sábado, 30 de novembro de 2019

Túnel do Tempo: Desmatamento em São Paulo nos Anos de Títulos

1992 - Palmeiras 1x2 Flamengo - Campeonato Brasileiro Série A


1999Palmeiras 3x3 Flamengo - Copa Mercosul (Finalíssima)


2009Palmeiras 0x2 Flamengo - Campeonato Brasileiro Série A




2019 - Loading...

Bom Sábado e SRN a tod@s

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Flamengo 4 x 1 Ceará - Outro patamar

E o Flamengo  do fim de semana mais mágico da história do Clube, com o título da Libertadores no sábado e Brasileirão no domingo, veio de ressaca para o jogo contra o Ceará numa quarta-feira à noite, 21:30 e transmissão em TV aberta para quase todo Brasil. Todos querem ver o abençoado Flamengo de Jesus em campo.

Fiquei com medo. Com o ranço antigo que Flamengo não ganha em dia de festa. E este jogo isto seria explosivo. Uma ressaca monstra, recebimento de taça no fim e torcida eufórica. Já vi este filmes algumas vezes e nunca acabava bem. Ceará, um time de toques rápidos, luta desesperadamente para fugir do rebaixamento. Não encararia este jogo como amistoso.

Mas Flamengo de Jesus é diferente. Começou o jogo com muitos titulares, com Diego no meio de campo no lugar do Gerson Vapo, e os laterais reservas. E Reinier no lugar do Gabigol, suspenso da partida. 

Flamengo ainda que em um ritmo meio malemolente. pressiona o Ceará, mete duas bolas na trave e cria inúmeras chances sempre esbarrando no último passe. O gol parecia próximo quando um atacante do Ceará corre pela direita, passa pelo Rodinei com a mesma facilidade com que Jesus destrói os outros técnicos brasileiros, cruza, bate no calcanhar de um, sobra para outro, e gol do adversário. Injusto. Mas futebol é injusto muitas vezes e não está nem aí para o que você acha.

Flamengo fica meio atordoado mas logo volta a se acertar. Jesus tira o Reinier de meio bigode no rosto ainda no primeiro tempo. Não gostou do que viu. E coloca Vitinho. Bruno Henrique finaliza mais uma vez na trave, com direito a bola passando em cima da linha. Gol do Ceará fechado pelo recalque dos haters.

Final do primeiro tempo. Entrevista. Jogador do Ceará já alerta:"Temos que ter cuidado no segundo tempo, é onde eles marcam mais gols".

Bem, não foi por falta de aviso. Veio o segundo tempo e começou a magia do Bruno Henrique. Sem Gabigol em campo ele fez chover. Empatou o jogo pegando uma bola cruzada na área. Torcida explode. Vem mais por aí. Sentimos o cheiro de sangue. Mas Ceará ataca mais. Flamengo perde até as segundas bolas por alguns momentos. 

Até que chegou o fim da brincadeira e Bruno Henrique mete dois gols. Vitinho, que fez uma partida muita boa, fecha o caixão com arremate preciso. Flamengo ganha de 4 a 1. Torcida em festa. E comemoração do título, com jogadores, comissão técnica, staff e dirigentes recebendo medalhas, sendo ovacionados e correndo com a taça pelo campo.

Cena mágica que espero que se repita com muito mais frequência.

2019 será um ano inesquecível na história do Flamengo.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Flamengo x Ceará


Campeonato Brasileiro/2019 - Série A - 35ª Rodada

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019, as 21:30h (USA ET 20:30h), no Estádio Jornalista Mário Filho ou "Maracanã", no Rio de Janeiro/RJ.

FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Rodrigo Caio, Rhodolfe Renê; Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Reinier. Técnico: Jorge Jesus.

Ceará:  Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Tiago Alves e João Pedro; Fabinho e Ricardinho; Chico, Thiago Galhardo e Felipe Baxola; Bergson. Técnico: Adilson Batista.


