Eu gosto do Campeonato Carioca. Não... Eu não fiquei maluco de uma hora para outra! Eu gosto da ideia de um campeonato carioca, um torneio onde as rivalidades locais são potencializadas e que poderia servir como uma boa pré-temporada, especialmente porque em Janeiro e Fevereiro o país segue em ritmo de férias e Carnaval. Se o Campeonato Carioca se restringisse a esse período, talvez pudesse voltar a ser uma competição interessante. Ao final do Carnaval, começa o ano e, com ele, deveria começar o Brasileirão.
Infelizmente, este Campeonato Carioca que é jogado atualmente não é mais atraente para o Flamengo. Para vocês terem uma ideia, no ano mágico de 2019 foram quatro Fla x Flus e quatro Flamengo x Vasco no carioquinha. Um número absurdo e que resulta em partidas esvaziadas, com times reservas e falta de público, prejudicando o próprio produto. Em todo caso, esse inchaço de clássicos é mais um sintoma do mal planejamento do calendário da CBF e do sistema federativo em que ainda nos encontramos.
Este é o calendário apresentado pela CBF em Outubro do Ano Mágico. Há uma série de inconsistências e a que nos chamou mais atenção, especialmente pelo momento do Flamengo, é a marcação de férias dos jogadores logo após o término do Campeonato Brasileiro, o que significa que todo time brasileiro que vencer a Libertadores, estará com problemas de calendário no início do ano seguinte.
Depois, a marcação da Supercopa do Brasil, disputa entre os campeões nacionais. A princípio marcada para 19 de Janeiro, já precisou ser remarcada para 16 de Fevereiro, pois a confederação do maior país da América do Sul não acredita que um de seus filiados possa, no mesmo ano, vencer a Libertadores e um dos títulos nacionais. A coisa é de um amadorismo tão gritante que fica parecendo algo como "ah, faz assim mesmo, se der problema depois a gente vê...".
A outra piada do calendário foi a CBF ter anunciado com pompa e galhardete que "a partir de 2020 o campeonato brasileiro não será afetado pelas datas Fifa", para depois descobrirmos que será afetado por 9 rodadas (!!!!!) pela Copa América. O que falar de uma bizarrice como esta???
Enfim, com esse calendário tosco, o time do Flamengo que estaria disputando a copinha de juniores se prepara para estrear no Campeonato Carioca no próximo sábado, contra o Macaé no Maracanã. Enquanto isso, o time principal ainda se encontra de férias e, quando retornar, disputará o campeonato esporadicamente, como treinamento para as partidas que realmente interessa.
Além disso, sem acordo de televisionamento, o campeonato perde ainda mais o interesse. Seria o fim do poço para o carioquinha?
Saudações RubroNegras!