terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como será 2011?

O ano de 2010, finalmente, está acabando e a gente já começa a pensar em 2011. Todos esperamos que, depois da tempestade, venha a bonança, certo? Mas, quando a gente olha para a diretoria e para o conselhinho de mer** que comanda o clube, um certo desânimo toma conta da gente. É um tal de Hélio Ferraz pra cá, Velloso pra lá, Paty acolá e, no meio de tudo isso, o amável, afável, adorável e inenarrável (alô AUFLA) captain Léo e seus amiguinhos inhos inhos.

O fato é que eu, Lívia, assim como Regina Duarte, tenho medo. Muito medo. V(W)anderlei(y) Luxemburgo já falou pra deixar tudo com ele que ele vai reestruturar todo o time do Flamengo. Espero muito que ele não traga ninguém da sua "patota". Jogadores como Ricardinho, Leandro, Fábio Costa, Diego Souza e Fabiano não servem para o Flamengo. Aliás, tenho calafrios só de pensar na possibilidade de ver Fábio Costa com a camisa número 1 do Flamengo. O fato é que parece que a barca vai sair apinhada de gente. Nomes como Juan, Willians, Ronaldo Angelim, Jean, Kléberson, Diogo, Corrêa,  Marquinhos e Pet estão sendo ventilados pela imprensa. Enquanto isso, as especulações já começaram e nomes como Forlán e Elano foram citados. Forlán já foi descartado por Luxa porque, segundo ele, "não é o jogador que queremos". Well, vou parar por aqui. Sério mesmo. Porque, é aquele negócio... Realmente não precisamos de um jogador do nível de um Forlán, imagina.


**************

Já que, se falarmos sério, a gente se estressa, vamos brincar um pouco...

Para vocês, quais foram os melhores e piores jogadores e técnicos desse campeonato?

Melhor técnico - Muricy, Muricy, Muricy, mil vezes Muricy. Menção honrosa para Renato Gaúcho ( eu o detesto, admito que foi difícil teclar isso, até passei mal agora, rs!).

Melhor jogador - Renato Abreu!!!!!!
Rá! Pegadinha do Mallandro! Indiscutivelmente, foi o Conca. Indiscutivelmente.

Seleção do campeonato
Goleiro - acho que nenhum goleiro se destacou tanto assim. Fico entre Victor do Grêmio e Jefferson do Botafogo. Destaco o Júlio César, do Corinthians, que fez algumas das defesas mais bonitas desse campeonato.

Lateral direito - estamos péssimos de lateral direito, mas boto o Mariano, do Fluminense. É irregular, mas é o melhor, atualmente

Zagueiros - pensei, pensei, pensei e acho que vou de Gil (Cruzeiro) e Chicão (Corinthians)

Lateral esquerdo - Roberto Carlos (Corinthians)

Meio campo - Elias (Corinthians), Marquinhos Paraná (Cruzeiro), Conca (Fluminense) e Montillo (Cruzeiro)

Ataque - Neymar (Santos) e Obina (Atlético-MG). Lá lá lá lá lá lá. Nem adianta vir me zoar.


Dentre os piores, destaco Silas e Luxemburgo comos os piores técnicos e Jean, nosso querido zagueiro e Uóxinton, canelão valente, como os piores jogadores. E pensar que teve gente pedindo o Canelão Valente aqui.


*************

Rafael Galhardo e Diego Maurício foram convocados por Ney Franco (?) para a seleção sub-20. Ambos estão de parabéns e merecem. Se não forem vendidos por meia mariola e uma bala Juquinha, serão os futuros ídolos do Flamengo.

domingo, 28 de novembro de 2010

2010, o ano que finalmente acabou. Mas atenção na montagem do elenco pra 2011!

Quero deixar claro que vou me referir aqui exclusivamente ao futebol profissional do Flamengo. Não me cobrem posições sobre a Patricia Amorim, o Hélio Ferraz ou qualquer outro dirigente do clube, eu mesmo já cansei de escrever aqui o quanto eles fazem ou fizeram mal ao Flamengo.

Minha vontade era começar falando sobre futuro, mas algumas lições devem ser aprendidas com o que foi feito em 2010 para que não cometamos novamente os mesmos erros. Qualquer rubro-negro concorda que é hora de reformular, mas todo mundo sabia também que na parada pra Copa do Mundo o Flamengo precisava de reforços. De Junho a Setembro deste ano foram contratados 10, repito, 10 jogadores: Vinicius, Jean, UENDEL (sim, Uendel!), Correa, Renato, Val Baiano, Borja, Diogo, Devid e Leandro Amaral. Gastou-se como nunca na história do clube e o resultado final foi esse que todos viram, um time fraco, cheio de pontos fracos e dependendo dos outros pra se manter na 1a divisão.

Claro, os erros não se limitaram às contratações de jogadores, mas já critiquei demais o que foi feito pela direção do futebol profissional do clube e o intuito agora é apontar o porque dos erros previsíveis nas contratações, alertando para o que virá por aí nos próximos 40 dias.

Quem chegou ao Flamengo no 2o semestre?

Vinicius e Leandro Amaral– Um eu não conheço, portanto não posso opinar se foi uma contratação bem feita ou não. Quanto ao outro prefiro me calar.

Jean – Nos últimos 7 anos havia sido reserva em TODOS os clubes que passou. Meu Deus, o que se passou na cabeça de quem contratou esta lesma desengonçada? Lição pra 2011: jogador que tem 30 anos e nunca se firmou como titular em lugar nenhum NÃO PODE ser contratado.

Uendel – Era reserva do Eltinho no Avaí. Depois era o 3o da posição no Grêmio. Como é que este cidadão poderia ter dado certo no Flamengo?

Correa – Até acho um bom jogador pra composição de elenco, portanto pra mim foi uma boa contratação se os valores envolvidos não foram elevados.

Borja – Atenção pra 2011! Este tipo de erro NÃO PODE ser cometido novamente. Devem ter visto meia dúzia de DVDs do cara e foram buscá-lo no Caxias, onde ele havia sido RESERVA em boa parte do Gauchão. Jogador tem que ser observado em 5 ou 6 jogos INTEIROS, é fundamental ver a atuação dele NOS 90 MINUTOS. E o profissional responsável pelo futebol PRECISA ACREDITAR que a contratação tem mais chances de dar certo do que errado, simplesmente aceitar uma indicação do treinador é o 1o passo pra dar errado.

Val Baiano – foi contratado porque foi um dos artilheiros do brasileiro passado. Quem o contratou não procurou saber sua história, não assistiu 5 jogos inteiros dele, apenas o trouxe por causa da artilharia. O Val Baiano foi mandado embora do Santos, foi mandado embora do México e só conseguiu fazer seus golzinhos em times pequenos. Contratação obviamente equivocada e típica de dirigentes amadores. O problema é que ele foi contratado por um profissional. Atenção pra 2011: tem que pesquisar, assistir jogos, não pode-se deixar levar por uma ou outra situação momentânea, o Dimba e o Souza também foram contratados assim...

Renato – contratação que é a cara do Flamengo. O cara de uma forma ou outra foi ídolo aqui mais pela sua dedicação do que pelo seu futebol, aí existe a obrigação do Flamengo de trazê-lo a qualquer custo. O Renato aos 32 anos ganha o DOBRO do que ganha o Montillo, isso faz algum sentido? Atenção para 2011, contratem se acharem que o jogador é realmente importante pro time, esqueçam o que ele fez no passado. Senão daqui a pouco um gênio pedirá a volta do Sávio...

Deivid – Quem o contratou a peso de ouro não procurou saber em nenhum momento a situação atual do jogador. O Deivid veio como salvador da pátria estando sem jogar há exatos 8 meses. E pior, por opção do treinador de seu ex-time. Eu apostaria nele pro início de 2011 (até pelo longo contrato), mas que fique a lição de não contratar jogador pelo que ele fez no passado. Atenção para 2011, contratem jogador pelo que ele joga NO MOMENTO.

Diogo – Jogador jovem e com bom potencial, era uma boa aposta. O erro, o mesmo ocorrido com o Deivid, foi trazê-lo tão tarde. Quem dirige o futebol do Flamengo daqui pra frente tem que entender que o fechamento da janela é apenas uma data e que as contratações tem que ser feitas com antecedência.

Eu e você como torcedores podemos palpitar e querer o Diogo, o Deivid, o Alex, o Figo, o Beckenbauer ou o Julinho Botelho. Nós temos nossa atividade profissional e não temos tempo pra estudar o futebol profundamente para sabermos quem o Flamengo deve trazer para seu elenco. Mas quem é profissional e ganha um salario estratosférico pra dirigir o clube tem que saber muito mais do que todos nós juntos e tem a obrigação de acertar mais do que errar. Errar todas ou quase todas é inaceitável, portanto agora é com vocês Veloso e Luxemburgo!

---------------------------------------------------------------------------------------

Curtinhas:


. Pro time titular precisamos de pelo menos 1 goleiro, 1 grande zagueiro, 1 lateral-esquerdo e 2 meias.

. Pra disputar posição precisamos ainda de mais 1 zagueiro, outro lateral-esquerdo, 1 volante e 1 atacante. Mas Luxa, 23 jogadores em 8 meses não!

. Espero que o Luxa inicie o ano de 2011 no esquema que ele escalou o time ontem. O time estava bem distribuído em campo no 4-2-3-1, mas com aqueles jogadores...

. Sobre o elenco pra 2011 eu falo semana que vem, mas temo que uma boa atuação de um ou outro jogador contra o Santos interfira na sua permanência pro próximo ano.

. Importantíssimo: se quer o jogador, então pegue o avião e vá atrás do cara! Jogar a culpa nos outros é mais fácil, claro, mas a hora é de ação e não de lamentação.