Arbitragem: Paulo Roberto Alves Júnior, auxiliado pelos Assistentes 1 e 2 Bruno Boschilia (FIFA) e Rafael Trombeta, trio da Federação Paranaense de Futebol. Quarto Árbitro: Rafael Martins de Sá (FFERJ)Árbitro de Vídeo (VAR): Elmo Alves Resende Cunha, auxiliado pelos Assistentes VAR 1 e 2 Jefferson Ferreira de Moraes e Leone Carvalho Rocha, todos da Federação Goiana de Futebol. Observador de VAR: Cláudio Vinicius Cerdeira (BR).

Transmissão: Rede Globo (aberta, para todo o país, menos SP e PR)PremierePremiere Play e PFCI (sistema pay-per-view, aplicativo e internacional).


Gratidão, amor e fé












Irmãos rubro-negros,




Estamos vivendo a história.

Momentos inesquecíveis.

Flamengo é Bicampeão da Taça Libertadores da América, Heptacampeão Brasileiro e 35 Campeonatos Cariocas.

Tudo no mesmo ano. Emoção indescritível.

Um processo que iniciou-se em dezembro de 2013, com a eleição do nosso presidente Eduardo Bandeira de Mello, que foi sucedido agora pelo também nosso presidente Rodolfo Landim, o qual transformou toda a capacidade rubro-negra em realidade dentro e fora de campo.

Quem acompanha de perto o processo de reconstrução e recuperação do Flamengo pode dizer que o momento das vitórias viria, cedo ou tarde.

Algo de uma certeza quase algébrica.

Só que futebol não é uma ciência exata. Longe disso.

E jogando uma final de Libertadores em jogo único, tudo pode acontecer.

Aí entra o imponderável, o impossível, o espiritual.

E o Flamengo venceu uma partida que perdia até os 43 minutos do segundo tempo, fazendo o gol de empate aos 44 minutos e virando o jogo aos 47.

A categoria e a raça do nosso time aliadas ao conhecimento do nosso comandante e, ainda,  à intervenção  providencial do nosso amado santo padroeiro.

A história sendo escrita ao vivo e a cores.

Meu muito obrigado a todos os nossos jogadores, à comissão técnica de Jorge Jesus e à diretoria do Clube de Regatas do Flamengo capitaneada por Rodolfo Landim. 

Vocês são heróis que escreveram seus nomes no panteão rubro-negro.

E o meu muito obrigado, São Judas Tadeu.










...




Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. 


terça-feira, 26 de novembro de 2019

Fica, Mister!


SRN, Buteco.

Depois do final de semana épico, seria uma heresia reclamar do que quer que seja por estes dias.

Então, por favor não entendam mal,mas eu ABSOLUTAMENTE estou despreparado para uma possível saída de Jorge Jesus.

Me preocupa que saiam jogadores , que não consigamos contratar Gabigol, mas nada me perturba mais do que perder o Mister.

Um treinador que veio, viu e venceu. Que mudou absolutamente tudo na estrutura do clube e mudou o rumo do ano esportivo que se encaminhava pra mais um desfecho melancólico.

Sei que não existe ninguém insbustituivel, mas é inegável que JJ conseguiu a imensa proeza de fazer o time vencedor jogando de forma vistosa, agradável.

Assistir a jogos do Flamengo se tornou uma experiência prazerosa, alegre, lúdica. Por vezes, me pegava sorrindo com algumas trocas de passes, jogadas ensaiadas...

O Mister nos restaurou a autoconfiança, quebrou tabus,destroçou paradigmas e , principalmente, trouxe de volta a alma rubro negra , o modo de jogar ofensivo, o ataque como forma de vida, a busca incessante pela vitória.

Fica, Mister.

Mas se for, foi um prazer imenso e um privilégio ter a sua presença na história do clube.




segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Fazendo História

Salve, Buteco! O Flamengo é o primeiro clube brasileiro a conquistar o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América no mesma temporada. Acompanho futebol desde a década de 70 e não me recordo de algum time alcançar o mesmo feito. Com todo o respeito, Santos é uma ova! Em 1963, disputou apenas a final da Taça Brasil, contra o Bahia, em dois jogos ocorridos em janeiro, enquanto na Copa Libertadores da América sua campanha se iniciou já na semifinal, por ser o campeão da edição de 1962, e se resumiu a quatro jogos disputados entre 22 de agosto e 11 de setembro. Como alguém pode comparar os seis jogos separados por um semestre a 38 rodadas do Brasileiro e 13 jogos da Libertadores, disputados em sua maior parte simultaneamente?

