Não! Eu não sou José Saramago! Protetor solar ou peneira? O que preferimos para nos proteger? Parece que o Flamengo como um todo prefere a peneira. Não dá mais para tapar o sol com ela! Falo aqui de nós torcedores, e me incluo nisso (com grande destaque para a coluna da semana passada), dos jogadores e do “pofêxo”, “tá xerto”? No caso só vou salvar a pele da diretoria, até porque ela não existe. Difícil encontrar o meio termo entre apoiar incondicionalmente e criticar tudo e querer começar do zero. Algo está ruim! De fora não sabemos o que é, e, nem saberemos. Não basta dizer apenas Fulano não faz isso, Cicrano não faz aquilo porque a única coisa que podemos fazer e torcer e muito!
O problema inicial é a montagem do elenco. Achávamos que com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves venceríamos tudo, no carioca isso ficou claro que não iria ocorrer, no primeiro turno do brasileiro nos enganamos e agora estamos sofrendo. As vitórias taparam naquele momento os imprevistos futuros e até os visíveis. A “inexistente” diretoria que montou o elenco sem peças de reposição que resolvessem e acreditou em peças da engrenagem que não resolvem ou resolveram. Precisamos desde o inicio do ano de um lateral-esquerdo, alguém que dividisse a criação com Ronaldinho, um bom zagueiro e um centroavante. Nos trouxeram um bom zagueiro que ainda não jogou direito, um meia que é mais atacante do que meia, outro meia que é de meia pataca e um lateral-esquerdo suficientemente capaz de não ser vaiado ainda e um atacante que não é aquilo que sonhamos.
O técnico que também é manager, vacilou na montagem deste elenco e ainda na montagem da equipe titular, com algumas teimosias. Mas se fossemos nós também não teimaríamos com algumas coisas? Vanderlei peca pela boca! Fala demais, joga a responsabilidade toda na equipe onde existem falhas coletivas e não troca algumas peças por pura vaidade. É competente sim, mas é cego para algumas questões. Faz o famoso “eu ganho, nós empatamos, vocês perdem”, sem conseguir sanar problemas coletivos e alguns individuais que são culpa dele por que é o próprio quem escala a equipe. Percebemos hoje uma baixa do preparo físico e contusões que dificultam o planejamento. Tudo normal pela sequencia de jogos que é para todos os clubes participantes. Será que vamos voar na reta final? Vale a pergunta.
No elenco é notória a má fase de alguns jogadores – física, técnica e psicológica- foram e são muitos jogos “decisivos antes do ponto" e a equipe se abateu um pouco por chegar tão perto da liderança e nunca conseguir alcançá-la. Incompetência também há principalmente no miolo de zaga e no ataque, como já relatei coletiva e individual. Nem adianta pontuar nominalmente porque a queda foi de mais de meia equipe. Nesse elenco algumas opções para a maratona não funcionaram, outras foram mal utilizadas quando foram utilizadas. Tenho outra indagação à respeito da formação do elenco: é melhor ter um time muito forte (Corinthians), um elenco mediano com um craque (Flamengo ou Cruzeiro) ou um elenco equilibrado (Vasco)? A resposta ideal seria um elenco muito forte (para mim de 15 a 18 jogadores que pudessem ser titulares) e um ou dois craques (o que mais se aproxima disso no Brasil hoje é o Santos com o Internacional um nível abaixo).
Para nós vai ter que ficar para o ano que vem com o elenco atual começando o ano do zero e novas peças para a engrenagem. Vamos com o que temos! O problema do time no momento e posso dizer no ano Flamengo não é a defesa, logicamente também é, não é o ataque que faz gols até sem um bom centroavante em boa fase é o meio campo. O meio campo é o lugar onde os jogos são decididos. se tem um bom meio campo e que funciona a possibilidade da equipe fluir bem e vencer os jogos fica maior. Salta aos meus olhos a pouca eficiência do meio campo que foi tão elogiado pela critica e hoje não marca mais, não existe agressividade, pegada e não joga também, a bola já não “anda” mais. Falta mobilidade para que s criem opções de jogadas e principalmente na saída de bola. se ninguém se movimenta a zagueirada vai ter que dar bicão (já gostam disso, sem opção então...). O que vimos na quinta-feira foi um meio campo que não joga e deixa jogar, se deixa pressionar. Futebol é assim se não jogar e deixar jogar, vai perder os jogos!
O que temos de melhor é nossa impaciente torcida que atualmente não empurra o time como deveria. Já vi Fernando, Jaílton, Irineu, Fabão, Luís Alberto entre outros mais e menos votados com a camisa do Flamengo e a torcida empurrar a equipe. Não estamos brigando para cair, não estamos longe do primeiro, e nem estamos fora da zona da libertadores. A responsabilidade é de todos! Esse texto esquizofrênico é exatamente igual a fase que vive nosso clube. Não vamos tapar o sol com a peneira, mas devemos acreditar. Devemos nos perguntar sobre o que o técnico pode tirar desse elenco e onde vamos colocar esse elenco. O que esperar do Flamengo no campeonato e onde poderemos e onde acho que vamos chegar se passarmos protetor solar? Eu apesar de enxergar as falhas espero sempre o título e vocês?
Somos Flamengo, Vamos Flamengo!