Excepcionalmente hoje estou substituindo o Marcelo Fraga, atual colunista das sextas-feiras, que teve problemas com o computador e internet.
Dificílimo escrever no dia seguinte a 2 textos espetaculares, um aqui no Buteco do nosso titularíssimo Gustavo Brasilia, outro do não menos brilhante Andre Monnerat no blog sobreflamengo. Mas vamos lá...
1. As divisões de base do Flamengo estavam em estado terminal, dirigentes no mínimo despreparados e que pensavam o tempo todo no curto prazo ignoraram o nosso maior patrimônio durante anos e anos. Somente a chegada do Zico poderia mudar o rumo dessa história. Ele chegou e fez o que somente ele poderia fazer: mudou tudo. Demitiu treinadores, preparadores físicos, jogadores, afastou empresários inescrupulosos, fez uma limpa tão grande que ganhou inimigos poderosos dentro do clube. Que ele fez o certo eu não tenho a menor dúvida. Se quem ele colocou lá fará um bom trabalho, isso vamos ver no futuro mas, no mínimo, acabou a bagunça, acabou o desrespeito ao Manto Sagrado, acabou a pouca vergonha.
2. O futebol do Flamengo não tem nenhuma estrutura, seja para as divisões de base, seja para o futebol profissional - que certas vezes treina apenas em 1 período para não onerar o clube com hotéis caríssimos na região da Barra da Tijuca. E o Zico só aceitou assumir o cargo de diretor executivo porque a Patricia Amorim prometeu investir pesado na construção do CT. Palmas mais uma vez pro Zico, sem ele nada disso seria possível. Quanto a verba para a construção, até onde eu sei TODO o dinheiro virá de parcerias, sendo os primeiros R$ 5 milhões de um acordo com a Ambev.
3. Existem SIM pessoas dentro do clube querendo levantar dúvidas quanto ao caráter do Zico. E isso eu não vou aceitar discutir sob nenhuma hipótese. As mamatas acabaram, quem participava de negociatas se desesperou, o Lúcio de Castro foi muito feliz em seu texto desta semana. Pra se manter no Flamengo o Zico terá que passar por cima de muita coisa e é claro que todos nós rubro-negros estaremos com ELE pro que der e vier.
4. O Flamengo estava sendo humilhado pelos profissionais do seu futebol. Assim como você, eu não suportava mais ver o nome do clube que tanto amamos nas páginas policiais dos jornais cariocas, brasileiros e mundiais. Com o Zico essa história vai mudar, aliás, já mudou, só não vê quem não quer. Quem ainda tem alguma dúvida basta ler a entrevista do galinho às páginas amarelas da revista Veja desta semana.
5. Eu apóio o Flamengo onde quer que ele esteja, em qualquer divisão que ele jogue, em qualquer competição que dispute. Ou seja, se um dia o Flamengo for rebaixado para a série B do campeonato brasileiro eu irei ao estádio torcer como um maluco, assim como faço hoje TODAS as vezes que o Flamengo joga no Maracanã e algumas fora do Rio. Mas o Flamengo não precisa passar por isso, o Flamengo não tem foha salarial pra passar por isso, o Flamengo precisa de muito pouca coisa pra não passar por isso e eu, pessoalmente, não quero passar por isso. E, se o Flamengo passar não podemos tapar o sol com a peneira, infelizmente o Zico terá sua parcela de responsabilidade. Bom lembrar que apesar de ter ganho apenas 1 título nos últimos 17 anos nós disputamos 3 Libertadores nos últimos 4 anos e passamos bem longe da ZR desde 2005.
6. Vou aproveitar o título da coluna de ontem do Monnerat pra dizer: eu compro a briga! Domingo, por exemplo, colocarei a minha camisa do Flamengo com orgulho, como faço em TODOS os jogos do Flamengo aqui no Rio e partirei pro Maracanã pra assistir ao horroroso time do Flamengo, atual campeão brasileiro, jogar contra o favorito Vasco, aquele time que há exatos 8 meses disputava a série B do campeonato brasileiro. Mas eu sou um dos poucos, depois de anos e anos a expectativa é de massacre vascaíno nas arquibancadas. Dá pra culpar o torcedor por não querer ver a estréia de 3 jogadores acima da média no nosso grande rival (apesar de eu não querê-los no Flamengo, reconheço que eles não contratarm o Borja nem o Vinicius) contra a já divulgada escalação do Jean na nossa zaga?