Francamente...

O Flamengo de Jorge Jesus reacende as minhas memórias dos últimos anos do futebol-arte no Brasil. Vejam bem, tenho plena consciência de que não é possível comparar individualmente nossos jogadores atuais, por melhores que sejam, com os melhores daquela época, que, ao contrário dos dias de hoje, jogavam apenas no Brasil, defendendo as cores de diferentes clubes. Também estou consciente de que não temos atualmente o cenário de equilíbrio que existia entre os chamados grandes de Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, pois é evidente que o Flamengo está em patamar bastante superior ao dos nossos melhores rivais de outros estados. Tampouco ouso afirmar que o time atual está no patamar dos melhores do futebol europeu, pois, por melhor que seja o trabalho do JJ, não se retira duas décadas de atraso em quatro ou cinco meses.

Contudo, parece ser inegável que o Mais Querido sacudiu o curso da História. Curtam, Amigos, o processo, a trajetória, pois o ajuste fino atual é resultado de uma incrível reunião de pessoas certas nos locais certos fora de campo, algo que não acontece todo dia, seja em clubes bem estruturados, seja nos que devem até as contas de água e luz.

Ao contrário dos rivais, o Flamengo demorará a entrar de férias. Até o dia 21 de dezembro, quando provavelmente enfrentará novamente o Liverpool por um campeonato mundial, Jorge Jesus deverá focar na preparação do time para a semifinal, dia 17, contra o vencedor de Al-Hilal x Esperance de Túnis, e, claro, para a iminente final contra os ingleses. O desgaste dos titulares é muito grande, como demonstraram De Arrascaeta, Gérson e Willian Arão.

2020 será o ano do desafio de se manter no topo. O Mais Querido precisará encorpar o elenco para enfrentar a insana maratona e as convocações para mais uma Copa América (!). Jorge Jesus e sua comissão técnica precisarão encontrar saídas para variar o jogo e confundir os adversários, que direcionam seus olhares para o trabalho do Mister. Porém, convenhamos, é muito melhor ter esse tipo de problema do que os que existiam antes de 2013.

Até o Mundial, desfrutemos o momento. Ninguém merece mais do que a Nação Rubro-Negra, que carregou o time nos braços nos momentos mais difíceis enfrentados neste glorioso e eterno 2019.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.


domingo, 24 de novembro de 2019

Imagens da Glória Eterna




  








sábado, 23 de novembro de 2019

Flamengo x River Plate


Copa Libertadores da América/2019 - Final (Jogo Único)

Sábado, 23 de Novembro de 2019, as 17:00h (USA ET 15:00h), no Estádio Monumental de Lima ou "Coloso de Ate", em Lima/Peru.

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Gérson e Willian ArãoEverton Ribeiro, De Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

River Plate:  Armani; Montiel, Martínez, Pinola e Casco; Enzo Pérez; "Nacho" Fernández, Palacios e De La Cruz; Santos Borré e Matías Suárez. Técnico: Marcelo Gallardo.

Arbitragem: Roberto Tobar, auxiliado pelos Assistentes 1 e 2 Christian Schiemann e Claudio Ríos, trio da Federación de Fútbol de Chile (FCF). Quarto Árbitro: Andrés Rojas (Federación Colombiana de Fútbol)Árbitro de Vídeo (VAR): Esteban Ostojich (Associación Uruguaya de Fútbol). Assistentes VAR 1 e 2: Alexander Guzman (Federación Colombiana de Fútbol) e Victor Hugo Carillo (Federación Peruana de Fútbol). Assessor Internacional: Jorge Larrionda (Associación Uruguaya de Fútbol).

Transmissão: Rede Globo (aberta, para todo o país); Fox Sports 1 e 2 (TV por assinatura).














quinta-feira, 21 de novembro de 2019

O Pertencimento

Imagem: Globo Esporte

O Flamengo dá esta sensação de pertencimento que creio que nenhum outro time permite. Sua torcida está em todo lugar, curtem se curtir e ainda que times mambembes tenham tido seu lugar na história do clube, sua torcida sempre soube que o Flamengo era o maior clube do mundo e que carregava um enorme potencial de voltar a ser aquele time grande e temido.

