmente oposto, temos entrado no clássico com amplo favoritismo, o que de certa forma vem sendo reforçado pelos números dos confrontos recentes. Nos últimos 20 Fla x Flus, são 10 vitórias e 7 empates. Pelo Brasileirão, nos últimos 10 jogos, 5 vitórias e 3 empates, com a última derrota já no longínquo primeiro turno de 2016. Além disso, dois títulos estaduais conquistados em cima do rival, em 2017 e 2020.
Neste ano, o primeiro confronto se deu pela 4ª rodada da Taça Guanabara, ainda em Janeiro. Nosso elenco principal estava voltando das férias e fomos representados pelo Sub-20. Interessante lembrar que o goleiro Gabriel Batista foi o titular naquela partida e teve boa atuação.
Flamengo 0x1 Fluminense – 4ª Rodada – Taça Guanabara – 29/01/2020
Flamengo: Gabriel Batista, João Lucas, Rafael Santos, Hugo Moura e Ramon; Richard Rios, Vinição e Pepê (Guilherme Bala); Yuri Cesar (Lucas Silva), Bill (Wendell) e Rodrigo Muniz.
Fluminense: Muriel, Gilberto, Digão, Lucas Claro e Egídio; Henrique, Hudson (Dodi) e Yago Felipe); Miguel (Felipe Cardoso), Mateus Alessandro (Lucas Barcelos) e Nenê.
Quinze dias depois, pela semifinal da Taça Guanabara e com o elenco principal já à disposição, vimos o característico atropelo rubro-negro do fantástico time do ano mágico: com 10 minutos de jogo, já ganhávamos por 2x0. No início do 2º tempo, um golaço de Filipe Luiz que ampliava ainda mais o marcador. No entanto, o Fluminense se recuperou, diminuiu para 3x2 e pressionou até o fim do jogo, pelo empate que lhe dava a vaga na final. Sem sucesso. Esse Fla x Flu foi uma boa preparação para as decisões que viriam a seguir: mais 15 dias e já tínhamos adicionado outros três títulos à nossa coleção – Taça Guanabara, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.
Fluminense 2x3 Flamengo – Semifinal – Taça Guanabara – 12/02/2020
Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol.
Fluminense: Muriel, Gilberto, Digão, Lucas Claro e Egídio; Henrique (Ganso), Yuri Lima e Nenê; Wellington Silva (Pacheco), Evanílson e Marcos Paulo (Caio Paulista).
No retorno do futebol, após 3 meses de interrupção por conta da pandemia, Flamengo e Fluminense se encontram na final da Taça Rio. Uma vitória decidia o campeonato antecipadamente em nosso favor, mas a inatividade cobrou seu preço. Mesmo com o nosso onze principal, suamos para empatar e, nos pênaltis, Fluminense se credenciou às finais do estadual.
Fluminense 1x1 Flamengo (3x2 nos pênaltis) – Final – Taça Rio – 08/07/2020
Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Pedro); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol.
Fluminense: Muriel, Gilberto (Michel Araújo), Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Dodi, e Yago Felipe (Yuri Lima); Nenê, Evanílson (Pacheco) e Marcos Paulo (Caio Paulista).
Por fim, fomos para a finalíssima. Com os três Fla x Flus em sequência sábado/quarta/domingo e o time ainda voltando do longo período de inatividade, JJ lançou mudanças significativas do meio para frente na primeira partida. Jogo duro, com o gol da vitória saindo num contrataque fulminante. A absurda expulsão de Gabigol, já nos acréscimos da partida, tirou o jogador da grande final.
Fluminense 1x2 Flamengo – 1ª partida da decisão – Campeonato Carioca – 12/07/2020
Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Arão, Diego (Everton Ribeiro), Vitinho e Arrascaeta (Michael); Gabigol e Pedro (Pedro Rocha).
Fluminense: Muriel, Gilberto (Michel Araújo), Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Dodi, e Yago Felipe (Yuri Lima); Nenê, Evanílson (Pacheco) e Marcos Paulo (Caio Paulista).
Na última partida do campeonato, poderíamos ter descido para o intervalo vencendo, talvez até por um placar já de 2x0. No entanto, ainda que os erros de finalização teimassem em manter o 0x0, a postura demasiadamente retraída do Fluminense apresentou uma das finais mais tranquilas que eu já vi. Nem aquele “abafa final” teve. Nada. Nos melhores momentos da partida há um único chute tricolor, ainda no primeiro tempo, de Evanilson. Nos acréscimos, Vitinho marcou em chute de fora da área e garantiu o nosso 36º carioquinha.
Flamengo 1x0 Fluminense – 2ª partida da decisão – Campeonato Carioca – 15/07/2020
Flamengo: Diego Alves, Rafinha (Gustavo Henrique), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Arão, Gerson (Diego), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Michael); Bruno Henrique e Pedro (Vitinho).
Fluminense: Muriel, Gilberto (Michel Araújo), Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Dodi (Felipe Cardoso) e Yago Felipe (Caio Paulista); Nenê, Evanílson (Ganso) e Marcos Paulo (Pacheco).
Para amanhã, o desafio continua: entramos como favoritos no Fla x Flu e precisamos dos 3 pontos para continuar a escalada na tabela. Com a recuperação gradativa da nossa melhor forma física, o ímpeto ofensivo está retornando (11 gols no campeonato, atrás apenas do Inter) e já podemos ver por mais tempo a marcação alta. O rodízio do elenco está sendo bem-feito, a temporada será muito rigorosa. Que o time continue evoluindo para não deixar a defesa tão exposta, por tantas vezes. Em todo caso, ganhar de 5x4 é sempre melhor que empatar em 0x0. Vai pra cima deles, Mengo!
Saudações RubroNegras!