7. Juro que eu esperei 45 dias pra ser mais enfático nas palavras. Mas o fato é que completados 30% do brasileirão o Flamengo se reforçou muito, mas muito mal. Façam uma reflexão, o time do Flamengo é hoje o pior dos 12 times grandes. O PIOR! E não é por falta de dinheiro, me desculpem mas não é. Só que as coisas precisam ser bem explicadas, senão uma má interpretação vira uma mentira que contada 1.000 vezes vira verdade absoluta. Então vamos separar bem as coisas:
- O Zico falou claramente que dinheiro pra contratar jogador (isto significa pagar pelos direitos econômicos de quem tem vínculo com outros clubes) o Flamengo não tem. Até tem, através de investidores como o BMG que querem, além de outras coisas, parte do passe do Willians – com esse dinheiro oferecemos 6 mi de euros pelo Valdivia e pelo Kleber. Mas esse não é o ponto, importante é ficar claro que esse dinheiro o Flamengo, nos seus cofres, não tem.
- Outra coisa completamente diferente é o orçamento do futebol e o valor disponível para a folha salarial. Aqui tem dinheiro sim, e muito. A não ser que parte dele tenha sido desviado pra contratação de dezenas de nadadores, judocas e craques do basquete como Lamonte e Baby. Já fiz essa conta aqui, não vou repetir… sobra na folha salarial tem bastante, cerca de 1 milhão de reais. Tanto tem que o Flamengo pagaria parte dos salários do Ronaldinho e do Kleber/Valdivia.
Juntando tudo agora: O Flamengo está se reestruturando com dinheiro novo, dinheiro de parceiros que NÃO afetam a folha salarial do clube. Um irresponsável poderia dizer assim: oras bolas, porque não pegaram os R$ 5 milhões de reais da Ambev e aumentaram a proposta pelo Valdivia, quem sabe ele não viria? Ou ainda: porque não pegaram parte dessa grana e pagaram ao time árabe, pelo menos teríamos o Emerson e não o Pacheco jogando contra o Vasco domingo. Não foi isso que os últimos dirigentes do nosso futebol fizeram?
A vinda do Zico não permite esse tipo de situação porque ele pensa no clube à longo prazo. E EU NÃO SOU IRRESPONSÁVEL, é claro que EU CONCORDO que esse dinheiro tem que ser usado na reestruturação do Flamengo, na construção do NOVO FLAMENGO. Mas quem foi que disse que de alguma forma um novo Flamengo menos gastador, mais sério e profissional significa TERMOS O PIOR TIME DOS 12 GRANDES 8 meses após a conquista do Hexa? Antes de rebater, caríssimo leitor, faça o exercício que eu fiz e compare os times setor por setor, vocês ficarão abismados como eu com a constatação da nossa fragilidade. Acho que a hora é de pensar um pouco mais e fazer contas, às vezes parece que estamos hipnotizados, parece que queremos tanto acreditar numa coisa que acabamos realmente acreditando.
Não, definitivamente o Flamento não precisa entrar em campo com o Jean na zaga, com o Rômulo ou alguma improvisação como 1o volante, com o veteraníssimo e cansado Petkovic como titular absoluto na sua armação e com o pior ataque do Brasil. Não, não precisa. Por exemplo, eu prefiro o Deivid, o Diogo, o Love, o Kleber, o Drogba, o Rooney. Mas será que o Washington que o Fluminense contratou esta semana não é melhor do que os nossos atacantes. Eu NÃO falo pra ser campeão. EU TOPO NÃO DISPUTAR O TÍTULO EM NOME DE ALGO MAIOR. Mas quem teve as saídas do Bruno e do Denis Marques que sozinhos economizaram 400 mil da nossa folha não poderia ao menos ter um ataque com Zé Roberto e Washington? Repetindo pra não ficar nenhuma dúvida: PRA SER CAMPEÃO EU NÃO QUERO NEM UM NEM OUTRO POR AQUI. E nem acho que a discussão deva se restringir a nomes, apenas dei 2 exemplos que me vieram a cabeça nos últimos 5 segundos. Mas já que é pra fazer figuração por 6 meses, não seria melhor do que apostar em Pacheco e Val Baiano? E antes que critiquem, esse dinheiro não está sendo destinado pra estruturação nenhuma, é apenas um sobra de folha porque não conseguimos em 45 dias contratar ninguém.
O time atual é muito, mas muito ruim. E, por incrível, pra fazer um papel digno basta renovar com o Maldonado, contratar 1 camisa 10 argentino qualquer e 1 bom atacante. Se quiser disputar título precisa bem mais, pelo menos 2 jogadores de ponta que chamem a responsabilidade na hora que o bico pega. Mas como não temos nem uma, nem outra situação até agora, somos seríssimos candidatos ao rebaixamento (quem duvida deveria pesquisar quantas vezes nos pontos corridos pelo menos 1 grande não caiu – e somos o pior time dos 12) até que um fato novo apareça.
Parte da história está sendo mudada e pra muito melhor. Palmas pro Zico, estou com ELE pro que der e vier. A outra parte precisa ser reescrita COM MUITA URGÊNCIA. E ainda dá tempo.
Saudações Rubro Negras!