Demorou anos. Muitos anos. Teve que fazer uma revolução administrativa, em meio a muitas brigas internas, e cortar na carne. Saneando financeiramente e reposicionando processos administrativos visando uma administração moderna e competente.

A torcida, em todo lugar, comprou esta ideia. O Flamengo não ser mais motivo de deboche "eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo" voltou a ser orgulho de todos. A Base do Flamengo ressurgindo depois de um longo tempo de trevas também. Assim como a reestruturação patrimonial, a construção de uma estrutura de treinamento impactante. Coloca qualquer time nos trinques, jogadores desejosos de virem pro Flamengo. Ao contrário de outros tempos em que perdemos jogadores até para o Botafogo.

Isto fez crescer o sentimento. É bom estar do lado de algo que funciona. A competitividade esportiva era o calcanhar de aquiles. A gestão passada não parecia ter este sentimento muito forte e desenvolvido como a atual. Tanto que esta retórica ajudou, merecidamente, a ganhar a eleição. Muitos rubro-negros  sentiam na pele que este fator estava faltando e apostou nestes caras. Ganharam por ampla maioria. 

Rei morto, rei posto. O que vimos desde o começo do ano foi a aposta neste sentido competitivo. Uma contratação errada de Abel não foi sendo arrastada como um peso morto por mais tempo que se devia por considerações ou simpatias pessoais de dirigentes amadores ou mesmo dito profissionais. Foi trocado por um técnico português de 65 anos saído de um time das Arábias, com um bom histórico no Benfica. O Mister Jesus.

E o Mister Jesus pôs em prática o time mais forte e competitivo que vimos desde há muito anos. Claro que com o reforço de ótimas contratações atuais e algumas do passado recente. 

O Flamengo encanta, deslumbra e faz querer ver seu jogo por puro apreço ao futebol. 

Há um pertencimento de qualquer torcedor ao bom "Jogo jogado" de qualquer time afinado. E o Flamengo hoje é este time. Seus torcedores se animam, esquecem os milhares de problemas atuais e fazem do Flamengo um excelente ponto de fuga para um sentimento sublime que é difícil de encontrar na "vida real". Torcedores de times adversários que não acumulam raiva e recalque têm a chance de se verem envolvidos nesta enorme paixão e se deixarem levar pelo mais puro sentimento de amor ao futebol.

A torcida levando os jogadores, literalmente, ao aeroporto é uma cena já marcada na história.

O Flamengo sou eu. Você. Todos nós.

Vamos ser campeões vamos Flamengo.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Flamengo











Irmãos rubro-negros,




Todo Amor ao Mengo.



...



Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.


terça-feira, 19 de novembro de 2019

Estamos Preparados

Olá Buteco, bom dia!

Chegamos na semana da Decisão. Todo o trabalho realizado até aqui terá sua culminância do próximo sábado. São 25 jogos de invencibilidade, título do Brasileirão no bolso e apresentações espetaculares, comparáveis às dos melhores Flamengos da história.

O time-base está na ponta da língua da língua de todos os amantes do futebol bem jogado: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Uma máquina de gols e vitórias, capitaneada pelo excelente Mister Jorge Jesus.

Nessa expectativa para o jogão, trago hoje alguns números dessa memorável campanha: tirando o campeonato carioca, são 50 jogos na temporada, com apenas 6 derrotas e uma incrível média de 2 gols por partida! Senhores, estamos falando apenas de jogos contra times da primeira divisão nacional, além dos adversários estrangeiros na Libertadores. É esculacho! 


Destaco nessa reta final da temporada, além dos óbvios protagonistas, a evolução de reservas como Vitinho (5 gols, 3 assistências) e Reinier (4 gols, 2 assistências). Esse é um ponto emblemático e que ajuda a entender como vencemos, com apenas 3 titulares, o bom time do Grêmio, na casa deles. 

Após a classificação para a final da Libertadores, dizíamos que as partidas do campeonato brasileiro seriam excelentes jogos preparatórios. Foram perfeitos! Fomos testados em vários aspectos que certamente estarão presente na final e nos comportamos bem. O melhor de tudo é ver que ainda não chegamos ao nosso limite. Falta ainda uma última apresentação de gala, para encerrar o show. 

