segunda-feira, 1 de julho de 2019

No Desembalo da Copa América

Salve, Buteco! Enquanto a Copa América se arrasta de maneira deprimente, o Mais Querido fez do jogo-treino contra o Madureira, no sábado à tarde, um verdadeiro acontecimento. Com transmissão até para o exterior e grande audiência em Portugal, divulgando a marca rubro-negra internacionalmente, foi efetivamente a primeira oportunidade para conferir esse início de trabalho do Jorge Jesus no clube. Gostei do que vi no setor ofensivo. JJ exigiu muita movimentação dos atacantes e já foi possível enxergar os primeiros sinais de um esquema efetivamente objetivo e vertical, e muito ofensivo. Mas um ponto chama a atenção: com Everton Ribeiro contundido e De Arrascaeta cedido à seleção uruguaia, o time talvez tenha sido escalado com mais jogadores "agudos" ou no estilo "winger" do que a formação titular terá. Foi uma pena que as eliminações de Colômbia e Uruguai não tenham antecedido a realização do jogo-treino.

Apesar de já ter jornalista se empolgando ao falar da "importância do Diego" e de como ele jogará com Jorge Jesus, também não acredito que o capitão e atual "camisa 10 da Gávea" venha a ser titular, apesar de ser justo destacar sua boa atuação no jogo-treino, com passes verticais e objetivos. É que, além de ter sido apenas o Madureira, sou bastante cético quanto ao nosso veterano conseguir atuar com a velocidade e intensidade exigidas para a posição de "segundo homem do meio de campo", seja para marcar, seja para subir com força e velocidade para apoiar o ataque. A rigor, nosso elenco não possui esse jogador. Ronaldo talvez seja o mais próximo do que o time precisa e JJ deseja, com a vantagem de ter muito o que evoluir. Esperar do Arão que cumpra essa função é pura perda de tempo. Aliás, o "mal Arãooo" até virou meme.

Não é de se estranhar que o ponto preocupante tenha sido o sistema defensivo. O Madureira chegou de duas a três vezes na cara do nosso goleiro César, ainda com a formação que iniciou a partida. O jogo na Arena da Baixada me preocupa. Haverá pouco tempo para o time assimilar o novo esquema tático, cujo desenho, dizem, será o 4-1-3-2. Menos mal que Cuéllar estará de volta hoje aos treinos, assim como o uruguaio De Arrascaeta.

***

Há 27 anos atrás o Mais Querido entrava em campo, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro, um Vasco da Gama amplamente favorito em razão do placar de 2x4 na fase de classificação, quando dois gols de Luiz Antônio evitaram o pior, salvando o time do vexame de um 0x4. Após o Maestro Júnior abrir o placar com um gol quase "espírita", que contou com a generosa colaboração de Luiz Carlos Winck, o adversário chegou a ficar com 9 em campo e se lateral esquerdo, pois Eduardo "Cachaça" e Cássio se contundiram. Foi então que o Mais Querido resolveu honrar sua tradição de perder um caminhão de gols, que poderiam ter resultado em uma estrondosa goleada, quase matando a torcida de susto, especialmente quando Eduardo voltou a campo com o braço e o ombro direitos embalados por uma tipoia, o que fez a torcida e o time vascaínos incendiarem ainda mais a partida. Os gritos vindos da arquibancada podiam ser escutados na transmissão. Confesso que temi pelo pior.

Os intermináveis minutos de agonia tiveram fim quando o Maestro lançou por cobertura o prata-da-casa e campeão da Copinha/90 Nélio "Marreco", que, fuzilando com um tiro cruzado de direita ao penetrar em velocidade na grande área, deu números finais à partida e pavimentou o rumo do Mais Querido ao seu quinto título brasileiro.


Onde você estava naquela distante noite de quarta-feira? O que lembra da partida?

***

As meninas do Flamengo/Marinha assumiram a terceira colocação do Brasileiro no sábado, com uma boa vitória por 2x0 (gols de Gaby) contra o Internacional em Porto Alegre, ficando a um ponto na tabela de classificação do líder Corinthians e do vice-líder Santos. Nossa missão agora é secar os dois, para que não abram mais vantagem, e ainda o Kindermann, que pode nos ultrapassar no complemento da rodada, na próxima quarta-feira. Todos jogam fora-de-casa, contra, respectivamente, Foz Cataratas, Vitória e São Francisco/BA.

***

Na semana que vem o calendário será retomado com as quartas-de-final da Copa de Brasil, e o Mais  Querido, como sabemos, jogará a partida de ida na Arena da Baixada, contra o Athletico/PR. Que o elenco e Jorge Jesus tenham uma semana de trabalho inspirada e produtiva.

No desembalo da Copa América, deixo vocês com o funk do momento.



Bom dia e SRN a tod@s.