Reza a lenda que o grande músico Louis Armstrong, ao ser questionado por um jornalista sobre o que era o Jazz, teria respondido: "Se você precisa perguntar, nunca irá saber.." Pois é. Tenho a impressão que o "Velho Satchmo" ao cunhar sua famosa frase, estava na verdade definindo a alegria de ser Rubro-negro. Não dá para explicar. Só sabe o que é quem tem o privilégio de nascer tendo o Manto como segunda pele. Além das cores, da raça e de uma história maravilhosa, o que mais me orgulha é encontrar irmãos de sangue Rubro-negro em qualquer lugar do Brasil. Eu, carioca auto-exilado em Florianópolis, quando aqui cheguei, me surpreendi com a quantidade de torcedores do Mais Querido desfilando altivos e faceiros com seus Mantos de todos os modelos e épocas.
Minha maior felicidade na Ilha da Magia foi entrar numa birosquinha de beira de estrada, bem humilde mesmo, na verdade um casebre de madeira já bem gasto pelo tempo, e encontrar dentro todo o tipo de foto, posters e bandeiras do Flamengo. Um verdadeiro templo Rubro-negro! Ali me vi em casa pela primeira vez desde minha saída do Rio. E quem nunca entrou num buteco desconhecido e se sentiu à vontade ao ver na parede um poster do Mengão campeão? Este é o objetivo do nosso blog, ser mais um humilde templo das causas Flamengas, onde sempre encontrarás um amigo, seja atrás do balcão ou na mesa ao lado.
No dia da minha visita ao "templo da ilha" estava acompanhado de amigos manezinhos fanáticos pelo Flamengo, mesmo sem nunca terem colocado os pés no Maracanã. Percebi então que a minha "marra" de carioca da gema, frequentador do Mario Filho desde os tempos da Zicovardia, não chegava aos pés da devoção deles. São demonstrações de flamenguismo incondicional como estas que me deixam arrepiado e renovam minhas esperanças de que dias melhores virão. Outra coisa que me dá prazer é sentir que o ódio arco-íris é imenso mesmo longe da Cidade Maravilhosa. Pude constatar isso de várias formas, mas a que melhor resume foi dita por um colega gaúcho torcedor do Inter: "Cara, sabe o que eu odeio no Flamengo? Vocês tem torcedores no Brasil inteiro!!"
Nós Rubro-negros, bem acostumados com nossa hegemonia territorial, achamos que temos tudo e estamos prosa, mas vocês querem saber o que os torcedores do arco-íris tem mais do que a gente?
Eles tem mais é que se rasgar de inveja mesmo!!
SRN.
* Infelizmente a coluna não foi publicada na edição de hoje do Jornal Vencer, conforme acordo prévio. Segundo a reporter Amanda, o texto não seria "factual" o suficiente para ser publicado.
Obs: Não deixem de conferir o video genial feito pelo Sergio Caetano!
http://www.youtube.com/watch?v=WA6rvwONeU4