Será Sábado! Estamos preparados para vencer.

Saudações RubroNegras!

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Rumo à Eternidade

Salve, Buteco! Primeiramente, perdoem-me as linhas mal-traçadas e as ideias desconexas, pois escrevo sob forte emoção. É que chegou o momento tão esperado. O Mais Querido do Brasil inicia a semana que poderá culminar, ao seu final, como sendo a mais importante em 38 anos, com a conquista dos títulos brasileiro e da Libertadores de 2019. O trabalho idealizado em 2012 e que começou a ser executado em 2013 no Flamengo efetivamente levava alguns a falar no tal "Ano Mágico", porém confesso a vocês que esse papo nunca me convenceu, por não imaginar que fosse possível ao Flamengo, ou a qualquer clube brasileiro, conquistar títulos tão grandes como o Campeonato Brasileiro e a Libertadores na mesma temporada. Tal façanha pressupõe uma superioridade tão acachapante que só mesmo por estar efetivamente vivendo esse marco histórico ser alcançado é que tenho certeza de não estar delirando.

2019 ainda terá que ser muito estudado. Afinal de contas, se é verdade que avanços como a reestruturação administrativo-financeira e a construção do Centro de Treinamentos de primeiro mundo foram meticulosamente planejadas, não creio que se possa dizer o mesmo em relação à escolha do treinador e mesmo de algumas peças do elenco, o que resultou de fortes e tensas disputas internas e da ousadia de alguns dirigentes. Sem dúvida, houve salto sem precedentes em nível de gestão de futebol no Flamengo, porém a magia parece ter surgido de uma composição heterodoxa de talentos e personalidades, dentro e fora de campo, além de uma pitada do acaso, que parece marcar todos os anos vencedores do Mais Querido nas últimas décadas.

Mas essas reflexões devem ser postergadas para o futuro, eis que o momento é de curtir os últimos momentos da longa escalada aos píncaros da glória. Para chegar até aqui, a Nação Rubro-Negra sofreu muitas provações, assacadas por adversários, entidades que organizam os torneios e até pela imprensa anti-Flamengo. Porém, todos falharam e parecem ter consciência de que não têm mais como evitar o que tanto temiam: a consumação do Ano Mágico do Clube de Regatas do Flamengo.

Nós, torcedores, merecemos esse momento. Não permitam que ninguém o estrague. Esqueçam os detratores, os invejosos, os infelizes habitantes dos becos escuros do atraso. Contem os dias, as horas, os minutos e os segundos. No próximo final de semana, vistam o Manto Sagrado e celebrem o momento mais vitorioso do Clube de Regatas do Flamengo em 38 anos.

Vamos caminhar com o time e o clube rumo à Eternidade.

Bom dia e SRN a tod@s.

domingo, 17 de novembro de 2019

Grêmio x Flamengo


Campeonato Brasileiro/2019 - Série A - 33ª Rodada

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2019, as 16:00h (USA ET 15:00h), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS.

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo Moura, Pedro Geromel, David Braz e Cortez; Michel, Maicon e Alisson; Luciano, Tardelli e Everton. Técnico: Renato Portaluppi.

FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Matheus Thuler, Rhodolfo e Renê; Piris da Motta, Diego e De Arrascaeta; Lucas Silva, Gabigol e Reinier. Técnico: Jorge Jesus.



Arbitragem: Raphael Claus (FIFA/SP), auxiliado pelos Assistentes 1 e 2 Danilo Ricardo Simões Manis (FIFA/SP) e Anderson José de Moraes Coelho (FIFA/SP)Quarto Árbitro: Daniel Aloysius Soder (RS). Árbitro de Vídeo (VAR): José Cláudio Rocha Filho (SP). Assistentes VAR 1 e 2: Lucas Canetto Bellote (SP) e Evandro de Melo Lima (SP). Observador de VAR: Raimundo Nonato Lopo de Abreu (DF).

Transmissão: Rede Globo (aberta, para todo o Brasil, exceto BA, SP e PE)PremierePremiere Play e PFCI (sistema pay-per-view, aplicativo e internacional).

Pendurados: Diego, Matheus Thuler e Renê.

