quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Você Se Lembra?














Comecemos o ano de 2009, fazendo um exercício de memória, com os amigos do Buteco do Flamengo. A pergunta é a seguinte:
“Qual a escalação do XV de Jequitinhonha (O Jequitinhonhense), que disputou a final e foi campeão, em 1928, no estádio Jequitinhonhão??”
Sabem?....Não sabem?........Pois, vamos lá:
Gargalo, Furico, Pereba, Chico Bumbo, Dedão e Berola.
Meleca, Cocota, Cherinho, Biriba e Carcunda.
Pois é,....o tempo passa!!....Grande Carcunda......a torcida gritava seu nome, em cada gol que marcava e ele jogava beijos, em agradecimento.

Vocês não lembravam a escalação desse timaço, do Jequitinhonhense, de 1928, mas, vamos ver se conseguem lembrar de alguma coisa que aconteceu em 2008, ano passado, que mal acabou de passar.
Vocês lembram do Pedro Beda, que o Flamengo vendeu 90% de seus direitos federativos para o tal de Desportivo Brasil, clube da empresa de marketing esportivo Traffic, por R$ 1,2 milhão. Em junho do ano passado, ele foi repassado ao clube holandês Heerenveen.
Agora, o Flamengo precisa de um atacante, camisa 9, para suprir os desfalques que nunca vieram, de Adriano e Travesnaldo Fofômeno e não encontra. Hoje bem mais velho, em final de carreira, já com seus rodados 19 anos, o Beda, declarou que “deseja voltar ao Brasil e ao Flamengo”.
Claro que vejo com maus olhos a volta desse ancião, visto que, poderia almejar o lugar do jovem e veloz Marmelinho Paraíba e causar um mal estar, quem sabe, um racha no elenco.
Aliás, se o Fenômeno tivesse ficado no Flamengo, na Gávea nunca haveria "Racha". ...K K K K Essa foi boa!!

E vocês lembram da escalação do Esporte Clube Buteco, o grande Butecoense, campeão de 1934? Já sei que não lembram, então, vamos lá:
Caolho, Gengibre, Mamute, Dentada, Priapo e Bodoque.
Gonorrelson, Pimpolho, SerFlauson, Vô Rocco e Sid (O Bastuta).
Timaço!!!...Imbatível!!!....Esse tal de Sid, conhecido como “O Bastuta”, era o mestre do time e fazia tabelinhas incríveis, com Vô Rocco e SerFlauson, que sempre terminavam em gol.
Agora, do ano de 2008,...vocês lembram da Nação Rubro-Negra, torcida e dirigentes, vibrando e se emocionando, com as apresentações da grande ginasta Jade Barbosa, a nossa “Jóia”, a querida “Pedra Preciosa”, que honrou e dignificou o nome do Flamengo, levando-o pelo mundo afora ??
Hoje, segundo lemos, publicados nos jornais populares, a nossa “Jóia”, Jade, além do sofrimento físico, sofre a incerteza do apoio do Clube em seu tratamento e com a indefinição de sua carreira, tudo isso, em virtude dos cortes nas despesas, anunciados pelos nossos dirigentes. Logo ela, a Menina de Ouro da Gávea, que me (nos) fez chorar, com suas medalhas e que nos encheu o peito de orgulho Vermelho e Preto..........também Prateado e Dourado.
Comer mamãe, todo mundo quer. Mas, dar um pouquinho pra papai, todo mundo corre!

E quem se lembra da escalação do Farofoense, de 1915??
Tá no youtube, o último jogo da final daquele ano. Olha que timaço:
Lumbriga, Cascalho, Pitomba, João Binga, Travesnaldo e Frieira.
Zé Dacá, Zé Daqué, Zé Daqui, Zé Dacó e Zé Maria.


Vocês, amigos do Buteco, com certeza, não lembravam dessa máquina de jogar futebol, que foi o Farofoense, mas, não fiquem tristes. Isso foi em 1915 e eu não posso exigir que vocês lembrem de coisas que aconteceram há tantos anos atrás, como por exemplo:
Quando foi a última vez que vocês viram o time do Flamengo entrar em campo numerado de 1 a 11 ???
Ou, quando foi a última vez que vocês viram um gol do Flamengo, feito pelo jogador da Camisa Número 10 ??? Ou melhor; Quando foi a última vez que vocês viram um jogador em campo, com a Camisa Número 10 do Flamengo ???
E, se é pra recordar, vamos a mais um capítulo de nostalgia: Quando foi a última vez que vocês viram as Camisas 9 e 10 do Flamengo, juntas em campo, num mesmo jogo ???
Peguei pesado, né !?....Ninguém tem tanta memória assim.