. E não é que a pé-fria conseguiu perder mais um título no basquete? Cimento na piscina!

. O próximo compromisso do Flamengo deveria ser a festa de despedida do Pet.

Que Vergonha Flamengo!

FLAMENGO X CRUZEIRO


                                              FICHA TECNICA:


Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda
Horario: 17:00 Hora de Brasilia - 2PM ET - USA

Arbitro: Leandro Vuaden (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues Santos.(RS)



 Willians, Juan, Marcelo Lomba, Fernando, Petkovic, Diogo e Val Baiano.

                                                      Escalacoes:

FLAMENGO: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Renato e Marquinhos; Diogo e Diego Maurício.

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.

sábado, 27 de novembro de 2010

Todos os Corações Rubro-Negros do Mundo


Amanhã, novamente a Magnética, com todos os seus representantes espalhados pelo Mundo inteiro, deverá se unir numa corrente para embalar o time do Flamengo e conduzi-lo à vitória, como sábado passado. Pode ser por meio a zero. O que interessa são os três pontos.


SRN a todos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A mala sem alça que está sendo 2010...

Mais um campeonato de pontos corridos está acabando e eu confesso que continuo sem uma opinião definitiva sobre os benefícios deste tipo de competição. Meu primeiro impulso é defender o “mata-mata”, com seus jogos emocionantes, estádios cheios nas últimas rodadas, e sem nenhuma possibilidade de “marmelada”. Mas tenho que reconhecer que para os times que ficam fora da fase final é uma pasmaceira de fazer dó, sem contar que a falta de receitas pode acabar matando muito time médio ou pequeno, terminando por prejudicar o próprio futebol brasileiro e o aparecimento de bons jogadores que despontam nestes times de menor expressão (menor expressão futebolística, ou seja, times com torcidas e quadros sociais menores).

Por outro lado, mesmo sabendo que esta afirmação não conta a concordância de todos, esse negócio de “entregar o jogo para não beneficiar o rival” é de uma antiesportividade sem par. Ver o tricolor paulista tomar de quatro do genérico carioca e sua torcida comemorando me embrulha o estômago. Até o poeta Pelé foi à imprensa dizer que mala branca é um “incentivo”. Desculpem os que pensam diferente, mas isso é uma vergonha, só possível em um país que nos últimos anos passou a achar “normal” a locupletação com dinheiro público, a impunidade e a zorra total. Se um jogador recebe dinheiro de outro clube ou pessoa para jogar “mais” do que ele deveria jogar pelo salário que recebe (a tal da “mala branca”), nada me tira da cabeça que ele toparia receber dinheiro também para jogar “menos” (a mala preta), ou para jogar apenas o feijão com arroz. É claro que a corrupção existe desde tempos imemoriais, mas eu imagino alguém chegando para o nosso time de ouro e oferecendo dinheiro para eles se superarem. Posso ser diplomado na Universidade da Madre Teresa de Calcutá, mas eu acho que o propositor tomaria uma carreira dos jogadores. O que o torcedor diria se o jogador tiver um desempenho nitidamente superior em uma partida ? Porque ele não fez isso quando o time ainda estava em condições de disputar o título ? Recentemente, na Fórmula 1, tivemos um exemplo fantástico : o team que não fez o tal “jogo de equipe” acabou sendo o campeão. Mais : Se tivesse feito, dizem os contabilistas do esporte, teria perdido o campeonato de pilotos, pois o Weber teria ficado com pontos que foram necessários para o Vettel ser campeão. Belo exemplo para nossos jovens, ao contrário dessa discussão, a meu ver estúpida, sobre qual o esforço que cada time deve fazer para não beneficiar um rival regional.

Assim, é hora de pensar em alternativas. Até agora, a melhor e mais fácil sugestão que ouvi foi a do Carpegianni, que disse que os jogos finais deveriam ser clássicos locais, pois ninguém iria querer fechar o ano com uma derrota para seus adversários históricos. Pode funcionar, mas não é abrangente o suficiente, pois o que fazer quando não existirem dois adversários da mesma cidade ou estado no mesmo campeonato ?

Para não dizer que não dei alguma sugestão, segue a minha. É verdade que o campeonato de pontos corridos tem o mérito de apurar o melhor desempenho geral no campeonato, pois o campeão sempre será aquele que fizer o melhor aproveitamento de pontos. Mas não poderíamos ter dois turnos completos e pinçar os dois melhores de cada turno para um quadrangular final ? Voltariam os grandes jogos finais, haveria emoção e a decisão final nunca dependeria de um time entrar ou não com 100% de sua disposição e talento. Pelo menos no Flamengo, não se fala mais em amolecer o jogo com o Cruzeiro para prejudicar o Fluminense. Taí a única (irônica) “vantagem” de chegar no penúltimo jogo fugindo da zona de rebaixamento.

Independente de quem possa ser beneficiado também, vamos para cima do Cruzeiro, para acabar de vez com este sofrido ano de 2010, a nossa verdadeira mala sem alça...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Para Virar a Página

Bon Giorno, Buteco! Esse penúltimo jogo do Brasileiro traz a nós, torcida do Flamengo, aquela sensação de fim de festa sem que tenhamos aproveitado dela. Ao vermos os últimos minutos que nos restam, porém, agora não se trata nem de aproveitar os últimos cento e oitenta e poucos minutos, mas de garantir que seremos convidados para a festa do ano que vem...


Essa semana não falarei de estatísticas nem do quanto precisaremos torcer pelos adversários. Isso eu farei semana que vem acaso seja necessário. A vitória de sábado passado sobre o Guarani nos deu a excelente oportunidade de, com mais três pontos, acabar de vez com o problema. Logo, o momento é de focar no Flamengo e em suas chances de vencer o Cruzeiro. Não quero pensar em mais nada no momento. Se outros resultados ajudarem, melhor ainda, mas o que eu quero é que o Flamengo se safe por suas próprias pernas!



Ora, então basta vencer o Cruzeiro, rsrsrs. Claro, não é tão simples assim, já que estamos falando de um adversário matematicamente já classificado para a Libertadores, disputando o título, que já venceu oito partidas fora de casa e, na minha singela opinião, é o time que joga o futebol mais vistoso e envolvente do campeonato. Não é um time perfeito, contudo. Por mais incrível que pareça, o Cruzeiro tem seus momentos de "arame liso" e, não sou eu quem está dizendo, a imprensa confirma que a maior preocupação de seu treinador, cujo nome vou evitar declinar neste respeitável espaço, é a falta de "poder de fogo" de seu ataque. Bem, eu trocaria o Diogo pelo Thiago Ribeiro, ou o Montillo pelo Kleberson (essa foi boa, hein, amigos? Que tal?), mas o importante é que, colocando em números, o Cruzeiro tem apenas nove gols marcados a mais do que o Flamengo, o que, convenhamnos, é pouco para a absurda diferença de vinte pontos na tabela de classificação. Em comparação com seus adversários diretos na luta pelo título, o Cruzeiro tem dez gols a menos do que o Fluminense e treze gols a menos do que o Corinthians. Em relação ao sistema defensivo, o Cruzeiro sofreu apenas seis gols a menos do que o Flamengo, quatro a menos do que o Corinthians e um a mais do que o Fluminense.


Bem, são apenas números e estatísticas, os quais, frios, mostram que enfrentaremos, em suma, uma defesa muito, muito consistente, e um ataque não tão forte assim. Enfim, não é um adversário imbatível, tanto que já foi derrotado nesse campeonato por seis vezes. Acredito que a fórmula para tanto seja reconhecer a inferioridade do Flamengo no plano tático e a impossibilidade de enfrentar esse adversário no jogo aberto, de igual para igual. Fazer com que o nosso patético ataque sobrepuje a sólida defesa cruzeirense talvez seja a tarefa mais difícil desse confronto ao lado da necessidade de neutralizar as triangulações pelos lados da nossa defesa, especialmente o esquerdo, recheado de jogadores com mais de trinta anos e na fase decadente de suas carreiras.


Do lado do Flamengo, vejo, inclusive na imprensa, um silêncio absoluto em termos de tática por parte de Luxemburgo, interrompido por um incauto ensaio de dancinha para gol por parte do jovem, e por isso imaturo, Diego Maurício. Nada que uma boa conversa não possa resolver. Gosto desse silêncio. Para mim, é prova de que o experiente Luxemburgo tem a perfeita noção do que terá pela frente. Se escolherá as armas certas, veremos. Espero apenas que não coloque um time excessivamente experiente, e lento, para enfrentar um adversário veloz, entrosado e sadio como é o Cruzeiro. Recomendo a você, Luxemburgo, o videotape de Uberlândia, que mostra exatamente o que é o Cruzeiro: um time envolvente, que dá a impressão que vai golear, assusta muito, mas acaba ganhando só de 1x0. O problema é que, se isso acontecer domingo...


Então, para virar a página...





Nada melhor do que lembrar de seis anos atrás no mesmo Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, contra o mesmo Cruzeiro, quando naquela tarde quem não fazia gols havia tempos fez; quem não jogava nada havia tempos jogou e marcou golaço, o time deslanchou, goleou e fechou pra balanço. E virou a página. Nada mais desejo para o próximo domingo.


Valeu galera!

Agradeço de corção aos meus irmãos Rocco, Victor, Patrick, Mouta, Marcelão e Zizinho pelas gentis palavras ontem. Vocês todos moram em meu coração!

Bom dia e SRN a todos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Flamengo verga mas não quebra!


Este ano, o Flamengo teve quatro treinadores a saber: Andrade, Rogério Lourenço(?), Silas(?)e Vanderley Luxemburgo, e não fez quatro jogos de encher os olhos do torcedor, daqueles que o fazem sair do estádio com a alma lavada e enxaguada no caminho de volta pra casa ou no rumo do buteco mais próximo para tomar uma cerveja gelada com os amigos. Adicionei uma interrogação após os nomes dos estagiários porque, confesso, não sei o que eles são no mundo do futebol além de especialistas em me fazer passar vergonha. Lá em cima os relacionei como treinadores, aqui como estagiários, talvez lá embaixo...não sei o que os meus neurônios vão sugerir escrever.