Suspensos: Bruno Henrique, Gérson e Willian Arão.


sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Feliz Aniversário, Flamengo!




Sempre estarei contigo

Bom dia e SRN a tod@s.






quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Flamengo 4 x 4 Vasco - O empate arriscado

Um jogo que foi uma decisão pro Vasco e o Flamengo foi Bahamas. Depois de um primeiro gol relâmpago do Everton Ribeiro seguida da única jogada relevante de Reinier em sua partida. Mas belíssima, por sinal, o Flamengo descansou. Cansado talvez. Pensando na final da Liberta, may be. O fato é que a defesa sumiu do jogo, Arão voltou ao tempo do "Tá mal Arão" e o Gerson parecia o jogador indolente que os tricolores apontavam que era. Vasco encarava a partida como a decisão da vida. Aliás todos os times fazem isto contra o Flamengo. Não sei se é uma mistura de recalque com mala verde turbinada. O fato é que o Flamengo lida com uma decisão a cada jogo. Enquanto o Palmeiras passarinho. Os times são indolentes contra o verdinho da CBF Paulista mas selvagens contra o Flamengo. 

Mas Vasco marcou em cima e saía com velocidade. Jogadores corriam sem parar, e o Flamengo achando que o jogo estava controlado. Resultado? Vasco faz 2 a 1. No primeiro gol fazem falta explícita no Rafinha lá frente. Uma porrada interpretativa no calcanhar. Ele cai. Rodrigo Caio por algum motivo obscuro tinha saído da defesa para o ataque tal como um volante e por lá ficou. Resultado? Vasco atacou com velocidade, encontrou um espaço de campo infinito e chegou ao gol fácil. Segundo gol, bela jogada do Pikachu em cima dos zagueiros, Rodrigo Caio perde o tempo da bola e faz falta. Pênalti desta vez muito bem batido pelo próprio Pikachu. 

Então o Flamengo tem um último lance no primeiro tempo. Uma falta bem ensaiada. Bola pro Rafinha, seu chute resvala no zagueiro do Vasco e gol. Empate até imerecido naquele momento, mas futebol não quer saber.

Esperávamos todos esporro do Jesus no vestiário. E o Flamengo voltou ao segundo tempo com Arrascaeta. Jogando muito. Parecia não ter perdido o ritmo. Mas logo gol do Vasco. Flamengo então acorda. Bruno Henrique, depois de um primeiro tempo muito apagado,  faz seu gol. Empata o jogo. Bruno Henrique após linda jogada do Vitinho faz o quarto. Enquanto isto Gabigol perdia um gol atrás do outro. Flamengo 4 x 3. Jogo nos acréscimos. Defesa então falha fragorosamente. Dos laterais ao goleiro. Deixam cruzar, goleiro sal mal do gol, deixam cabecear. Gol do empate do Vasco. Nada mais a se fazer.

Flamengo empata um jogo que deveria ganhar para ter mais tranquilidade. Terá 3 pedreiras pela frente. O próprio VARmeiras, Grêmio lá e Santos lá. Não dá para descansar em paz. O preço pela falta de foco e concentração neste jogo espero que seja compensado com mais foco ainda no porvir.


quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Flamengo x Vasco da Gama


Campeonato Brasileiro/2019 - Série A - 34ª Rodada (Antecipado)

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, as 21:30h (USA ET 20:30h), no Estádio Jornalista Mário Filho ou "Maracanã", no Rio de Janeiro/RJ.

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Gérson e Willian Arão; Reinier, Everton Ribeiro e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Vasco da Gama: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Henríquez, Ricardo (Werley) e Danilo Barcelos; Richard, Raul e Marcos Júnior; Rossi, Ribamar e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO), auxiliado pelos Assistentes 1 e 2 Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Bruno Raphael Pires (FIFA/GO)Quarto Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ). Árbitro de Vídeo (VAR): Bruno Arleu Araújo (RJ). Assistentes VAR 1 e 2: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) e Diogo Carvalho da Silva (RJ). Observador de VAR: Alício Pena Júnior (BR).

Transmissão: PremierePremiere Play e PFCI (sistema pay-per-view, aplicativo e internacional).

Pendurados: Bruno Henrique, Diego, Gérson, Matheus Thuler, Renê e Willian Arão.