Então, vamos lembrar o time de 1922, do grande XIII de Bolebole, o Bolebolense. Numa sensacional final de campeonato, no estádio Bolebolão, contra o seu arqui-rival, o tricolor Mariconense Futebol Clube, o Treze de Bolebole meteu 5X4, na prorrogação e o time era o seguinte:
Xeréco, Johntex, Borduna, Feioso, Cabeça e Babão.
Tião Jeba, Titico, Delgado, Morródia e Roskófi.
Roskófi, era um ponta esquerda habilidoso, que veio da Rússia, onde despontou nas categorias de base do Siberiópolis. Era um craque!
Mas, se você não lembra desse time, não há problema. Responda-me, então, a seguinte pergunta:
Qual é a melhor; Mc Larem, Renault, Honda, Ferrari, ou Williams??
Pois é. Os dirigentes e o treinador garantem que o Flamengo, por ter conseguido manter o elenco, “largou na frente” dos demais clubes, pois, já começa o ano entrosado.
Não quero ser pessimista, apenas, realista. largamos na frente, com “Williams”...........puta que nos pariu,.........logo a escuderia que matou o nosso Ayrton Senna, o Maior Piloto de Todos os Tempos,....o Flamengo da Fórmula 1.
Com esse reforço, Dou Glas ças a Deus, se conseguirmos o estadual.

Mais uma? Vamos lá: Qual a escalação do Marmitoense de Garambiloba no Norte, campeão de 1910 ??....Não sabem.
Jubarti, Nelvôzo, Perônio, Suvaco, Bisteca e Martelo.
Jorge Saci, Gingiva, Merreca, Sanfona e Muleta.


Se você lembrou desse escrete, é bem capaz de lembrar
em que Clube, Íbson e Jonatas começaram suas carreiras, claro, isso antes de serem contratados por empréstimo, pelo Flamengo, por valores absurdamente altos.
Pois é. Estive assistindo o time sub 20 do Mengão, disputando a Copa sumpaulo de júniors, cuja final, sempre acontece no dia 25 de Janeiro, dia de meu aniversário e, que coisa lastimável. Por um momento, tive a impressão de ter visto o caraio júnior, comandando aqueles garotos, tamanha a falta de jogo coletivo e,......individual.
Daí eu fiquei pensando, cá com meus zípers: “Está explicado o fato de o Flamengo ter que buscar jogadores totalmente desconhecidos, em pequenos clubes, como o Avaí e Santo André. Os meninos formados em nossas bases são bem piores!!!”
Então, me fiz uma pergunta que não soube me responder:
“Será que não vão contratar reforços este ano e vão aproveitar jogadores que subiram da base, porque deve aparecer, no mínimo, mais uns dois ou três Íbsons por aí??”
Mas, eu me duvidei na hora. Se tivessem a certeza de que subiria, pelo menos, mais um Ibsonzinho que fosse, eles (a diretoria) já o teriam vendido, por um saquinho de reais, para daqui a uns dois anos, contrata-los de volta, por empréstimo, por seis meses, pagando uma mala enorme de euros. Então, o que vem por aí, supõe-se que, é de qualidade duvidável. Como Rubro-Negro, fanático, apaixonado e otimista, que apesar dos abalos ainda sou, vou pagar pra ver essa garotada, que vai subir este ano.

E minha última pergunta que me fiz, sem encontrar resposta, vou deixar aos amigos do Buteco:
“Então, quer dizer que, os trabalhos de base de clubes como Avaí e Santo André, são mesmo melhores que no Flamengo? Se são, seria melhor não gastar dinheiro com tais investimentos. Basta esperar que esses clubes os criem e contratá-los barato.”

Outra coisa. No meu aniversário de 1990, o Flamengo de Djalminha me presenteou, sendo campeão da copinha sumpaulo, de lá pra cá, foi mero coadjuvante, então, quer dizer que até o Figueirense e o Rio Branco, campeão e vice do ano passado, são melhores, têm melhores olheiros, treinadores e têm mais chances de formar belos times no futuro que o Flamengo???

Eu não comecei o ano criticando. Eu comecei alertando para os erros. E os erros são tão os mesmos, quanto os que os cometem.

Por fim, registro aqui meus votos de boa sorte ao Çouza, contratado pelo curintias, para atuar nas fotos ao lado do Travesnaldo Fofômeno. Fico feliz com sua volta e mais ainda com sua declaração de que, “vai comemorar se marcar um gol contra o Flamengo”.
Tudo que o inútil pé de pano fizer, o josiel fará em dobro.
________________________________________
Este texto teve o patrocínio de:
---Chicletes Nhe-nhe-nhem---
Como este texto, vai dar pra mastigar
no ano que vem.