segunda-feira, 2 de maio de 2011

O título, o time, Ronaldinho, o balanço, a diretoria...

O Flamengo foi campeão estadual pela 32a vez. Um título muito importante pra consolidar a hegemonia do clube regionalmente e dar moral ao torcedor após um ano de 2010 sofrido e desgastante. Ponto. Clique aqui para ler o brilhante texto do André Monnerat no blog sobreflamengo à respeito do jogo de ontem e do título conquistado. Destaco o seguinte parágrafo:

"Talvez eu esteja só sendo ranzinza e espírito de porco. Peço desculpas a todos que estejam a fim de ler textos ufanistas, cheios de gozações pra cima dos adversários e belas imagens para exaltar nossos heróis. Mas, pra mim, talvez tenha sido o título mais sem graça da minha vida e espero que amanhã a cabeça de todos na Gávea já esteja no Ceará."

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

No início do ano dizíamos aqui que o Flamengo havia montado um bom elenco, mas que precisaria de algumas peças pra disputar o brasileirão e a sul-americana. Depois de 4 meses acho que precisamos mais do estávamos supondo.

De cara, pra serem titulares, faltam PELO MENOS 1 zagueiro, 1 lateral-esquerdo, 1 volante e 1 atacante. Fora isso descobrimos no estadual que precisamos de 2 laterais reservas, de mais 1 zagueiro, de 1 meia-armador pois só temos o Bottinelli e de 1 atacante de área pro banco. As atuações catastróficas dos 2 laterais ontem me chocaram: um tomou bola nas costas o tempo todo, o outro estava totalmente fora de sintonia, parecia que disputava um jogo de 1a rodada contra o Cardoso Moreira.

Ainda sobre o Galhardo, o menino tem claramente qualidade técnica acima da média. Se ele vai ser um bom lateral-direito um dia eu não sei, pode até ser. HOJE ele não tem a menor condição de suportar a pressão de substituir o Léo Moura. E não é por ser garoto não, o Everton Silva, que é muito fraco, não era muito mais velho e aguentou firme no brasileiro de 2009. Pra não disperdiçar o talento, eu gostaria muito que o Galhardo fosse testado na meia-direita. Na lateral HOJE não dá!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu frequento estádios de futebol desde 1978 e já vi o Flamengo ganhar inúmeros títulos. Juro que eu nunca vi uma festa tão sem graça como a de ontem. Repito, título é importante porque marca a história de um clube, mas torcedor não é bobo, não.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois do jogo fiz questão de prestar atenção nos detalhes da festa e uma cena me chamou bastante atenção: os jogadores davam a volta "semi-olímpica" apresentando a taça aos torcedores. O zagueiro David Braz estava com a taça nas mãos, mas a torcida presente nas cadeiras inferiores gritava em coro o nome do Willians. Bem ao lado dele o Ronaldinho acenava como se estivesse agradecendo aos gritos da galera, até que, constrangido, ele parou de acenar ao perceber que estes mesmos torcedores faziam questão de mostrar que os gritos não eram pra ele. Aliás após o jogo eu não ouvi uma única vez os gritos de "Ronaldinho". Preocupante...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha próxima coluna vou detalhar o escandoloso balanço do ano de 2010 divulgado pelo Flamengo. Claro que tô muito feliz pela conquista do estadual, mas não me sai da cabeça a ovação à presidenta Patricia Amorim por uma torcida que, sem ter culpa, pois ninguém é obrigado a entender um balanço patrimonial, está sendo iludida por uma gestão catástrófica em termos administrativos. A dívida de curto prazo do clube deu um salto absurdo de 150 pra R$ 220 milhões. Enquanto as despesas com o futebol despencaram, os gastos com o esporte amador subiram de 25 pra incríveis R$ 45 milhões sem que houvesse aumento significativo de receita. Ou seja, o futebol está sustentando a troca da bomba da piscina, o César Cielo e o Babby do basquete. Um escárnio!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa semana pra você que é campeão toda hora.