quarta-feira, 20 de maio de 2009

O JOGO DO ANO !

ALTA PRESSÃO !!!

19/4 : Chega o domingo da decisão da Taça Rio. MENGÃO CAMPEÃO !!!
26/4 : Já no outro domingo, o primeiro jogo da finalíssima do carioca. Tudo igual.
29/4 : Na quarta, mais um jogo decisivo e, em Volta Redonda, cumprindo punição. PUTZ, empatou!
3/5 : No domingo seguinte, finalíssima. MENGÔÔÔÔÔÔÔ PENTATRI !!!
6/5: Três dias depois, outro jogo decisivo, em Fortaleza. CLASSIFICADOS !!!
10/5 : Mais quatro dias, e a estréia no Brasileiro em BH contra um dos candidatos ao título. Dominamos; dava pra ter ganho; mas, por falhas individuais nossas, perdemos.
13/5 : Na quarta, um jogo contra o mais badalado time do país, em um Maraca lotado. ZERO A ZERO, mas JOGAMOS PRA CACETE (do meio pra trás).
16/5 : No sábado, enfrentamos aquele adversário dos três pontos já computados como certos, afrouxamos, e não saímos do zero. Vaias, cobranças e pedidos de raça.
20/5: E hoje, já estamos em Porto Alegre para, indiscutivelmente, fazer o jogo mais difícil do ano até aqui.
Tudo isso em um mês.

Convenhamos, é muita pressão! Eles ganham MUITO bem para isso, mas é MUITA pressão.
Contra o Avaí, nossos jogadores ao final da partida estavam claramente extenuados.
Não é só o físico. Pior é a tensão emocional. Uma tensão que qualquer torcedor, seja de poltrona ou de Maracanã, sabe o quanto é desgastante.
E o episódio com o Juan parece ter sido resultado de toda essa pressão somada ao cansaço. Nada mais do que isso. Mau humor causado por má fase, mais cansaço de um lado, versus treinador preocupado em não perder autoridade com o grupo do outro. Voltou, treinou e ainda bem que vai jogar.

ADRIANODEPENDÊNCIA

Se um estudante dos EUA estivesse escrevendo uma tese de doutorado tentando explicar o porquê do nosso futebol não ter penetração significativa em seu país, o Flamengo atual seria o exemplo perfeito para que ele defendesse seus argumentos.
O motivo maior da rejeição americana do norte pelo soccer é o fato de uma partida poder terminar sem que nenhuma das duas equipes alcance seu objetivo principal.
O GOL !
E nessa arte de não fazer gols temos sido verdadeiros especialistas. Ultimamente nossos gols parecem destinados a depender de favores. Favores do montinho artilheiro, favores do Emerson botafoguense, favores de zagueiros que cometem pênaltis desnecessários e de adversários que se recusam a nos vencer .
Encurralamos o Fluminense, o Botafogo (três vezes), o Cruzeiro (em sua própria casa), o “poderoso” Inter e o Avaí. E daí? Não fosse o Bruno muito possivelmente estivéssemos todos aqui MUITO mais revoltados do que já estamos com as conclusões de canela e cabeçadas dignas de zagueiros dos nossos atacantes.
Por falar nisso, os caras não tomam gol há seis jogos e nós não fazemos nenhum há três.

O JOGO DO ANO !

Portanto, HOJE VAI SER F.... Podemos ser goleados, trucidados, humilhados no Beira Rio.
SERÁ? Mas na semana passada já não íamos ser? E fomos? Eu não vi isso, não !
Vi o nosso time levar uns dez minutinhos pra se acertar e depois dominar AMPLAMENTE a partida, quase até seu final. Vi uma equipe entrar em campo determinada, concentrada e aplicada, surpreendendo a todos que esperavam um passeio colorado no Rio de Janeiro. Inclusive alguns flamenguistas.
Por que hoje não poderia ser igual?
Mais ainda com uma vantagem que não tivemos na semana passada. ESPAÇO !

Certamente vamos ter hoje muito mais espaço. Claro que como resultado da pressão que eles pretendem exercer, mas teremos mais espaço. Mesmo que eles não queiram por prudência ou que o Tite se esgoele pedindo cautela, a torcida deles vai trazê-los até nós e eles vão se expor.
Acredito firmemente que se superarmos bem os primeiros minutos de maior pressão, teremos MUITAS chances de encaixar um contra-ataque rápido, a partir de um dos nossos laterais ou com um dos volantes que têm mais bola, para sair na frente.
Esse é o nosso caminho até as semi. Duas das nossas três melhores apresentações neste ano (1º tempo contra Cruzeiro e Fluminense) se materializaram quando nos deram espaço pra jogar.

Fácil? LONGE DISSO ! Vai ser um jogo nervoso e difícil pra cacete. Mas que dá, dá.
Time com qualidade pra isso a gente tem, que funciona até melhor sob pressão; portanto, não há nada de impossível na nossa classificação. E quem é torcedor de Flamengo tem mais é que estar habituado aos grandes desafios. São as vitórias conseguidas neles que guardamos para sempre em nossas memórias e que entram para a nossa história.
EU ACREDITO !

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!