Com Andrade, no início do ano, que coincidiu com o começo da gestão de D. Paty, a Gávea se tornou uma torre de babel, ninguém se entendia com ninguém, os jogadores mandavam e desmandavam no clube, embalados pela conquista do Hexacampeonato, e a bagunça deixou a sua comanda com a conta representada por nem participar das finais do Estadual, sucessivos vexames na Libertadores e um rabicho nas sete primeiras rodadas do Brasileirão.

A Copa do Mundo deu a sua cara, quase quarenta dias foram desperdiçados naquilo que deveria ser aproveitado como mais uma pré-temporada e Zico Assumiu para remodelar geral. Chegou com força o Galo, manteve equivocadamente o estagiário alfa no cargo, no qual devia estar aprendendo o que é ser técnico de futebol, depois o despachou tardiamente e trouxe o Silas, a cereja do bolo malfeito, com todos os ingredientes para arrastar o maior clube do Brasil para a 2ª Divisão (Eita ano que não acaba, Patrick!). Silas também foi escorraçado por péssimo aproveitamento, o milagre que pensaram que ele faria não aconteceu. Zico pediu demissão em virtude do affair com o capitão Léo e D. Paty contratou, até que enfim!, um treinador de futebol com capacidade provada e comprovada para comandar o Flamengo e...o programa, mais uma vez, não rodou como a torcida esperava.

Há diferenciais no trabalho de Luxemburgo como a imposição de uma forte liderança do grupo, foco em treinamentos em tempos integrais, preparação individual de jogadores nos fundamentos, passe por exemplo, no caso do Willians, posicionamento em rebotes ofensivos e defensivos, cobrança de escanteios lá e cá, e uma melhora considerável no condicionamento físico do elenco, agora sob a orientação do competente Antonio Melo, o que proporcionou ao time manter a pegada durante os jogos, não "morrendo" no início do 2º tempo, fato que pouca gente evidencia ou percebeu.

Mas o time não deslancha, não encaixa para citar um termo da moda dos boleiros e comentaristas, nem contra o fraquinho Guarani de Campinas conseguiu jogar bem, embora o resultado tenha deixado a torcida feliz. Valeram os três pontos obtidos, no caso.E já estamos, novamente, dentro de uma semana de treinamentos intensivos, VL é obssessivo e não para, nem ele nem o tempo e domingo já está a caminho com o Cruzeiro pela frente, em Volta Redonda cuja torcida de futebol deve gostar mais de aço do que de bola, de tanto que deixam o estádio vazio. Confesso que estava mais preocupado com o favoritismo do Flamengo no jogo com o Guarani do que com a vantagem técnica do Cruzeiro, pois é nesses jogos que o time se supera, senão no talento, mas na garra e emoção, as quais valem muito nessas horas de sufoco.

Vamos vencer o Cruzeiro para começar os trabalhos de 2011, que incluem uma radical transformação no elenco associada a uma pré-temporada, em Atibaia, nas mãos de quem conhece o assunto: Luxemburgo, Antonio Melo e o fisiologista Figueiredo, com as indispensáveis seriedade e aplicação para fazer do torcedor um parceiro confiante como nos bons tempos, que estarão de volta.

SRN!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O pesadelo ainda não acabou

A vitória sobre o Guarani fez com que pudéssemos afrouxar, um pouco, o nó da corda em volta do pescoço. Mas, o fato é que a situação ainda é crítica e  não nos livramos, completamente, do pesadelo da segundona. É difícil cairmos? É. Mas, como nada é impossível nessa vida, melhor não arriscar e partir com tudo pra cima do Cruzeiro.

O Cruzeiro ainda tem chances remotas de título e tem um time arrumadinho. Não tem nenhum super-jogador como Conca, Neymar, Kléber e outros, mas tem nosso velho conhecido Montillo em grande fase e Gilberto que, apesar da idade avançada, vem jogando bem por lá. Enfim, é um time bem armado, bem montado tanto na defesa, no meio-campo e no ataque. No quesito artilharia, o Cruzeiro tem 3 artilheiros : Montillo, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, cada um com 7 gols, o que mostra o equilíbrio do time. Seria um time de operários, digamos assim. E Cuca, que foi defesnestrado da Gávea, já falou que o Cruzeiro encara esse jogo como sendo um jogo decisivo.

O Cruzeiro é favorito, não temos como negar. Mas, não é impossível sairmos com a vitória nesse jogo. É só o Luxa armar o time corretamente. Por ter treinado o Atlético-MG, ele sabe muito bem como joga o Cruzeiro. Sabe que, se deixar Léo Moura e Juan, exímios marcadores (not), sozinhos nas laterais, eles vão levar um baile e a gente vai perder feio esse jogo. Sabe que vai ter que montar uma barreira pra conter os avanços dos homens de meio-campo e ataque do time mineiro para jamais deixá-los no mano a mano com nossos zagueiros, que não são tão ágeis assim. Enfim... Eu, particularmente, escalaria o Marquinhos ou mesmo o Galhardo. Como o Galhardo não vem sendo muito utilizado por Luxa, pode ser o Marquinhos mesmo. Mas, Kléberson não. Manda esse aí pro México, pra China ou pro raio que o parta. Mas, chega de Kléberson por aqui.

Dois times já asseguraram a vaga para a segundona : Prudente e Goiás. O Guarani já está com um pé na cova e outra na casca de banana e é muito difícil que consigam se salvar, até porque a tabela não foi nem um pouco generosa com eles, já que enfrentam o Grêmio motivadíssimo atrás de uma vaga na Libertadores e Fluminense querendo o título.

Resta uma vaga, que está sendo "disputada" por Vitória, Avaí, Atlético-GO, Atlético-MG e Flamengo. Vejamos o que a tabela reserva...

Internacional x Vitória - se tudo correr dentro dos conformes, Inter vence.
Avaí x Santos - torcida do Avaí está dando um show, abraçando o time. na base do abafa, do vamos com tudo, sangue nos olhos, talvez o Avaí vença. Santos já está, praticamente, de férias.
Atlético-GO x São Paulo - os goianos endureceram o jogo no Morumbi, mas o São Paulo estava uma zona por causa do Baresi. Pode ser que role um empate aí.
Atlético-MG x Goiás - provável vitória dos mineiros.

Na última rodada, Atlético-GO e Vitória se enfrentam. O fato é que, se rolar empate nos jogos Inter x Vitória e Atlético-GO x São Paulo, nós até podemos perder os dois jogos, já que goianos e baianos se enfrentam na última rodada. Mas, como seguro morreu de velho, melhor tentar ganhar os dois jogos e fazer uma despedida digna do campeonato, certo?


****************

Richarlyson chama juiz de viado e não deve escapar de gancho no STJD

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2010/11/richarlyson-chama-juiz-de-viado-e-nao-deve-escapar-de-gancho-no-stjd.html

- Após cometer uma falta contra seu adversário, o mesmo dirigiu as seguintes palavras. Seu filho da p... vai tomar no c.. Relato ainda que fui informado pelo quinto árbitro que quando o mesmo deixava o gramado proferiu as seguintes palavras: além de tudo é viado (sic) – disse a sumula do juiz após a partida.

Eita classe desunida hein...

*****************

Lógico que gosto de jogador habilidoso. Sempre é bom ver um cara que sabe driblar, passar, armar as jogadas, que sabe o que fazer com a bola. Mas, também adoro jogador raçudo, daqueles que dão o sangue em campo. Adoro um Conca da vida e um Renatão Canhão da Gávea da vida também. Renatão é guerreiro, tem amor ao Flamengo. Quando recebeu proposta do Flamengo, já negociava com outros clubes, porém largou todas as outras negociações para vir pra cá. Nem quis escutar mais proposta nenhuma. É de jogador assim que a gente precisa : jogador que ame o Flamengo e que realmente queira estar aqui.


****************

Bom dia e SRN para todos!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mala Branca pro São Paulo!

Foi uma rodada de resultados previsíveis. O Avaí venceu em casa, o Vitória não venceu, o Flamengo sofreu mas conseguiu os 3 pontos e o Goiás já caiu. Nada muito fora da normalidade. O fato é que assim como o Vitória não ganhou, na próxima rodada alguém do grupo de baixo não vencerá. Eles todos podem ganhar e precisarmos dos 45 pontos? Até podem, mas a combinação improbabilíssima de resultados faz com que tenhamos, nas contas dos matemáticos, apenas 1% de chances de cair.

Antes da rodada passada, em conversa com o amigo Gustavo, eu dizia que o mais difícil entre todos os resultados seria o Flamengo vencer. E foi mesmo. Diante de um time horroroooooooso do Guarani, o Flamengo conseguiu se complicar e por muito pouco, ou por milímetros após aquela cabeçada já no fim do 2o tempo, não estaríamos em posição delicadíssima nesta reta final. Pois eu continuo achando a mesma coisa: pra mim o Flamengo do Luxemburgo não é melhor do que o Flamengo do Rogério, nem do que o Flamengo do Silas. Acho o time lento, chato de se ver jogar e dependente de um jogador que pra mim não é volante nem meia, que não faz o time jogar, que torna o meio-campo burocrático e modorrento mas que, indiscutivelmente, tem sido fundamental neste momento. Ao Renato meus agradecimentos pelos gols de falta e pela luta, em time que briga contra o rebaixamento ele é, sem dúvida, figura importante e decisiva. Aliás, tê-lo como um dos “meias” titulares pra 2011 é um bom começo pra sabermos quais serão os objetivos pra temporada.

