terça-feira, 5 de junho de 2018

Agosto de Deus




Olá Buteco, bom dia!

Cruzeiro e Grêmio. Os sorteios que definiram nossos adversários na Libertadores e Copa do Brasil não foram camaradas, dessa vez. Dois times tradicionalíssimos em mata-mata, que vêm de títulos recentes e jogando bem na temporada atual. O Cruzeiro, nosso adversário na Libertadores, é o time que mais fez gols na 1ª fase da competição, 15 em 6 partidas, em um grupo que era considerado equilibrado. É o atual vice-líder do Brasileirão. O Grêmio, parece que não vem bem, andou empatando alguns jogos no Brasileiro, mas você olha a tabela deles e estão lá também 13 gols na Libertadores, apenas 2 gols contra (melhor defesa da competição) e a 3ª posição no Brasileirão. Não se enganem, amigos: são duas pedreiras!

Por outro lado, estamos em estado de graça! As vitórias contra Atlético MG, Bahia e Corinthians nos deixou 4 pontos na frente dos dois rivais no brasileirão. Temos o melhor ataque do campeonato brasileiro e estamos invictos na Libertadores, mesmo inseridos em um grupo considerado um dos mais fortes da competição. Se Cruzeiro e Grêmio preocupam, podem ter certeza que o Flamengo também os deixa preocupados.

Há um detalhe também relevante nestes emparelhamentos: os três times estão disputando três competições simultâneas. Após o sorteio de ontem, é natural que questões como priorizar uma ou outra competição seja alvo das discussões. Sinceramente, não tenho a menor ideia do que temos que fazer. O meu espírito torcedor me diz que, se estivermos bem à frente no Brasileiro, dá para poupar e tentar ganhar tudo! Esses três jogos que faltam para a parada da Copa serão, agora mais do que nunca, fundamentais para a estratégia a ser traçada no retorno.



Flamengo já atingiu a pontuação esperada para o segundo bloco (10ª rodada). Para a rodada 15, precisamos chegar aos 30 pontos. Até lá, temos: Fluminense (Brasília), Paraná (Maracanã), Palmeiras (fora), São Paulo e Botafogo no Maracanã e Santos na Vila. Tabela complicada, dois clássicos locais e três confrontos com paulistas. Vitórias nos clássicos deverão ser o diferencial. Fluminense vem com baixas para o Fla x Flu e um dia a menos de descanso. Precisamos aproveitar a oportunidade para manter a sequência de vitórias.

Depois desta sequência, temos o Sport no Rio e aí vem o tão esperado mês de Agosto. A essa altura, todos vocês leitores já conhecem a sequência de jogos que teremos pela frente, mas não custa repetir:
  • 01/08 – Qua – Grêmio x Flamengo – Copa do Brasil
  • 05/08 – Dom – Grêmio x Flamengo – Brasileiro
  • 08/08 – Qua – Flamengo x Cruzeiro – Libertadores
  • 12/08 – Dom – Flamengo x Cruzeiro – Brasileiro
  • 15/08 – Qua – Flamengo x Grêmio – Copa do Brasil
  • 19/08 – Dom – Atlético PR x Flamengo – Brasileiro
  • 22/08 – Qua – Flamengo x Vitória – Brasileiro
  • 26/08 – Dom – América MG x Flamengo – Brasileiro
  • 29/08 – Qua – Cruzeiro x Flamengo – Libertadores

Essas datas ainda não estão totalmente definidas. Pode ser que algum jogo de meio de semana caia na terça ou na quinta e algum do fim de semana caia no sábado (ou segunda). De qualquer forma, uma sequência alucinante de jogos grandes que, se ultrapassados, vai nos dar uma moral enorme,  para ir com tudo para os títulos. O clube, em todos estes anos de reestruturação econômica, vem se preparando para que todas as temporadas sejam assim: com protagonismo e decisões a cada rodada. Aliás, esta expressão nunca fez tanto sentido para o que vem pela frente.

Por fim, reforços serão imprescindíveis! Enquanto todos nós estivermos nos preparando para o mês de Agosto com o aperitivo da Copa do Mundo, a diretoria não poderá se dar esse luxo: precisam correr atrás dos caras que vão nos ajudar nessas batalhas. Não se trata de quantidade, mas de qualidade.

Vamos, Flamengo!!!!