1) Goleiro não exigido.
2) Defesa segura.
3) Time focado os noventa minutos.
4) Jogadores empolgados.
5) Número razoável de chances criadas, mesmo com um jogador a menos.
O Universidad Católica parece ser um time que avançará na Libertadores? Não, definitivamente não; porém, a julgar pelas atuações da equipe na Taça Guanabara, contra equipes bem inferiores, a equipe demonstrou outra ATITUDE em campo. Para mim, esse, ao lado da visível melhora de posicionamento, e, por via de consequência, de rendimento da defesa, sem que isso tirasse o padrão de jogo e o poder ofensivo da equipe, foi o que mais me animou e deu esperanças para o restante da competição.
E isso tudo porque análise do comportamento da equipe ficou um tanto prejudicada por conta da prematura expullsão do Willians, o grande ponto negativo da noite. Willians, que é uma peça muito importante no nosso time, precisa, assim como os outros jogadores, ter um pouco mais de maturidade e malícia, compreendendo que essa competição é diferente e o nível de exigência não só técnico, como também da arbitragem, é superior, fora a tendência dos árbitros e da própria CONMEBOL de proteger os "hermanos" contra os brasileiros, os únicos no continente que falam português.
Vi o Fabrício dar mais uma prova de que está se tornando um excelente zagueiro; vi o Álvaro mais parecido com o Álvaro do Campeonato Brasileiro de 2009; vi o Kleberson bem, atento à partida o jogo inteiro; vi o Vinícius Pacheco manter o nível de atuações anteriores, mostrando regularidade e confiabilidade; vi o Vagner Love se sacrificar para suprir a perda de um homem; vi o Toró se entregar de corpo e alma à marcação e tentar jogar por ele e pelo Willians. Faltou o Juan aparecer mais.
Leonardo Moura
Gostaria de abrir um tópico especial para a atuação do Leonardo Moura. Foi exuberante. Se vocês puxarem pela memória, houve uma partida há muito tempo atrás em que ele atuou nesse nível, quando o Flamengo atropelou o Botafogo, em 2005, na Arena da Ilha do Governador. Vi o Leonardo Moura empolgado, com gana. Jogando assim, com a técnica acima da média que ele tem, é uma arma mortífera.
Será que o Leonardo Moura está interessado em elevar o nível do jogo dele e fazer apresentações como a de ontem rotineiramente?
Se ele fizer isso, e se o Juan entrar nessa onda, o nosso time ficará ainda mais forte.
Sistema Defensivo
Melhorou, gente, e muito. Com a volta do Maldonado melhorará ainda mais. Só que, para a segunda fase, será imperiosa a contratação de um bom primeiro volante, pois o nível dos nossos adversários será bem maior.
Bom dia e SRN a toda a Comunidade Butequiana!
(Foto) Pablo Lobo.