Na próxima rodada meu sentimento é exatamente o mesmo. Jogando em Volta Redonda o futebol que apresentou ontem diante do Vasco, o Cruzeiro é franco favorito contra o Flamengo. É meus amigos, é duro ouvir isso mas é a pura verdade. Podemos ganhar? Claro que podemos. Mas este não é o resultado mais provável, como também não é provável que o Inter perca em casa para o Vitória na sua despedida dentro de casa antes da viagem para o mundial. Se tudo isso acontecer, bastará um simples empate do São Paulo contra o Atlético-GO no Serra Dourada pra que estejamos confirmados na Série A de 2011. Então vamos lá diretoria ingênua e incompetente, MALA BRANCA PRO SÃO PAULO!


--------------------------------------------------------------------------------------

Fiquei observando o comportamento do goleiro Marcelo Lomba durante todo o jogo de sábado. Esse menino, que nem acho fraco tecnicamente, não tem condições psicológicas pra ser jogador do Flamengo. Durante todo o jogo ele pulava, simulava corrida parado, tudo supostamente buscando o aquecimento. Quem conhece um mínimo sobre o comportamento humano sabe, entretanto, que o rapaz estava era nervosíssimo, como também ficara no caldeirão do jogo contra o Atletico-MG. Pelo jeito não basta contratar 1 goleiro, talvez precisemos de dois.

De novo, acho que num time sem pressão ele tem tudo pra se firmar, pois tem bastante qualidades que já havia demonstrado nos seus 10 primeiros jogos com a camisa do Flamengo. Mas na hora H...


--------------------------------------------------------------------------------------

E o Pet, hein? Entrou, fez uma jogada que podia consagrá-lo de vez com o torcedor e depois conseguiu errar absolutamente TODOS os passes que tentou. Incrível!


--------------------------------------------------------------------------------------

Eu não gosto de muita gente dessa diretoria, eu não gosto de quase todo mundo que dirige o nosso clube há anos e anos. Além disso acho esse pessoal do marketing de incompetência ímpar em absolutamente todos os projetos. Mas eu sou Flamengo e nasci Flamengo em 1972 por causa da sua história, das suas glórias. Sendo assim, eu tento ajudar ao FLAMENGO do jeito que eu posso. Por isso eu peço a você que lê este texto: se tiver condições pra isso, faça a sua parte, compre o tijolinho e ajude na construção do nosso CT.


--------------------------------------------------------------------------------------

Quem foi o gênio que marcou essa partida contra o Cruzeiro pra Volta Redonda? É inacreditável!

domingo, 21 de novembro de 2010

Pra Curtir Muito!

sábado, 20 de novembro de 2010

FLAMENGO x Guarani


FLAMENGO - Lomba, Leonardo Moura, Wellinton, Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid. Técnico - Vanderlei Luxemburgo.


Guarani - Emerson, Apodi, Aislan, Ailson e Márcio Careca; Maycon, Baiano, Preto e Paulinho; Mazola e Geovane. Técnico - Vagner Mancini.


Data, Local e Horário - Sábado, 20 de novembro de 2010, Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), Rio de Janeiro/RJ, as 19:30h - Horário Brasileiro de Verão - 4:30PM - ET - USA.


Arbitragem - Wilton Pereira de Sampaio (DF), auxiliado por César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Antônio Sousa Paulo Neto (DF).


Pendurados - Diogo, Fernando, Lomba, Petkovic e Val Baiano.


TODOS OS CORAÇÕES RUBRO-NEGROS DO MUNDO NO ENGENHÃO HOJE À NOITE! SRN!

Céu ou inferno?

Hoje é o jogo do ano. Daqueles de vida ou morte, que vão determinar se vamos para o céu ou para o inferno. Quem diria que estaríamos nessa situação né? Ano passado, na minha modesta opinião, o jogo-chave, o jogo do ano foi aquele contra o Atlético-MG, que ganhamos por 3 x 1. E o outro jogo importante para nossos desejos de título foi a vitória do Botafogo sobre o São Paulo, no Engenhão. Esses dois jogos nos colocaram no caminho do título definitivamente.

Hoje, vivemos o oposto. Jogaremos contra o Guarani, num jogo dos desesperados. Então, amigo, haaaaaaaaaaja coração pra tanta emoção!!!!

Como aqui é um buteco "dicatiguria", brindamos vocês com umas cachacinhas de qualidade inquestionável para fazer um aquecimento para o jogo. Peça a sua e vamo que vamo. Só assim para assistir ao jogo de hoje.



Nota da Administração: aqui no Buteco, você toma a cachacinha "Dicatiguria" ou a "Di Alambiqui" (a sua escolha!) assistindo aos melhores vídeos de Flamengo x Guarani, trazendo a energia mais positiva para o jogo de hoje à noite.

SRN A TODOS!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O nascimento de um ídolo

(by Juno, cartunista francês que se encantou com a magnética e com o Rio de Janeiro)

Eu confesso que não sou um bom vidente. Tirando o título de 2009, no qual eu sempre acreditei, mesmo quando estávamos lá atrás na tabela (vide o Museu do Buteco), eu normalmente erro tudo : Placares, vencedores, apostas em quem será o titular... Mas hoje eu resolvi me arriscar e fazer uma previsão: Diego Maurício será o grande nome do Flamengo em 2011. Se esse moleque for preparado corretamente, se o esquema de jogo for armado para entregar a bola redonda para ele, teremos um grande goleador, prata da casa e fornecedor de uma dose de alegria fantástica para a nossa torcida. Tenho visto este jogador entrar em campo, e apesar dele ainda não ter se destacado como eu imagino que poderia, vejo nele uma pedra bruta a ser lapidada, uma capacidade física invejável, uma vocação nata para correr em direção ao gol, e pelo menos nos twitters que tenho lido dele, uma formação de caráter que revela uma pessoa humilde, mas consciente de sua força e de onde pode chegar.

Mas para que isso aconteça, algumas coisas precisam ser feitas. Primeiro, há que se cuidar da cabeça. Não só para fazer gols, mas também para não se deslumbrar com a conta bancária cada vez maior. É nessa hora que aparecem os falsos amigos, ou melhor, os amigos do dinheiro alheio, que se apresentam quando o jogador enriquece e normalmente somem quando a fonte seca. Além disso, ser ovacionado por um estádio cheio, por uma torcida como a nossa, mexe com a auto estima de qualquer um. O cara passa a se sentir um semideus, um herói de uma nação. E de certa forma, é mesmo. É preciso que alguém com interesse legítimo no desenvolvimento do atleta, de preferência um profissional pago pelo clube, o aconselhe e o ajude a escapar das armadilhas do sucesso.

Além disso, é preciso um esquema de jogo que valorize o seu potencial e as suas habilidades. Dificilmente montaremos um time com tantos craques como na época de ouro (Zico, Junior, Leandro, Adilio, Andrade), de forma que se torna natural privilegiar um único jogador que possua uma característica excepcional. Diego Maurício é um jogador do qual dificilmente se toma a bola dominada. Lembra até o Adriano neste aspecto. Além disso, é capaz de correr em direção ao gol com uma velocidade e condução de bola muito acima da média que temos visto neste triste campeonato. No entanto, temos assistido a algumas jogadas bisonhas, onde ele corre para receber mas o jogador que deveria lançá-lo, por não ter a habilidade necessária, ou por preferir a mediocridade do passe para o lado, simplesmente não aciona o jogador, que acaba voltando para a posição de espera. Ou então, a jogadas em que o Diego Mauricio toca, mas não recebe de volta ou não acerta a jogada, porque o jogador não se desloca para receber no espaço vazio. É importante que um técnico experiente como o Luxa monte um esquema que termine por colocar o Diego na cara do gol, ou consiga lança-lo pelas pontas, já que ele já provou que cruza bem a bola para um atacante na área. Vários times já fizeram isso (montar esquemas para aproveitar a habilidade especial de um único jogador). Mesmo sabendo que um time não vive só disso, isso poderia ajudar a marcar os gols que sobraram no primeiro semestre (38 só de Love e Adriano) mas que não nos garantiram nenhum título, mas cuja falta está sendo decisiva para este recorde de empates e derrotas que nos deixaram nessa situação angustiante a três partidas do final do campeonato.

Além da cabeça e do esquema de jogo armado, nosso “tanque de velocidade” precisa também de uma coisa simples, mas fundamental: Precisa jogar! Precisa treinar entre os titulares e depois entrar em campo. Ele já mostrou que não treme. Poderia estar melhor adaptado se estivesse jogando com os seus companheiros de base, mas ainda que o Luxa queira se apoiar nos medalhões comprados a peso de ouro (decisão irretocável para quem é macaco velho no futebol – imagina se ocorre um desastre e ele é acusado de ter deixado os “craques” fora do time), sempre haverá lugar para o Diego Maurício nesse time.

Neste sábado a torcida dará uma belíssima demonstração de força, enchendo de verdade o Vazião. Que os deuses do futebol a premiem com uma bela exibição do time, e, se for possível, com pelo menos um golzinho do nosso “tanque”.

Fora decepção! Fora desastre! Bota o moleque prá jogar, Luxa!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Hora do Urubu Voar Alto



Bom dia, meus caros amigos do Buteco. Após a enorme decepção do último sábado, em Sete Lagoas/MG, o jogo contra o Guarani no Engenhão, no próximo sabado, vai se aproximando e o nível de expectativa aumentando. Bem, o que dizer desse ano, né? Poderíamos esperar várias coisas, menos que, ao final dele, após o sexto título brasileiro em 2009, estaríamos lutando contra o rebaixamento em 2010.

