Bom dia amigos do Buteco,
com enorme prazer estarei ocupando hoje o espaço do Gustavo que não poderá escrever a coluna por motivos profissionais.
Vamos lá.
Vitória do Flamengo em Chapecó foi enorme, daquelas de dar vontade de colocar a camisa no dia seguinte, de ver todos os programas esportivos, enfim, vitória de time que almeja algo grande no campeonato.
Não foi fácil.O time local é um ótimo mandante e em alguns momentos conseguiu imprensar o Flamengo em seu campo, levando muito perigo, porém quem abriu o placar foi o Flamengo, logo no começo.
Boa jogada do Pará, em ótima fase, cruzamento preciso para o Diego, que fez outra ótima partida, bater cruzado, de primeira, e abrir o placar.
Após o gol o Flamengo passou a tocar a bola, e o time adversário sentiu o gol.
Com o passar dos minutos, no entanto, a brava equipe da Chapecoense passou a gostar mais do jogo, subiu suas linhas e passou a jogar dentro do campo do Flamengo.
Inexplicavelmente o Flamengo cedeu campo de mais ao adversário e passou a sofrer uma chuva de cruzamentos na sua área, sempre bem cortados pela firme atuação, outra, da boa dupla de zaga Réver e Vaz.
Quando o jogo parecia que iria para o intervalo com o Flamengo na frente do placar, mais uma bola cruzada, um bate rebate, rebote do Muralha justamente no espaço da área que o atacante Kempes, do Chapecoense, estava e jogo empatado.
Justo castigo para o Flamengo que abdicou de jogar no primeiro tempo.
Segundo tempo começa com o Fla sem alterações, mas com outra postura. Voltamos a valorizar a posse da bola, a atacar e a criar chances.
Mais importante, conseguimos afastar a Chapecoense de nossa área, e pudemos retomar o controle do jogo.
Abro um parêntesis para fazer a seguinte pergunta: por que a equipe não fez isso no primeiro tempo, com o placar favorável?
Enfim, águas passadas e que fique de lição para o futuro.Flamengo criou algumas chances, mas o empate persistia.
Zé resolve alterar o time e faz uma mudança ousada:tira o cansado e ofensivamente inútil Gabriel e coloca o argentino Mancuello, e tira o Everton para colocar o Damião.
O resultado foi imediato: Damião entra mais uma vez botando fogo no jogo, Mancuello também entrou muito bem e, em uma bola que o Guerrero recebeu fora da área, em seu novo posicionamento mais aberto após a entrada do Damião, o peruano recebe a dá um passe que coloca o Mancuello na cara do gol. O goleiro Danilo da Chapeconese defende, e no rebote o Guerrero é derrubado pelo volante Josimar.
Pênalti para o Flamengo! Importante ressaltar que além do penal, o juiz deveria ter expulsado o volante da Chapecoense que havia levado um cartão amarelo minutos antes e não o fez. Arbtiragem nunca esquece de beliscar o Flamengo...
Seja como for, Damião bateu com precisão, gol do Flamengo.
Depois do segundo gol do Fla, a equipe local foi para o abafa e por muito pouco não empatou a partida.
Uma boa defesa do Muralha, um quase gol contra do Vaz e uma falta batida pelo Cléber Santana ficaram perto de decretar o empate, só que não era pra ser.
Com Diego e Guerrero extenuados, Damião incapaz de ajudar na recomposição defensiva e um William Arão que não vive grande fase, o Fla penou para segurar o resultado até o Zé Ricardo resolver fazer a última e óbvia substituição, a entrada do volante Cuellar no lugar de alguém.
Esse alguém seria o Guerrero mas o Diego pediu para sair de forma que acabou sendo ele o substituído.
Logo após a entrada do Cuellar, em jogada novamente de Damião, Mancuello recebe ótimo passe e solta uma bomba de canhota para decretar o 3x1 e mais três pontos na conta do Flamengo, agora segundo colocado no campeonato.
Moral desse jogo é que Damião e Diego estão querendo jogo e já conseguiram elevar de patamar a equipe do Flamengo.
Outra conclusão que tiro é que quando o Flamengo quis jogar futebol, conseguiu levar muito perigo ao gol do adversário e dominou a partida, porém quando optou por sua já tradicional tática de esperar a falha do oponente para tentar matar o jogo no contra ataque, sofreu uma pressão gigantesca e quase deixa o resultado escapar.
Estou naturalmente muito satisfeito com a campanha do Flamengo mas com a sensação de que a equipe pode render mais e ainda faltam alguns ajustes para darmos o passo que nos permitirá buscar o título.
Fiquei feliz com a forma como o time respondeu depois de ter perdido a partida da última quarta feira, e mais feliz ainda em ver que nosso treinador conseguiu arrumar uma outra maneira da equipe atuar, com dois centroavantes.
Com o elenco que temos, cheio de boas peças, a forma como o jovem treinador Zé Ricardo optar por usar o elenco será fundamental para o Flamengo conseguir alcançar os seus objetivos.
Estão deixando o Mengão sonhar...