Ao contrário de muitos, eu me divirto. Adoro ver os nomes que inventam aos montes, dia após dia, de jogadores que "já estão acertados". Os ditos apuradores parecem não conhecer a diferença entre interesse, sondagem e contratação.
Um resumo bem rasteiro de como funciona: o clube tem um departamento, o famoso CIM, tem mapeado todos os jogadores do mundo. Todos. Dezenas, centenas até são selecionados de acordo com as necessidades da equipe. Sugestões podem vir de várias origens. O CIM monta relatórios e passa para o departamento de futebol. Ocorrem sondagens. Um exemplo, uma suposição, para usar um dos mais recentes: Rodrigo Caetano liga para o empresário do Éverton Ribeiro.
- E aí, qual a situação do Éverton aí nos Emirados Árabes?
- Ah, ele está tranquilo aqui, o sheikh o adora, tem contrato até 2019 e ganha uma fortuna.
- Ok, obrigado.
O nome disso é sondagem. No entanto, o "jornalista" caçador de cliques lança a matéria, sempre abusando do futuro do pretérito composto, afirmando que o Flamengo já teria acertado com o jogador para 2017. Imagina só se fechássemos com as dezenas de jogador que o departamento sondou? Teríamos um elenco um tanto quanto inchado, coitado do Zé Ricardo para administrar as vaidades de tantos craques...
E nós aqui? Podemos brincar um pouquinho, né?
Uma grande parte dos profissionais do futebol defende a tese de que um elenco deve ser montado com três jogadores para cada posição, um titular, um reserva e um da base. Curiosamente, estou lendo o livro Guardiola confidencial e o treinador catalão prefere um grupo mais enxuto, com atletas versáteis que possam atuar em duas ou três posições. O Flamengo, entretanto, trabalha da primeira forma e é com base nela que eu proponho, assim como no ano passado, um passatempo de complete as lacunas.
Listo abaixo os jogadores que, na minha opinião, comporiam o elenco para 2017. Algumas dúvidas, como goleiro e "ponta-direita" reservas e a renovação do Márcio Araújo. Deixo o Éderson como uma espécie de coringa já que o seu aproveitamento dependerá da sua condição física. Nas minhas contas, então, faltam de cinco a sete jogadores para completar o plantel. Desses, três tem que chegar com status de titulares absolutos: um volante e dois meia atacantes de lado de campo. Precisamos ainda de um lateral esquerdo e um zagueiro e, talvez, mais um goleiro e um volante reservas.
Vamos brincar?
Goleiros
Muralha - Paulo Victor/César/(1) - Thiago
Lateral direito
Rodinei - Pará - Thiago Ennes/Klebinho
Lateral esquerdo
Jorge - (2) - Michael
Zagueiros
Réver - Rafael Vaz - Donatti
(3) - Leo Duarte - Lincoln/Dener
Volantes
(4) - Márcio Araújo/(5) - Ronaldo
Meia direita
Willian Arão - Cuéllar - Lucas Paquetá
Meia esquerda
Diego - Mancuello - Matheus Sávio
Ponta direita
(6) - Marcelo Cirino/Gabriel - Thiago Santos
Ponta esquerda
(7) - Everton - Gabriel Ramos
Centroavante
Guerrero - Leandro Damião - Felipe Vizeu