Como disse o Mouta ontem, o momento não é propício para distribuir as cotas de responsabilidade, e como o Patrick bem abordou na segunda-feira, o Luxemburgo não pode ser responsabilizado pelo que está ocorrendo, pois não montou o elenco no início do ano, não manteve o Estagiário durante a paralisação no período de intervalo para a Copa do Mundo e nem o autor das contratações às vésperas do fechamento da janela. Ok. Tudo certo. Entretanto, o nosso treinador poderia tentar deixar as coisas um pouco menos difíceis, venhamos e convenhamos.

Sabem, eu compreendo a angústia do Luxemburgo por escalar um time com mais experiência num momento de pressão como esse; contudo, creio que ele não pode deixar de enxergar os fatos e quanto antes ele perceber que escalar um meio com três volantes e o imprevisível e ectoplásmico Kleberson nos custará provavelmente preciosos quarenta e cinco minutos, melhor. Mas se a nossa realidade, hoje, é o Marquinhos apresentando o que de melhor, ou menos limitado, como preferirem, o Flamengo possui, então por que insistir com uma formação como essa?

As diversas alterações no meio de campo eu até certo ponto compreendo, pois o erro absurdo na montagem do elenco e não contratação de um substituto a altura para o Petkovic, cometido no início do ano, foi também repetido absurdamente no meio do ano, com o não aproveitamento da janela de transferências internacionais, e hoje o Flamengo paga o preço dessa inércia, de tal modo que, repito, compreendo até certo ponto a dificuldade do treinador em encontrar a formação ideal no meio. Porém, será que tanta indefinição e tantas mudanças eram mesmo necessárias no ataque? Nessa proporção que temos visto?

Esses questionamentos, porém, ficam apenas para ensejar alguma reflexão por todos nós, bem longe de sequer pretenderem constituir verdades absolutas ou definitivas. Tampouco representam questionamento à qualidade do treinador, o qual eu espero que esteja à frente da montagem do elenco para 2011 e tenha tranquilidade para trabalhar dentro do clube.

Da mesma forma, vou tentar esquecer o que, ao meu ver, representa uma das maiores trapalhadas que já vi em toda a história do clube, que foi o lançamento de uma campanha para construção do CT, que depende do apoio da torcida, em um momento de crise no Departamento de Futebol profissional, seja de ordem técnica, pela ridícula performance no campeonato brasileiro, seja política, pelas circunstâncias da saída do ídolo maior do clube da direção desse departamento.

Vou também tentar esquecer o lançamento da pedra fundamental do museu rubro-negro na semana desse jogo decisivo, como se houvesse motivo para festejos dessa natureza, numa demonstração preocupante de autismo político por parte da direção do clube.

Na verdade, o que importa, agora, é vencer o Guarani, nem que por 1x0, seja com gol de quem tiver que ser, seja com a escalação que tiver que entrar em campo. Todos os corações rubro-negros do mundo devem estar no Engenhão. Claro que nem todos conseguirão se fazer presentes, afinal somos uma nação com mais de trinta milhões espalhados pelo mundo inteiro, mas então que os sentimentos, os corações de todos os rubro-negros do mundo estejam sábado no Engenhão, carregando o time para a tão necessária vitória.

Aos que, como eu, torcerão de longe, podendo acompanhar os resultados pela televisão, segue algumas considerações para tentar ajudá-los a escolher por quem torcer para ajudar o nosso Flamengo:

Avaí x Atlético/GO - confronto direto entre dois adversários perigosos na luta contra a ZR. O Avaí obteve uma vitória inesperada no último final de semana e terá pela frente dois jogos em casa, contra os goianos, que somam o incrível número de 11 (onze) derrotas fora de casa, e o Santos, que tem o mesmo número de derrotas fora de casa que o Flamengo. A possibilidade de que o Avaí chegue a 43 (quarenta e três) pontos com 11 (onze) vitórias é muito, não podendo ser desprezada, ainda, a possibilidade de jogar a última fora de casa contra o Atlético/PR contra um adversário desmotivado, já sem qualquer chance para obter a vaga na Libertadores. Por sua vez, o Atlético/GO jogará em casa contra o São Paulo já sem chances de conseguir a vaga na Libertadores e na última rodada pegará o Vitória fora de casa, sendo bastante razoável a possibilidade de que chegue a 43 pontos com 12 (vitórias).

Ao meu ver, o melhor resultado é o empate, eis que impedirá o avanço do Avaí e também segurará o Atlético/GO, o qual não sabemos se conseguirá vencer o "chato" time do São Paulo - eu parto da premissa de que, quanto mais times atrás do Flamengo na tabela, nossas chances de rebaixamento serão sempre menores.

Vitória x Corinthians - lamento informá-los, mas é melhor que o Corinthians vença, por motivos óbvios...

Goiás x Santos - os goianos estão praticamente rebaixados. A vitória, porém, pode ser um importante fator de motivação e preservação da autoestima, que poderão ser importantes na rodada seguinte, contra o Atlético/MG, em Sete Lagoas. E o final de semana nos recordou do jogo contra o Goiás ano passado, no Maracanã, ou seja, o quanto eles podem ser inconvenientes, especialmente quando não têm nada a perder.

Palmeiras x Atlético/MG - o Palmeiras entrará com o time reserva, em razão da semifinal da Sul-Americana. Apesar disso, o Atlético/MG, fora de casa, está mais para galinha do que para galo, valendo lembrar que os reservas do Felipão venceram o Guarani, não sendo, portanto, impossível que compliquem a vida dos mineiros.

Cruzeiro x Vasco - infelizmente, amigos, é melhor torcermos pelo nosso rival carioca, pois o quanto antes o Cruzeiro perder as esperanças de título, maiores serão nossas chances ao enfrentá-los na 37ª Rodada. Vale lembrar que, em razão do nosso diminuto número de vitórias, não são poucas as chances de termos que somar 44 ou até 45 pontos para afastar o rebaixamento.

Grêmio x Atlético/PR - aqui reside um grande dilema, pois um jogo que aparentemente nada tem a ver com o Flamengo, na verdade tudo tem, eis que o perdedor muito provavelmente dará adeus às chances de vaga na Libertadores da América e ambas as equipes enfrentarão adversários diretos do Flamengo na luta contra o rebaixamento - o Grêmio jogará contra o Guarani em Campinas pela 37ª Rodada e o Atlético/PR jogará contra o Avaí em Curitiba na última rodada. Então, a depender dos resultados dessa e da próxima rodada, o Flamengo poderá precisar de um desses dois resultados ou mesmo de dois deles. Fiquem a vontade para calcular as hipóteses mais prováveis e escolher por quem torcer. Detalhe importante: o Botafogo não pode disparar à frente de nenhum dos dois, senão a motivação desaparece.

Agora é esperar pelo sábado e torcer.

Voa alto, Urubu, e leve pra longe toda essa agonia!

SRN a todos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hora de apagar o fogo!

Mais um ano se passou, os erros foram acumulados e repetidos pela direção do Flamengo e lá estamos nós, novamente, flertando com a zona do inferno segundão do Campeonato Brasileiro, para delírio e deleite do arco-íris, frequentador emérito e de carteirinha assinada daquele lamaçal.

Como não acredito em rebaixamento do Flamengo, sábado é o dia da redenção, no Engenhão, contra o Guarani, onde todas as forças rubro-negras se encontrarão para mudar o rumo dessa história de terror escrita por maus atores, neste ano de 2010, "o ano que não acaba", segundo o companheiro Patrick, quando o que tinha que ser feito de errado, não deixou de ser realizado em seus mínimos detalhes com pormenores e requintes de crueldade com o clube e com a torcida rubro-negra.

Como não acho que seja o momento adequado de caçar as bruxas, jogando mais lenha na fogueira, olhar para trás e detonar os malfeitos, que são muitos e aos borbotões, miro no jogo que temos que ganhar, de qualquer maneira, com o que há de disponível nesse elenco montado aos solavancos para disputar a competição mais importante do país, paradoxalmente vencida pelo Flamengo há menos de um ano e cujo time foi desmontado sem que fossem recolhidos os ensinamentos deixados e espalhados à disposição dos responsáveis pelo futebol do clube.

Não há alternativa para os jogadores do Flamengo que não a de saírem para o jogo motivados para uma decisão de campeonato, encurralar o adversário em seu próprio campo e fazer os gols que garantam um mínimo de tranquilidade necessária ao time para administrar a partida até o seu final.

Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time tem treinado como nunca o fez no passado. Segunda-feira, feriado da República, os jogadores já estavam ralando para o jogo do próximo sábado e, ontem, a chapa esquentou como se fossemos disputar uma final de Copa do Mundo. Se passar do verbo a ação é um dos principais problemas dos nossos políticos, passar do treino para o jogo tem sido o calcanhar de Aquilles do nosso treinador. Alguns argumentam que a pressão imposta pela má colocação na tabela a que estão submetidos os jogadores, durante uma partida, é a causa da dificuldade de colocar em prática o que foi exaustivamente repetido durante a preparação da equipe. Ora, no Flamengo isso não existe, principalmente por ter um elenco "cascudo". O que há de fato, com certeza, é o talento com validade vencida de boa parte do time, gente que já deu o que tinha que dar e ainda é titular nessa equipe de idade avançada para suportar o tranco de um campeonato longo das dimensões do BR. A consequência é treinar muito e competir pouco na hora da verdade, chegando atrasado nas bolas divididas, errando passes de 10 metros durante o jogo e se irritando ao constatar que o que foi elaborado e lapidado ao longo da semana não é possível viabilizar em alto rendimento, em virtude de as pernas não mais obedecerem ao cérebro como em temporadas passadas.

Porém, também não é o momento de se dedicar a avaliações dos porquês. É hora de fazer acontecer o que tem que ser feito e estamos atrasados na missão. Creio que a torcida tem que chegar junto, lotar o Engenhão, levar o Flamengo à vitória afastando-o da ZR para respirar fundo e terminar disputando os seis pontos restantes.

