Quero deixar claro que vou me referir aqui exclusivamente ao futebol profissional do Flamengo. Não me cobrem posições sobre a Patricia Amorim, o Hélio Ferraz ou qualquer outro dirigente do clube, eu mesmo já cansei de escrever aqui o quanto eles fazem ou fizeram mal ao Flamengo.
Minha vontade era começar falando sobre futuro, mas algumas lições devem ser aprendidas com o que foi feito em 2010 para que não cometamos novamente os mesmos erros. Qualquer rubro-negro concorda que é hora de reformular, mas todo mundo sabia também que na parada pra Copa do Mundo o Flamengo precisava de reforços. De Junho a Setembro deste ano foram contratados 10, repito, 10 jogadores: Vinicius, Jean, UENDEL (sim, Uendel!), Correa, Renato, Val Baiano, Borja, Diogo, Devid e Leandro Amaral. Gastou-se como nunca na história do clube e o resultado final foi esse que todos viram, um time fraco, cheio de pontos fracos e dependendo dos outros pra se manter na 1a divisão.
Claro, os erros não se limitaram às contratações de jogadores, mas já critiquei demais o que foi feito pela direção do futebol profissional do clube e o intuito agora é apontar o porque dos erros previsíveis nas contratações, alertando para o que virá por aí nos próximos 40 dias.
Quem chegou ao Flamengo no 2o semestre?
Vinicius e Leandro Amaral– Um eu não conheço, portanto não posso opinar se foi uma contratação bem feita ou não. Quanto ao outro prefiro me calar.
Jean – Nos últimos 7 anos havia sido reserva em TODOS os clubes que passou. Meu Deus, o que se passou na cabeça de quem contratou esta lesma desengonçada? Lição pra 2011: jogador que tem 30 anos e nunca se firmou como titular em lugar nenhum NÃO PODE ser contratado.
Uendel – Era reserva do Eltinho no Avaí. Depois era o 3o da posição no Grêmio. Como é que este cidadão poderia ter dado certo no Flamengo?
Correa – Até acho um bom jogador pra composição de elenco, portanto pra mim foi uma boa contratação se os valores envolvidos não foram elevados.
Borja – Atenção pra 2011! Este tipo de erro NÃO PODE ser cometido novamente. Devem ter visto meia dúzia de DVDs do cara e foram buscá-lo no Caxias, onde ele havia sido RESERVA em boa parte do Gauchão. Jogador tem que ser observado em 5 ou 6 jogos INTEIROS, é fundamental ver a atuação dele NOS 90 MINUTOS. E o profissional responsável pelo futebol PRECISA ACREDITAR que a contratação tem mais chances de dar certo do que errado, simplesmente aceitar uma indicação do treinador é o 1o passo pra dar errado.
Val Baiano – foi contratado porque foi um dos artilheiros do brasileiro passado. Quem o contratou não procurou saber sua história, não assistiu 5 jogos inteiros dele, apenas o trouxe por causa da artilharia. O Val Baiano foi mandado embora do Santos, foi mandado embora do México e só conseguiu fazer seus golzinhos em times pequenos. Contratação obviamente equivocada e típica de dirigentes amadores. O problema é que ele foi contratado por um profissional. Atenção pra 2011: tem que pesquisar, assistir jogos, não pode-se deixar levar por uma ou outra situação momentânea, o Dimba e o Souza também foram contratados assim...
Renato – contratação que é a cara do Flamengo. O cara de uma forma ou outra foi ídolo aqui mais pela sua dedicação do que pelo seu futebol, aí existe a obrigação do Flamengo de trazê-lo a qualquer custo. O Renato aos 32 anos ganha o DOBRO do que ganha o Montillo, isso faz algum sentido? Atenção para 2011, contratem se acharem que o jogador é realmente importante pro time, esqueçam o que ele fez no passado. Senão daqui a pouco um gênio pedirá a volta do Sávio...
Deivid – Quem o contratou a peso de ouro não procurou saber em nenhum momento a situação atual do jogador. O Deivid veio como salvador da pátria estando sem jogar há exatos 8 meses. E pior, por opção do treinador de seu ex-time. Eu apostaria nele pro início de 2011 (até pelo longo contrato), mas que fique a lição de não contratar jogador pelo que ele fez no passado. Atenção para 2011, contratem jogador pelo que ele joga NO MOMENTO.
Diogo – Jogador jovem e com bom potencial, era uma boa aposta. O erro, o mesmo ocorrido com o Deivid, foi trazê-lo tão tarde. Quem dirige o futebol do Flamengo daqui pra frente tem que entender que o fechamento da janela é apenas uma data e que as contratações tem que ser feitas com antecedência.
Eu e você como torcedores podemos palpitar e querer o Diogo, o Deivid, o Alex, o Figo, o Beckenbauer ou o Julinho Botelho. Nós temos nossa atividade profissional e não temos tempo pra estudar o futebol profundamente para sabermos quem o Flamengo deve trazer para seu elenco. Mas quem é profissional e ganha um salario estratosférico pra dirigir o clube tem que saber muito mais do que todos nós juntos e tem a obrigação de acertar mais do que errar. Errar todas ou quase todas é inaceitável, portanto agora é com vocês Veloso e Luxemburgo!
---------------------------------------------------------------------------------------
Curtinhas:
. Pro time titular precisamos de pelo menos 1 goleiro, 1 grande zagueiro, 1 lateral-esquerdo e 2 meias.
. Pra disputar posição precisamos ainda de mais 1 zagueiro, outro lateral-esquerdo, 1 volante e 1 atacante. Mas Luxa, 23 jogadores em 8 meses não!
. Espero que o Luxa inicie o ano de 2011 no esquema que ele escalou o time ontem. O time estava bem distribuído em campo no 4-2-3-1, mas com aqueles jogadores...
. Sobre o elenco pra 2011 eu falo semana que vem, mas temo que uma boa atuação de um ou outro jogador contra o Santos interfira na sua permanência pro próximo ano.
. Importantíssimo: se quer o jogador, então pegue o avião e vá atrás do cara! Jogar a culpa nos outros é mais fácil, claro, mas a hora é de ação e não de lamentação.
. E não é que a pé-fria conseguiu perder mais um título no basquete? Cimento na piscina!
. O próximo compromisso do Flamengo deveria ser a festa de despedida do Pet.