quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Isto é Flamengo!

Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores astros do futebol mundial, é jogador do Flamengo! Esta frase carrega em si o simbolismo do que é o Flamengo de verdade, ou seja, o Flamengo resgatado das páginas policiais para as manchetes esportivas do mundo inteiro, das quais jamais deveria ter saído por ser uma potência esportiva latente, hipo-explorada por seus dirigentes que não aproveitam a força da marca, que tem por trás uma multidão de apaixonados como poucos clubes no planeta se dão ao luxo de possuir.

E quantos no Brasil gozam do privilégio de um Milan ou de ouvir de um executivo de um clube europeu que lhes deseja repassar os direitos de um craque, carimbando a transferência com a lapidar sentença "Como torcedor do Flamengo, ele tem a minha preferência para ficar com o jogador"? Certamente, a opção não é uma homenagem ao belo uniforme do nosso rubro-negro e, sim, consequência da pujânça vista de fora, de mais longe, com o ângulo de visão mais aberto para as possibilidades de mercado.

Isto é Flamengo! Sentenciou o amigo de mesa Patrick, entre um chopp e outro aqui no Buteco, no que foi acompanhado pelo restante da galera logo após o fechamento da negociação com o jogador e todos mais felizes do que pinto no lixo com o reencontro tão desejado quanto esperado. Pois é, o Flamengo sempre foi assim apesar de alguns percalços, o preferido por nove entre dez estrelas como se fosse um perfume de ponta.

Há que se aproveitar o momento, que revela a retomada da credibilidade para consolidar a imagem de uma instituição séria, com objetivos que apontam o caminho do profissionalismo e, assim, como por inércia, atrair jogadores de ponta que sonham em vestir o manto, mas não vislumbravam estrutura administrativa para uma convivência salutar com o clube. Uma coisa puxa a outra tanto no universo do malfeito como na esfera do bem arrumado.

Está de parabéns a presidente Patrícia Amorim, em que quem não apostei um centavo furado, pelas paciência, discrição e competência com que conduziu as tratativas para trazer o RG para a Gávea, bem como o outro azarão em minha "futurologia", o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso. Desta feita, o Zé Arruela vai bater sua bolinha quadrada em outras plagas, pois falaram em RG e RG vai se apresentar ao Luxa para treinar e entrar em campo com o manto sagrado e consagrado.

Thiago Neves também está assinando para compor um meio de campo digno do futebol penta-campeão mundial, com o dentuço mais o Maldonado, ficando o trabalho sujo para o atabalhoado Willians. E vamos em frente na pressão por um zaqueiro, um lateral-esquerdo e mais um atacante para fechar o time, embora ainda fique apertado, o que oferece uma boa oportunidade para promover os meninos da base, oriundos do embrionáro CT que começa a dar frutos em pencas como temos visto na Copinha São Paulo.

O futuro breve é promissor, afinal entenderam que ISTO É FLAMENGO, não é mesmo galera?

SRN!