Enfim,depois, é recomeçar do zero como manda o que restou de inteligência na Gávea e só pode ser através de Vanderlei Luxemburgo, que está há anos-luz à frente dos estagiários que o Flamengo insiste em transformar em técnicos de futebol, como se o clube fosse um laboratório preparado para tal.

Que vença o melhor ou até mesmo o pior, desde que seja o Flamengo.

SRN!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Chegou a hora do apoio incondicional

Temos a obrigação de vencer o Guarani no jogo de sábado. Não podemos nem pensar em empatar com o modestíssimo time de Campinas, que tem um estádio com o singelo nome de Brinco de ouro da princesa. Não podemos perder para um time que tem um estádio com esse nome! Calma, galera, foi só pra descontrair um pouco. Mas, o X da questão é esse : só a vitória interessa.

Esse Deus nos acuda que estamos vivendo agora é sintomático e sintetiza tudo o que vivemos ao longo do ano. Em outro texto, falei que 2010 tinha que acabar logo e que era um ano para ficar esquecido na memória... Pensando bem, não é não. Esse ano de 2010 é um ano para ser lembrado para sempre como um dos piores anos de nossa história. É um ano que deveria servir de exemplo de como não agir no comando de um time, no comando de um clube com milhares e milhares de torcedores espalhados mundo afora. Para 2011, o certo seria pegar o ano de 2010 e virar do avesso, fazer tudo o que não foi feito nesse ano que está acabando.

E é lógico que, por causa de tudo o que aconteceu e ainda vem acontecendo, a torcida anda desanimada. Nem tem como ser diferente. Olhamos para trás e vemos um rastro de destruição deixado por esses dirigentes sem caráter, sem capacidade e sem amor ao Flamengo. Olhamos para frente e não visualizamos a bonança que vem depois da tempestade. E ainda visualizamos adversários como Cruzeiro, que briga pelo título, e Santos, que briga pela Libertadores. Tá osso? Tá. Mas, já passamos por situações piores, não é verdade? Então, chegou a hora da torcida abraçar o time, coisa que ainda não aconteceu nesse ano.

A diretoria prometeu anunciar hoje promoção no preço dos ingressos para o jogo contra o Guarani. Independente de promoção, chegou a hora da torcida entrar em campo como o 12º jogador. Afinal de contas, a maior torcida do mundo ainda faz a diferença.


*********




É o que a nossa querida presidente acha que somos. Palhaços. Eis que ontem, nossa querida (not) Patrícia Amorim fala que não é a responsável pela situação em que nos encontramos porque "ela não faz gol e não escala o time".

Cuma?

Paty, você é a principal responsável por todo o caos que vivemos durante esse ano. Você é a figura central e mais importante do clube. É quem toma as decisões e delega funções para outras pessoas, que tem seu apoio para tomarem as decisões que eles tem que tomar. E agora a senhorita quer tirar o corpo fora? Nã nã ni nã não. Você é a grande culpada por tudo isso!


*******


Tijolinhos e Tijoladas

Não sei se é pelo fato de estar desanimada com tudo e todos no Flamengo, mas eu não acredito nessa campanha do tijolinho. Pra mim, está fadado ao fracasso e acho que o dinheiro arrecadado não será investido integralmente na construção do CT. Jamais saberemos se esse dinheiro realmente será investido no CT porque, simplesmente, não há prestação de contas.

O que aconteceu com aquela proposta de parceria entre Flamengo e governo chinês que tinha, inclusive, apoio do Ministério dos Esportes ? Gostaria muito de saber essa resposta. Mas, provavelmente, nossa querida (not) presidente também não deve ter nada a ver com isso.

*************

Bom dia e SRN para todos

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A situação agora é outra, pofexô!

Seria insanidade da minha parte culpar o nosso atual treinador Vanderlei Luxemburgo pela situação que vivemos no atual brasileirão quando, a 3 rodadas do fim, nunca estivemos tão vivos na luta contra o rebaixamento. Afinal não foi ele quem vendeu o monstro Airton por meia dúzia de mariolas no início de 2010, não foi ele quem deixou o Flamengo fazer parte das páginas policiais dos jornais durante todo o 1o semestre, não foi ele quem, mesmo com tempo e dinheiro, manteve no momento chave da parada pra Copa do Mundo o treinador estagiário, não foi ele quem fez certas contratações estapafúrdias, outras fora de hora e fora de preço, muito menos foi ele quem demitiu preparadores e auxiliares campeões de tudo no Flamengo pra colocar em seus lugares profissionais de péssima qualidade como o ultrapassado Toninho Oliveira e o indescritível Cantarelli. Mas pofexô, a hora é de você entender o que se passa, nos livrar desta situação e, aí sim, pensar no novo time do Flamengo.

É inquestionável que o Vanderlei é um treinador vitorioso. No meu modo de ver futebol, ele escala o time taticamente de forma arcaica, mas isso é completamente secundário dado o momento que vivemos. Meu grande receio, aliás pavor, é que um treinador que sempre brigou na parte de cima da tabela e que, portanto, jamais viveu situação parecida com a que estamos vivendo hoje, não tenha a receita correta para nos livrar do abismo.

Quantas vezes vocês já leram ou ouviram a frase: na Seleção Brasileira de mil novecentos e antigamente o fulano detestava o beltrano e mesmo assim o time foi campeão? Pois costumava ser assim com o Luxemburgo, seja no Palmeiras de Edmundo e Evair ou no Corinthians de Marcelinho e Rincón. Só que a receita contra o rebaixamento sempre foi e sempre será outra, não é mesmo Carlos Alberto Torres, não é mesmo Joel Santana, não é mesmo Abel Braga? Sim, os agora badalados Joel e Abel eram mestres na arte de livrar times da Série B porque traziam o elenco pro seu lado, criavam um ambiente de família, faziam com que os jogadores jogassem por eles. Isso é receita pra título? NÃO! Mas pra sair da degola É SIM SENHOR!

E o que temos visto no Flamengo nesta reta final de campeonato? Primeiro o Vanderlei dispensou na calada da noite o Toró, jogador de qualidade questionável e com quem eu não firmaria um novo contrato pelos tais R$ 120 mil mensais que dizem ele pedia. Mas era um jogador queridíssimo pelo grupo, super vitorioso na sua passagem pelo Flamengo e que poderia ter saído de outra forma (o que eu discuto é sempre a forma), talvez após uma renovação por 3 meses após um papo olho no olho entre treinador e jogador. Depois, na semana decisiva do jogo contra o Galo, o pofexô discute com o empresário do Juan pela imprensa, xinga o Diogo na frente de todos os repórteres durante o treino, joga pra galera fingindo querer ensinar jogador de 25 anos de idade a passar faltando 30 dias pro fim da competição. Não, Sr. Dr. Luxemburgo, esta definitivamente não é a receita correta na luta contra o rebaixamento. A hora é de união, pofexô!

A nossa situação é preocupante, mas não é desesperadora, uma simples vitória contra o Guarani deve nos dar tranquilidade pois, apesar de concordar que resultados normais nos fariam precisar de mais, não acredito que a combinação dos resultados nos faça precisar mais do que 43 ou no máximo 44 pontos. Mas atenção, Luxemburgo, este não é o tipo de jogo que você está acostumado a fazer, quando o time está lá embaixo um simples gol do adversário no contra-ataque pode colocar o estádio à beira de um ataque de nervos que pode ser decisivo pro resultado da partida. Portanto, pofexô, seja prudente, 1 x 0 sábado é goleada, seja humilde e assista os jogos do Flamengo do Joel de 2005 e 2007 pra entender melhor o que eu estou falando. Ah, depois do jogo e com os 3 pontos no bolso, jogue todos esses VTs no lixo e começe o ano de 2011 com um conceito de futebol moderno, dinâmico, pra frente, como sempre jogaram os times dirigidos por você.


---------

Eu discordo veementemente de quem acha que o Flamengo está nesta situação por causa do Juan, do Correa, ou de qualquer outro jogador de um elenco que, se não é brilhante, está longe, muito longe de ser um dos 4 piores da competição. Mas pra sábado quem está momentaneamente mal tem que ser sumariamente barrado. Como eu defendo uma escalação segura, eu colocaria o Angelin preso na lateral-esquerda com o Léo subindo mais pela direita. Armaria o time com 2 cabeças de área (Maldonado e Willians – que, aliás, seria proibido de passar do meio-campo), 3 homens mais à frente (Fierro pela direita, Renato - Argh! – pelo meio e Marquinhos pela esquerda) e 1 centroavante, que pode ser qualquer um dos 3 Ds já que, pra mim, nenhum dos 3 está jogando coisa nenhuma. A minha zaga seria David e Wellinton, 2 jogadores altos pra podermos aproveitar as bolas paradas que o Renato, por incrível que pareça, vem batendo bem. Precisando o time seria solto no 2o tempo.


----------

Na era do politicamente correto é normal o receio de falar realmente o que se pensa sobre qualquer assunto mais polêmico. Pois assim como eu não defendo um estádio do Flamengo na Zona Sul do Rio de Janeiro, eu abomino, eu defenestro, eu acho uma baita sacanagem construir um estádio na Baixada Fluminense. O Flamengo é um clube com torcida nacional, mas sediado na cidade do Rio de Janeiro, se é pra tirá-lo do município que construam o estádio em Manaus, em São Luís do nosso amigo Raí, na Brasilia rubro-negra do amigo Gustavo. Porque os demagogos e hipócritas que sequer têm o hábito de pisar o Engenhão jamais me convencerão que um morador da cidade do Rio de Janeiro irá na 4a feira às 10 da noite assistir Flamengo x Corinthians lá em Duque de Caxias. Sou sim a favor de um estádio próprio, mas numa região central com trens e metrôs para todas as partes da cidade e estado. Por que não a Zona Portuária? É politicagem com o prefeito do seu partido, presidenta dos infernos? À propósito, eu tenho vergonha de torcer por um clube dirigido por você e pelos seus comparsas. Vergonha, nojo, asco.


