quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Luxaria e o Rei da Copa do Brasil



Bom dia amigos do Buteco,

Mais tarde estaremos decidindo a nossa classificação na Copa do Brasil em situação de grande desvantagem, pois perdemos o jogo de ida por 3 x 0 para um dos piores times do momento, o Coritiba.
É possível reverter essa situação? Talvez.
O Flamengo é o Rei da Copa do Brasil*. Somos a equipe que mais venceu jogos nessa competição (88), a que mais fez gols (282), a que tem maior saldo de gols (138) e, para finalizar, somos os atuais campeões.
No entanto, todas vezes que o Flamengo perdeu por 3 ou mais gols jogando fora de casa (89, 1x6 pro Grêmio, 1998, 0x5 para o Vitória e 2000, 0x4 para o Santos), o Flamengo acabou eliminado da competição, de forma que ainda que possível é uma situação muito, mas muito difícil de ser revertida.
Gostaria de deixar claro que estou bastante contrariado com as opções do professor Luxemburgo no que se refere à Copa do Brasil.
Desde as suas primeiras declarações sobre a competição, nosso treinador deixou claro que não era uma prioridade para ele, ao contrário, que livrar o time da “zona da confusão” no Brasileiro, nas palavras dele, era o objetivo principal.
Essa abordagem me pareceria absolutamente defensável 30 dias atrás quando o Flamengo se encontrava em situação dramática no Campeonato Brasileiro, lutando por sua vida.
Depois da sensacional arrancada comandada pelo mesmo Luxemburgo, que viu o Flamengo vencer 6 jogos em 7, sendo 3 vitórias consecutivas fora de casa, cogitar rebaixamento me parece algo completamente fora da realidade, o que me remete novamente à Copa do Brasil:
Como tratar essa competição, em que somos os Reis, os campeões, que temos uma chave como Coxa, CAP e América de Natal com tanto desinteresse? Como abrir mão das receitas que a competição poderia nos dar, na situação atual do clube?
Enfim, hoje à noite saberemos se a decisão tomada em Curitiba de usar um arremedo de time, sem treino, sem motivação e sem ambição terá sido desastrosa ou apenas burra (no caso de conseguirmos nos classificar).
Até aqui tenho uma palavra para definir o período Luxemburgo no Flamengo em 2014:
LUXARIA.
Luxaria no Campeonato Brasileiro significa a reviravolta, o mágico, quase uma Bruxaria.
Luxaria na Copa do Brasil, até aqui, significa pu...usem a imaginação.
SRN.
*dados até 2013.
obs:Estou substituindo o incomparável Carlos Mouta por uma ou outra coluna, logo ele estará de volta.