Hoje é o Day-After dos 5 anos da partida espetacular entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro.
A última partida mitológica do futebol brasileiro, com dois craques em noite inspirada, Ronaldinho pelo Flamengo e Neymar pelo Santos. Reviravoltas, gols perdidos, cavadinha no penalti desperdiçado com direito a embaixadinhas marotas do goleiro. Todos os jogadores ficaram para a posteridade em uma partida única para a torcida do Flamengo e, porque não, para todos adoradores do futebol do país.
Vejo esta partida com nostalgia. Saudade de um futebol que neste dia, como por mágica, voltou a ser gigante no país. Lembrou o que nos fez potência no futebol e nos fazia sentir superiores neste esporte frente as demais nações.
Hoje a eficiência alemã, a ciência, o treinamento árduo, jogadores disciplinados, técnicos e inteligentes, nos derrotaram. Nós, em nossa volúpia, arranjos de última hora, jeitinhos e irresponsabilidade responsável no jogo. Fragorosamente destroçados e humilhados.
O Brasil precisa voltar a produzir ídolos. Precisa de craques que chamem para si o jogo em campo, como aconteceu naquela noite. Precisamos proporcionar que talentos voltem a brilhar em campo, e que arbitragens mal-intencionadas, técnicos limitados, preparação física insuficiente não atrapalhem.
Este jogo deveria se tornar o símbolo da possibilidade do futebol brasileiro. Para podermos voltar a ter isto. Esta sensação que este jogo proporcionou. Do sublime.