-----------

Parabéns pelos 115 anos, meu Flamengo. Apesar de tudo e de todos, sempre te amarei, onde estiver estarei, Ó Meu Mengão!

E pra finalizar, "Conte comigo Mengão, acima de tudo E DE QUALQUER UM rubro-negro!"

domingo, 14 de novembro de 2010

Em Tempo de Tijolos...


A Mulher-Tijolo! Aquela que te acerta com uma tijolada que você vai parar no lado B, se é que vocês me entendem...

Bom domingo a todos, se isso for possível.

SRN.

sábado, 13 de novembro de 2010

Atlético/MG x FLAMENGO


Atlético/MG - Renan Ribeiro, Rafael Cruz, Werley, Rever e Leandro; Serginho, Zé Luis, Renan Oliveira e Diego Souza; Diego Tardelli e Obina.


FLAMENGO - Marcelo Lomba, Leonardo Moura, Wellinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Correa e Petkovic; Diego Maurício e Diogo.


Data, Local e Horário - Sábado, 13 de novembro de 2010, no Estádio Joaquim Henrique Nogueira - "Arena do Jacaré", Município de Sete Lagoas/MG, as 19:30h, Horário Brasileiro de Verão - 4:30 PM - ET - USA.


Arbitragem - Mário Chagas da Silva (RS), auxiliado por Altemir Hausmann (RS - FIFA) e Júlio César Rodrigues Santos (RS).


Pendurados - Diogo, Fernando, Marcelo Lomba, Petkovic e Val Baiano.


Observações:


1) Nível de tensão máximo.


2) Lomba, se você tiver que tomar cartão, tome hoje. Não fique fora contra o Cruzeiro ou contra o Santos, por favor...


3) Galera, independente de preferência por esse ou aquele jogador, hoje é dia de união.


4) Vamos comer uma deliciosa galinhada com um choppinho?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Voleibol feminino e mais história....

( a imagem não está muito boa, mas tem a narração de Valdir Amaral)

Os amigos do Buteco que me desculpem, mas preciso fazer um parênteses no assunto futebol. Neste sábado, as 7 da manhã, tem jogo da Seleção Feminina de Vôlei, na disputa semifinal do campeonato mundial. Para quem não teve oportunidade de ver esta seleção jogar, principalmente pelo fato dos jogos terem sido de madrugada, recomendo. Poucas vezes um time de vôlei chegou no nível técnico que esta seleção alcançou. O jogo contra a Alemanha, nesta semana, foi simplesmente um dos maiores espetáculos de vôlei que eu já vi acontecer. A Natália é o Pelé do voleibol. Defende, ataca, saca, e passa com uma perfeição absurda. Além de belas mulheres, Jaqueline e Sheyla estão jogando como nunca. A “baixinha” Fabi tem conseguido salvar bolas que pareciam já ter encostado no chão da quadra. Thaísa e Fabiana conseguem completar jogadas que qualquer um julgaria impossível. A perfeição da sequencia defesa-levantamento- ataque é de encher os olhos de qualquer um. Dá uma certa inveja do nosso Mengão não ter esta qualidade de jogadas que o vôlei feminino está mostrando. Fica a dica e vamos voltar ao assunto nosso de cada dia, que é o futebol do Mengão.

Mas, como todos os nossos comentaristas já estão esgotando os assuntos do time atual, e tendo em vista que no sábado enfrentaremos o Galo de Minas, resolvi falar sobre uma disputa histórica contra este time, que foram as finais do primeiro campeonato brasileiro vencido pelo mais querido, em 1980. As informações, novamente, vem do livro “Acima de tudo rubronegro” que eu já citei na semana passada.

Em 1980 o Flamengo completou o time que venceria o Brasil, a América e o Mundo no ano seguinte, trazendo o zagueiro Marinho do Londrina. O Flamengo começou o ano sem Leandro, que havia sofrido um acidente automobilístico e contratou Carlos Alberto para a reserva do bom baiano Toninho. Em 30 de marco, com apenas 18 minutos de jogo, a estréia de Nunes é abençoada com um gol contra a Ponte Preta, dando tranqulidade à torcida que ainda lamentava a saída de Cláudio Adão. Formado o timaço que com pequenas alterações seria o grande time da história do Flamengo, fomos atropelando os adversários até a final contra o Atlético, com o segundo e decisivo jogo acontecendo em 1º de junho. Com direito, por exemplo, a uma goleada de 6 a 2 no Palmeiras que havia nos tirado do campeonato no ano anterior. Uma curiosidade histórica : Depois da primeira fase, o Flamengo se classificou para a fase seguinte ganhando de 3 a zero do Bangu (3 gols de Tita) numa partida que serviu de preliminar para um jogo do Vasco que marcou o retorno de Roberto Dinamite, depois de um passagem sem brilho pelo Barcelona. O curioso é que o valor pago pelos dirigentes vascaínos foi maior do que o valor de venda, porque o Flamengo, através de Marcio Braga, tentava contratar o jogador para fazer dupla com Zico no Flamengo. Desesperados, os vascaínos fizeram um “negócio de português”. Antes que me corrijam os politicamente corretos, peço que olhem meu sobrenome, que não nega as origens…

Na semifinal, o Flamengo faz um jogo histórico contra o Coritiba, virando um jogo em que chegou a estar perdendo de 2 a zero e acabou ganhando de 4 a 3, mas que custou uma saída por contusão de Zico e Julio César. Os mesmos que desfalcariam o Flamengo no primeiro jogo da final contra o Galo, no Mineirão. O jogo acabou 1 a zero para os mineiros, mas a jornada foi histórica. Chicão e Palhinha bateram tudo que podiam e não podiam bater nos jogadores rubronegros. A coisa chegou ao climax quando Rondinelli, caído, recebeu um chute que fraturou sua mandíbula. Romualdo Arpi Filho não marcou nem a falta. Logo na saída de bola o Atlético fez o único gol da partida. Na arquibancada, pau puro. Não só a torcida mineira brigava, como a polícia, ao invés de proteger os visitantes, baixava o sarrafo nos torcedores rubronegros. A volta ao Rio foi carregada da esperança de uma vitória no Rio que vingaria não só a torcida como a fratura criminosa sofrida pelo Deus da Raça, o eterno Rondinelli. Que, aliás, escreveu do hospital uma mensagem para o time, lida por Claudio Coutinho no intervalo do jogo, e que foi mais uma motivação para a equipe, que terminou o primeiro tempo de um jogo duríssimo, ganhando de 2 a 1, com gols de Nunes e Zico. Vale lembrar que o time do Atlético tinha João Leite no gol, e os “selecionáveis” Luisinho na zaga, Toninho Cerezo, Éder, Paulo Isidoro e Reinaldo. Reinaldo, aliás, teve uma grande atuação, e mesmo capengando e jogando com uma perna só depois dos 12 m do segundo tempo, fazia uma grande partida, não só fazendo o primeiro gol do Atlético como empatando o jogo aos 21 do segundo tempo. Até que veio o gol salvador de Nunes, numa jogada em que ele primeiro tentou cruzar, a bola voltou e ele, depois de um drible, enfiou a bola entre a trave e o goleiro, em uma ângulo aparentemente impossível de se fazer o gol. Festa indescritível, e para muitos, o maior foguetório que o Maracanã já viu, ainda que parte dele dirigida à torcida mineira presente… Só para terminar, Zico foi o artilheiro do campeonato, com 21 gols. Êita, saudade….

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Números, Estatísticas e Ansiedade

Bom dia, Buteco! Pode parecer obsessão, mas cá estou novamente para falar sobre números, cálulos e estatísticas, tudo por conta do risco de rebaixamento. Claro, sempre sob a perspectiva de ver o Flamengo livre desse fantasma. Segundo os matemáticos, o percentual varia entre 3 e 4%, mas todos sabemos que, a depender dos resultados da próxima rodada, ele pode facilmente ter um dígito acrescido e, com isso, o nível da pressão ser bastante aumentado. Com o objetivo de tornar a abordagem a mais concreta e próxima à realidade possível, resolvi, primeiramente, trazer as estatísticas mais atuais, que se referem ao desempenho das equipes no returno do campeonato brasileiro de 2010. Eis então a classificação por pontos ganhos segundo o sistema em vigor, ou seja, o de "pontos corridos", contando apenas o desempenho no returno do campeonato:

1º) Grêmio 33; 2º) Cruzeiro 29; 3º) Atlético/PR e Palmeiras 26; 5º) São Paulo 25; 6º) Botafogo 24; 7º) Fluminense e Corinthians 23; 9º) Internacional e Atlético/GO 20; 11º) Atlético/MG e Ceará 19; 13º) Flamengo e Goiás 18; 15º) Santos 17; 16º) Vasco e Vitória 16; 18º) Avaí 11; 19º) Guarani 10; 20º) Prudente 8.


Antes que tenham um ataque apoplético por constatarem que o nosso Flamengo está na esdrúxula 13ª posição, percebam que realcei propositalmente as posições dos nossos próximos e últimos quatro adversários, quando então verão, sem maiores dificuldades, que um se destaca totalmente dos outros, o Cruzeiro, que faz a segunda melhor campanha do returno, atrás apenas do Grêmio do Renato Gaúcho (pois é, né? Então...). Dos outros três, apenas um, o próximo adversário, o Atlético/MG, possui mais pontos do que o Flamengo, porém um pontinho apenas; já o Santos, o temível Santos, soma um ponto a menos, número que realmente me surpreendeu, enquanto o Guarani soma oito pontos a menos, totalizando míseros dez em quarenta e cinco disputados até aqui.

Alguns outros dados interessantes a respeito dos nossos próximos adversários, seguindo a ordem dos confrontos:

Atlético/MG - em casa, venceu 7 (sete), empatou apenas 1 (uma) e perdeu 9 (nove); fora, venceu 3 (três), empatou 5 (cinco) e perdeu 9 (nove). Próximos adversários - Flamengo (c), Palmeiras (f), Goiás (c) e São Paulo (f). Últimos jogos em casa - 2x2 Santos (6/11), 0x2 Botafogo (30/10) e 2x0 Avaí (17/10).

Guarani - em casa, venceu 7 (sete), empatou 8 (oito) e perdeu 2 (duas); fora, venceu 2 (duas), empatou 1 (uma) e perdeu 12 (doze). Próximos adversários - Vitória (c), Flamengo (f), Grêmio (c) e Fluminense (f). Últimos jogos fora de casa - 0x1 Palmeiras (7/11), 0x1 Avaí (30/10) e 0x2 Ceará (9/10)

Cruzeiro - em casa, venceu 9 (nove), empatou 5 (cinco) e perdeu 3 (três); fora, venceu 8 (oito), empatou 4 (quatro) e perdeu 5 (cinco). Últimos jogos fora de casa - 1x0 Vitória (7/11), 2x0 Prudente (30/10) e 1x2 Grêmio (17/10).

Santos - em casa, venceu 10 (dez) jogos, empatou 3 (três) e perdeu 4 (quatro); fora, venceu 4 (quatro), empatou 6 (seis) e perdeu 7 (sete). Últimos jogos em casa - 1x1 Vitória (3/11), 3x4 Prudente (23/10) e 2x0 Atlético/PR (9/10).

Sendo bastante realista, o prognóstico de vitória contra o Guarani e de não perder contra o Atlético/MG é bastante razoável; o de não perder contra o Santos não é absurdo, embora saibamos que se trata de uma equipe imprevisível, de altíssima qualidade técnica e que acabou de contratar um bom treinador, e, contra o Cruzeiro, em tese, está o jogo de mais alto risco, inclusive pelo devastador retrospecto da equipe mineira fora de casa. Então, repetindo o que escrevi aqui na segunda-feira, penso que os nossos dois próximos jogos concentram as nossas maiores chances de afastar definitivamente o risco do rebaixamento, embora os dois últimos não signifiquem necessariamente derrota.

A Batalha de Sete Lagoas

Sábado enfrentaremos um adversário desesperado pelos 36 pontos que o igualam ao primeiro time que se encontra na ZR, o Guarani, o qual jogará em casa, onde tem um bom retrospecto, embora contra um adversário direto, o Vitória. Portanto, um empate do Guarani significa o Atlético/MG voltar para a ZR em caso de derrota para o Flamengo, e eles sabem que os dois próximos jogos fora de casa serão em São Paulo, contra Palmeiras e São Paulo, que brigam por vaga na Libertadores, apesar do Palmeiras parecer não contar mais com o campeonato brasileiro para tanto, e sim com a "Sula", mas nunca se sabe o dia de amanhã, ou seja, se o Felipão escalará os reservas contra o Galo.

Acrescente-se a isso décadas de ressentimento pelas derrotas nos Brasileiros de 1980, 1987 e 2010, além da Libertadores de 1981, bem como a presença de ex-jogadores rubro-negros com presença marcante na Gávea, como Obina, Diego Tardelli e Diego Souza, e temos todos os ingredientes para uma guerra em Sete Lagoas.


Eu acho que é jogo para atletas tarimbados, mas infelizmente o desfalque do Renato Abreu (terceiro amarelo) veio em má hora para essa partida. Apesar de saber que escalar o Kleberson é como jogar cara-e-coroa, é nunca saber quem entrará em campo, o Dr. Jekyll ou o Mr. Hyde, gostaria de contar com ele, mas reconheço que o tempo de inatividade talvez não recomende a escalação desde o início. O mesmo raciocínio, acrescido da má-fase técnica e da idade avançada, serve para o Petkovic, o qual, porém, eu prepararia, com todo o cuidado, para o jogo contra o Guarani, colocando-o para treinar exaustivamente faltas diretas e não diretas, além de cobranças de escanteio (não diretas). Ele pode ser útil no segundo tempo, pois tudo indica que enfrentaremos um adversário retrancado, mas isso é assunto para a próxima semana. O certo é que, para esse jogo de sábado, ao menos para começar jogando, não creio que seja uma boa opção, pois prevejo muita pegada e correria. Acaso sua escalação seja confirmada, a equipe mudará bastante de característica em relação à última partida, pois o Gringo não terá condições de se movimentar como fizeram o Negueba e o Marquinhos; talvez por isso o Luxemburgo tenha testado o ataque com jogadores em tese com maior capacidade de movimentação - Diego Maurício e Diogo.

Minha sugestão de escalação para sábado: Lomba, Leonardo Moura, Wellinton, Angelim e Juan (por absoluta falta de outro, pois eu escalaria o Renato Abreu improvisado por aqui); Maldonado, Willians, Corrêa (Kleberson) e Marquinhos: Diego Maurício e Val Baiano. Kleberson e Fierro seriam opções para o segundo tempo.

Importante: Willians e Maldonado como volantes. Nada de losango. Alguém precisa ajudar o Juan a marcar. O Maldonado não pode cuidar da cabeça de área e ajudar o Juan ao mesmo tempo. O lance do pênalti contra o Atlético/PR foi originado desse problema. E alguém precisa cobrir o Leonardo Moura, que, esse sim, ainda consegue ser útil. Correa seria meia direita, mais avançado, pois entrou bem nessa função, apoiando, no segundo tempo contra o Atlético/PR, e é um volante com maior qualidade técnica, inclusive para passes e lançamentos. O Kleberson, em tese, seria superior a ele nesses quesitos, mas há a questão da inatividade a ser bem ponderada na escalação inicial. O Val Baiano joga mais centralizado, porém confio mais nele para empurrar a bola para o fundo das redes do que no Diogo. De qualquer maneira, não é uma escolha fácil. Esse time que sugeri tem um meio campo, na parte ofensiva, menos tarimbado, menos experiente, resultado do elenco mal montado desde o início do ano. Espero que, seja qual for a escalação, o time saiba se impor dentro de campo.

É isso aí, amigos. A hora da batalha se aproxima e a ansiedade só aumenta.

Valha-nos, São Judas Tadeu!

SRN a todos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Do tijolo à reformulação do futebol

A Boa-Nova de ontem foi o lançamento da "Campanha do Tijolinho", que pode ser vista em www.flamengo.com.br, visando mais um up-grade na construção do Centro de Treinamentos do Flamengo, em Vargem Grande, e, melhor ainda, com o comparecimento e apoio do futuro presidente (Ave!) Zico, que pronunciou as seguintes palavras durante o evento: "Fiquei muito orgulhoso em receber o tijolinho número 10. Ele está incluso nos 20 que eu comprei para o clã Antunes. E o meu não é o mais importante deles. Sem dúvida é o do velho Antunes, que começou toda saga Flamengo na família", disse o Galinho.

Estou nessa e, novamente, apoio mais uma iniciativa para estruturar o Flamengo acrescentando um CT ao seu patrimônio. Muitos torcedores não apoiam a campanha em virtude de tudo o que aconteceu envolvendo o Zico, em decorrência de sua passagem pelo cargo de executivo de futebol do clube, porém, se o próprio dá o seu aval à campanha, colocando o Flamengo acima do seu próprio nome, desmontam-se os argumentos daqueles que se opõe ao movimento que, já nas primeiras sete horas, foi um sucesso absoluto com mais de 500 tijolos vendidos, o que dá mais de uma peça comprada por minuto( http://bit.ly/dbf2K4 ). Que bom!

Enquanto isso, Papai Noel mal começa a aparecer nos retrovisores de nossas vidas e o botão "start" das especulações para 2011 é acionado, com a torcida rubro-negra viajando nos caminhos a serem trilhados no próximo ano.

Para início de conversa, a atitude mais natural de um ser humano minimamente dotado de boa vontade com o clube, desarmado de subterfúgios e tocaias por trás das palavras, é reconhecer a sucessão de erros cometidos ao longo deste ano, aprender ou reaprender com eles, e tratar de providenciar uma implosão dos modelos de gestão adotados e fracassados, que levaram o Mais-Querido a vexames nacionais e internacionais em todas as competições das quais o Flamengo participou.

Em relação ao elenco, numa hipotética lista de dispensas, não podem deixar de constar nomes que, um dia, podem ter dado o que falar dentro dos campos pelo Brasil e mundo afora mas, atualmente, não passam de meros figurantes no grupo, tais como: Juan, Klebérson, R11, Deivid, Diogo, Val Baiano, Fernando, Fierro e outros menos cotados;

Na ainda modesta lista acima, devem ser incluídos os grandes Petkovic e Ronaldo Angelim, mas estes considero patrimônios do clube, assim como do sumido ex-xerife Fábio Luciano, os quais poderiam ser aproveitados em outras funções do departamento de futebol, dos juvenis aos profissionais, onde seriam de muita importância trabalhando ao lado dos atletas do clube, onde tem muito o que fazer e os três muito a contribuir.

Quanto ao departamento de futebol, da presidente do Flamengo ao quero-quero que habita as laterais dos campos do CT, todos estão fartos de saber que urge uma mudança drástica no modelo de gerir o setor, profissionalizando-o para ganhar em autonomia de vida própria e agilidade nas iniciativas relativas às contratações para que não se repitam casos semelhantes ao da contratação de Deivid, feita nas últimas horas da madrugada do último dia permitido para tal.

Será que muda em 2011?

SRN!